Adoção

Abandono de animais e a importância da adoção responsável

Publicado em 22 de agosto de 2023

Tempo de leitura: 5min

Você sabia que existe um dia dedicado ao animal abandonado? Celebrado anualmente no terceiro sábado de agosto, desde 1992, a data é um convite à reflexão a respeito da importância do cuidado e da proteção aos pets que, muitas vezes, são esquecidos por aí e vivem em condições precárias, enfrentando solidão, fome e perigo.

cachorro olhando para cima.

O abandono de animais é uma questão social séria e tem impactos negativos não apenas na saúde e bem-estar dos próprios animais, como também nas comunidades em que vivem. Por isso, a conscientização sobre o tema é essencial para combater o problema.

Algumas atitudes simples ajudam a diminuir o número de abandonos e a promover uma melhor qualidade de vida para esses animais. A principal delas é a adoção consciente e responsável. Acompanhe o artigo para saber mais.

Por que as pessoas abandonam os animais?

O abandono de animais é um problema persistente não só aqui, mas em muitas partes do mundo. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 30 milhões de animais, entre gatos e cachorros, foram abandonados nas ruas do Brasil, em 2022.

Mesmo sendo considerado crime previsto no Art. 1º da Lei nº 14.064/2020 , com pena de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, multa e proibição da guarda, os números de abandono só aumentam. Seguimos vendo muitos animais vagando pelas ruas, enfrentando doenças, fome e até mesmo maus-tratos.

Os motivos mais comuns que levam ao abandono de um pet são:

  • nascimento de um bebê na família;
  • doença;
  • temporada de férias;
  • dificuldades financeiras,
  • falta de responsabilidade por parte dos tutores.

Adoção responsável

Algumas situações de abandono poderiam ser facilmente evitadas se houvesse conhecimento adequado e maior responsabilidade ao levar um pet para casa. Não agir de forma impulsiva é a primeira delas. É importante ter em mente que filhotes fofinhos crescem e exigem cuidados a longo prazo.

A adoção responsável é uma luz no fim do túnel e uma maneira poderosa de combater essa triste realidade do abandono. Ao escolher adotar um animal resgatado você está dando uma segunda chance para ele.

gato deitado olhando para tutor.

Essa atitude não apenas salva vidas, como também proporciona um lar repleto de amor e ambiente seguro aos pets.

No entanto, a decisão deve ser tomada com seriedade e levando em considerando alguns aspectos como:

  • tempo disponível e de qualidade para promover estímulos físicos e mentais ao pet;
  • comprometimento com uma dieta saudável e balanceada;
  • castrar o animal para evitar futuras gestações;
  • estar em dia com as vacinas;
  • realizar visitas periódicas ao veterinário.

Conscientização necessária

A conscientização sobre o real significado da adoção de um pet e os cuidados envolvidos é de extrema importância para ajudar a diminuir os números de abandono.

A adoção de um animal de estimação é uma responsabilidade significativa e requer comprometimento, paciência e recursos financeiros para garantir o bem-estar do animal ao longo de sua vida.

Como ajudar a diminuir o abandono?

Algumas atitudes simples podem fazer grande diferença e contribuir para a diminuição no número de animais abandonados. Veja algumas dicas:

Fale sobre o tema entre amigos e conhecidos: a conscientização muitas vezes começa em um nível pessoal. Ao informar aqueles ao seu redor sobre as questões relacionadas ao abandono de animais e compartilhar histórias reais, você pode sensibilizar as pessoas para a causa.

Alertar sobre os problemas de abandono: É importante ressaltar os impactos negativos do abandono de animais, como a saúde mental do pet, os riscos à saúde pública e o custo emocional e financeiro para a sociedade como um todo.

Apoiar ONGs e Instituições: As ONGs desempenham um papel essencial na conscientização, resgate e cuidado de animais abandonados. Contribuir com doações em dinheiro, suprimentos ou tempo voluntário pode fazer uma grande diferença.

Adoção responsável: Como já dito, a adoção de um animal resgatado é uma maneira grandiosa de fazer a diferença. Ao adotar, as pessoas mostram que os pets abandonados merecem um lar cheio de amor e carinho.

Lembre-se de que a mudança de mentalidade é um processo gradual, mas cada ação contribui para um mundo melhor para os animais. Com esforços contínuos de conscientização e educação, é possível reduzir o abandono de animais. Vamos juntos nessa?

Das ruas até a sua casa

Iniciativas como o programa Adote Petz desempenham um papel vital na promoção da adoção responsável e na conexão entre animais abandonados e pessoas que estão dispostas a oferecer um lar cheio de amor para eles.

A parceria com ONGs e protetores é essencial nesses casos e ajudam a diminuir o número de animais abandonados. Como é o caso da Confraria Miados e Latidos.

A ONG, parceira da Petz, desempenha um papel fundamental no resgate de gatos em situação de abandono e maus-tratos, protegendo e promovendo encaminhamento adequado dos pets para o ponto de adoção, localizado nas lojas.

gato dentro de caixa de papelão.

Para entender melhor como funciona todo esse processo, desde o resgate até a adoção responsável, clique aqui e saiba mais.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog