Coelho transmite doença? Saiba se isso pode acontecer
Publicado em 13 de novembro de 2025Tempo de leitura: 5min
Você já parou para pensar se o coelho transmite doença para humanos e outros animais? Apesar de conquistar o coração de muitas famílias, ele demanda cuidados, assim como qualquer pet. Continue lendo para aprender tudo sobre o assunto.

Doenças que o coelho transmite
É natural se perguntar se o coelho transmite doença, pois isso ajuda a garantir a saúde de outros pets e a sua própria. A boa notícia é que, com os cuidados certos, o perigo é mínimo.
Porém, como qualquer animal, ele pode carregar e transmitir algumas doenças. O coelho transmite doença para cachorro, gato, outros animais e humanos, apesar de as ocorrências serem mínimas.
A transmissão para humanos pode acontecer principalmente por meio do contato direto, como tocar no animal doente, ou pelo contato com fezes, urina e secreções. Mordidas, embora raras, também podem ser uma via de transmissão.
A ideia do alerta de que o coelho transmite doença é informar, mas sem assustar o tutor, sobre os possíveis riscos dessas condições, tanto para a saúde humana como para a de outros animais. Conheça um pouco mais sobre elas.
Doenças parasitárias
As doenças em coelho incluem aquelas transmitidas por sarna, pulgas e ácaros. Esses parasitas causam coceira, irritação na pele e até infecções secundárias. A criptosporidiose, provocada por um protozoário intestinal, também é uma possibilidade e pode gerar diarreia intensa em humanos e animais.
A transmissão da criptosporidiose ocorre pelo contato com fezes contaminadas. Em humanos, ela pode evoluir para outros problemas gastrointestinais além da diarreia. A condição é mais comum em pessoas com o sistema imunológico comprometido.
Doenças bacterianas
Entre as doenças causadas por bactérias, destacam-se a salmonelose, que provoca diarreia e febre, a pasteurelose, que pode causar problemas respiratórios e conjuntivite, e a tularemia.
Essas doenças geralmente são transmitidas pelo contato com fezes e secreções ou pelo manuseio inadequado do coelho. Confira mais sobre elas a seguir.
- Salmonelose: essa infecção bacteriana é a mais comum e pode ser transmitida pelo contato com fezes de coelhos infectados. A higiene e a limpeza frequente do local onde seu coelho vive é fundamental para evitar essa contaminação;
- Pasteurelose: conhecida como “coriza”, é uma doença respiratória bacteriana comum em coelhos. Embora seja rara a transmissão para humanos, isso pode acontecer pelo contato com secreções nasais do animal, causando uma infecção respiratória;
- Tularemia: também chamada de “febre do coelho”, é uma infecção bacteriana grave, mas muito rara. A transmissão para humanos costuma ocorrer pelo contato com coelhos infectados.
Para garantir a segurança e a saúde de todos na casa, a melhor prevenção é manter uma boa higiene, lavando sempre as mãos após manusear o coelho ou a gaiola, e fazer visitas frequentes ao médico-veterinário especialista.
Também mantenha o ambiente limpo, pois o contato com as fezes do coelho transmite doenças se o pet estiver contaminado. Com carinho e atenção, a convivência com o coelho será segura e feliz.
Se o coelho transmite doenças, como preveni-las?
Já que o coelho passa doença para humanos e animais, como prevenir a contaminação? A melhor forma de prevenção, como dito, é garantir a saúde do animal e manter o ambiente em que ele vive sempre limpo. Confira mais dicas de prevenção a seguir.

Higienização do ambiente e dos acessórios
A limpeza é a sua maior aliada. Mantenha a gaiola, os brinquedos, os bebedouros e os comedouros sempre limpos. Lave as mãos com água e sabão depois de manusear o coelho e, principalmente, após a limpeza do ambiente. Isso evita a proliferação de bactérias e parasitas que podem estar nas fezes e na urina do pet.
Alimentação saudável e equilibrada
A dieta do coelho precisa ser balanceada e adequada para a espécie. Também é necessário oferecer feno fresco e de qualidade, além de verduras frescas e ração própria para coelhos. A água deve ser limpa e trocada todos os dias.
Consultas veterinárias periódicas
Leve o coelho para consultas de rotina com um veterinário especializado em animais silvestres. O profissional pode fazer exames, avaliar a saúde geral do animal e identificar precocemente qualquer problema de saúde, evitando que uma doença se agrave e seja transmitida para você ou outro pet.
Cuidado com outros animais
Evite o contato do coelho com outros animais desconhecidos, principalmente os selvagens. Eles podem ser portadores de parasitas, como pulgas e carrapatos, que transmitem doenças.
O contato com coelhos de outros responsáveis também deve ser feito com cautela, pois há risco de transmissão de diversas patologias que podem afetar os animais. Com esses cuidados simples e diários, você garante a saúde do seu animal e a segurança de toda a família.
Cuidar da saúde animal é o lema da Petz
Sabendo que o coelho transmite doença, cuidar do pet também é cuidar da sua saúde e da sua família. Para aprender mais sobre prevenção de doenças e bem-estar dos animais, explore o blog da Petz e visite as nossas lojas físicas ou online.
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Deixe um comentário