Adoção

7 motivos irresistíveis para adotar gato mais velho

Publicado em 07 de janeiro de 2019

Tempo de leitura: 4min

Diretamente com as ONGs ou adotar gatos em feiras é sempre a mesma história: apesar de recém-chegados ao mundo, os filhotes de gatinhos são os primeiros a ser adotados! Já os mais velhos vão ficando cada vez mais para trás na fila dos que vão ter a alegria de encontrar um novo lar…

E isso é uma pena! Não só porque gatos mais velhos têm muito amor para dar e receber, mas também porque, muitas vezes, o estilo de vida do novo tutor é incompatível com as necessidades maiores de um filhote. O resultado acaba sendo uma relação difícil e conflituosa, que poderia ser evitada caso a pessoa tivesse dado a chance a um gato com mais quilometragem.

Para quem pensa em adotar um bichano e tem dúvidas da melhor idade para adotar um gato, confira a seguir 7 boas razões para adotar gatos mais velhos!

 

1. Você percebe de cara o tamanho e o temperamento deles

É inevitável! Antes de adotar um pet, a gente sempre sonha com a personalidade dele. Tem gente que imagina um bichano sossegado e carinhoso, outros sonham em ter um gato brincalhão e divertido.

O bom de adotar um gato mais velho é que você conhece na hora a personalidade e o temperamento dele, características que dificilmente vão mudar. Já filhotes costumam ser imprevisíveis.

Outra vantagem é que você também já fica sabendo o tamanho que ele vai ficar, o que é bom para já escolher o tamanho adequado de acessórios, como arranhadores e caixa sanitária.

 

2. Eles geralmente já sabem onde fazer suas necessidades

adotar gatos

Um dos maiores desafios nos primeiros dias do gato em nossa casa é ensiná-lo a fazer suas necessidades no lugar certo. Ainda que não seja uma regra e gatos mais velhos possam ter dificuldade em aprender, na maior parte das vezes eles já sabem como usar a caixa sanitária. Até porque é comum que eles tenham vindo de outros lares. Uma bela vantagem adotando um gato mais velho, não é mesmo?

 

3. Eles são independentes, mas muito companheiros

Por natureza, os bichanos já são mais independentes. No entanto, enquanto são filhotes, eles requerem um pouco mais de atenção, já que são mais frágeis e ainda estão em desenvolvimento.

Note que isso não significa que um pet mais velho não precisa de amor, carinho e atenção! Garantir que ele tenha suas necessidades atendidas, assim como tirar um momento do dia para interagir com ele é fundamental em qualquer fase da vida. Principalmente porque gatos mais velhos também adoram estar na companhia dos tutores.

 

4. Eles são mais tranquilos

Se você faz o tipo pacato, saiba que gatos mais velhos são o match perfeito para você! Isso porque, enquanto filhotes são agitados, pets com mais quilometragem são naturalmente mais tranquilos, precisando de menos tempo de brincadeira para gastar sua energia.

Mas lembre-se de promover o enriquecimento ambiental, estimulando os instintos naturais do bichano para que ele fique livre do estresse.

 

5. Eles vivem por mais tempo do que você imagina

adotar felino

Uma das preocupações ao adotar um gato idoso é não ter muito tempo ao lado dele. Mas, desde que bem cuidados, a verdade é que alguns gatos podem chegar a viver por até impressionantes 15 a 20 anos!

De qualquer forma, pode ter certeza que seu filho de quatro patas fará valer cada segundo ao lado dele.

 

6. O pet será eternamente grato

Todos os gatos são afetuosos à sua maneira. No entanto, pessoas que já adotaram bichanos idosos relatam que eles tendem a ser ainda mais companheiros e carinhosos, como se fizessem questão de mostrar diariamente sua gratidão.

 

7. Eles ensinam crianças e adultos algo muito valioso

Adotar um gatinho mais velho é um gesto de amor capaz de transformar não só a vida dele, como também a de todos que estão à sua volta. Afinal, é impossível não se deixar tocar pela gratidão, pelo amor e pelo companheirismo dele.

E é justamente por ele incorporar tantas coisas boas no nosso dia a dia que adotar um bichano mais velho acaba por nos ensinar algo muito importante: a vida é valiosa em todas as suas fases e nunca é tarde para dar ou receber uma segunda chance.

Agora que você já conhece os benefícios de adotar um gato idoso, confira o calendário da Petz para ficar por dentro das próximas feirinhas de gatinhos para adoção!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog