Gato polidáctilo: o que o tutor deve saber?
Publicado em 21 de novembro de 2025Tempo de leitura: 5min
A polidactilia é uma condição em que o animal apresenta um ou mais dedos além do número normal. No caso do gato polidáctilo, trata-se de uma alteração física congênita herdada dos pais.

Essa condição congênita não quer dizer que o pet vai necessariamente precisar de atenção veterinária especial ou de algum tipo de tratamento, mas ela pode vir acompanhada de outras alterações que necessitam de cuidados. Continue a leitura e saiba mais sobre o gato polidáctilo.
O que é polidactilia em gato?
Afinal, o que é polidactilia? É o aumento do número de dedos. A condição nos gatos está relacionada a uma mutação em um gene dominante que determina o número de dedos das mãos (patas da frente) ou dos pés (patas traseiras). Ela é considerada a mutação genética mais comum nos felinos.
As patas da frente costumam ser mais afetadas do que as de trás. Quando o dedo extra se parece com um polegar, temos a impressão de que o gato está usando uma luva de dois dedos.
É extremamente raro o gato polidáctilo ter a polidactilia em todos os membros. No entanto, há dois registros no Guinness Book: Jake e Paws, gatos norte-americanos, tinham 28 dedos, sendo sete em cada pata. Porém, quantos dedos tem um gato normalmente? São cinco dedos nas patas da frente e quatro nas traseiras.
Quais cuidados os tutores de gatos polidáctilos devem ter?
Geralmente, o gato polidáctilo não tem sérios problemas de saúde, mas é preciso investigar se a polidactilia não está associada à hipoplasia radial, que ocorre quando o osso rádio cresce menos que a ulna, deixando o braço do animal deformado.
Também é preciso ficar atento às unhas dos gatos polidáctilos quando os dedos extras nascem no lugar dos polegares, uma vez que elas dificilmente são gastas e afiadas. Por isso, podem crescer a ponto de machucar o animal.
Além disso, as unhas podem enroscar em cobertores, cortinas ou outros tecidos e serem arrancadas total ou parcialmente, o que causa bastante dor e sangramento. Nesse caso, procure auxílio veterinário para o gato.
O recomendado é que o tutor espalhe arranhadores pelo espaço em que o gato vive para que ele faça o desgaste natural de suas garras. Mesmo assim, às vezes é preciso cortar as unhas. Essas recomendações, entretanto, valem para qualquer gato, não apenas para o felino polidáctilo.
Corte das unhas do gato
Para esse processo, é preciso ter conhecimento da anatomia felina, mais precisamente da unha do gato. Dentro dela, existe um vaso que, caso a unha seja cortada muito curta, pode sangrar, doer e traumatizar o animal.
Para que o tutor realize esse procedimento em casa, é recomendado que ele o faça em um ambiente com bastante luz ou com auxílio de uma lanterna para visualizar o vaso e evitar acertá-lo.
Como as garras da maioria dos felinos são retráteis, para cortar as unhas do gato doméstico, é preciso apertar os dedos dele, expondo as unhas e garantindo sua completa visualização.

O que fazer se o tutor se esquecer de cortar a unha do dedo extra e ela entrar no coxim?
Essa situação é bem comum e causa bastante dor e incômodo no animal. Nesse caso, é preciso levá-lo ao médico-veterinário para que o profissional faça o corte da unha e o tratamento da ferida.
Para evitar que isso aconteça, mantenha uma rotina de corte de unhas. As das patas da frente devem ser cortadas, geralmente, a cada 15 dias. Já as unhas das patas de trás podem ser cortadas a cada 20 ou 25 dias.
Se precisar de auxílio profissional, o Banho & Tosa da Petz conta com o serviço de corte das unhas do gato. Basta agendar um horário e levar o seu pet até a unidade mais próxima.
Curiosidades sobre gatos com polidactilia
O escritor norte-americano Ernest Hemingway ganhou de presente de um amigo uma gata polidáctila. Ele batizou-a de Branca de Neve. Atualmente, existem mais de 50 gatos descendentes de Branca de Neve no museu dedicado ao escritor.
Algumas culturas consideram os gatos de seis dedos como amuletos da sorte. Por isso, vários marinheiros costumavam ter gatos com essa característica nos navios para ter uma viagem segura.
A raça Maine Coon, conhecida como o gato gigante, é bastante famosa por apresentar a polidactilia. Felinos dessa raça possuem 40% mais chances de ser um gato polidáctilo que os outros.
O gato polidáctilo pode nascer em qualquer parte do mundo, mas sua maior concentração acontece na Inglaterra e no País de Gales, seguidos pelo leste do Canadá e dos Estados Unidos.
Por fim, os dedos dos felinos são responsáveis pelo equilíbrio e pela preensão das patas nos momentos de escalada e caçada desses animais. O gato com polidactilia tem as patas maiores e mais largas, o que o ajuda a realizar acrobacias e capturar presas com mais sucesso que os outros.

Gostou de conhecer o gato polidáctilo? Aproveite e confira mais artigos sobre gatos no blog da Petz. Por aqui, temos novidades do mundo animal todos os dias. Aproveite.
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Deixe um comentário