Adoção

Cachorro pode comer chicória? Saiba se a verdura pode fazer parte da dieta!

Publicado em 01 de janeiro de 2023

Tempo de leitura: 5min

É muito comum termos dúvidas sobre a alimentação de nossos pets, afinal, eles são parte de nossa família. Porém, quando vamos inserir outros alimentos em sua rotina, surgem dúvidas. Uma delas é: será que cachorro pode comer chicória?

Para os humanos, a chicória é usada até mesmo de maneira medicinal, já que possui propriedades que auxiliam o sistema digestivo. Mas será que essa é uma das verduras para cachorro? Veja a seguir!

como fazer petisco para cachorro3

Posso incluir a chicória na alimentação do meu cachorro?

É preciso cautela na inclusão de algumas verduras na alimentação do cachorro, afinal, o organismo deles não é igual ao nosso. A chicória é uma verdura diurética e rica em fibras, sendo bastante indicada para quem tem pedras nos rins.

Porém, será que cachorro pode comer chicória? Sim, chicória é uma das verduras liberadas na alimentação de cachorros, inclusive, ela atua como um vermífugo no intestino dos cães. Ainda assim, por ser rica em fibras, é importante oferecer a eles duas vezes na semana, no máximo, pois pode soltar o intestino.

Sempre que for incluir algo novo na rotina alimentar do seu cachorro, procure saber com o médico-veterinário dele sobre o alimento. Estando liberado, veja como preparar a chicória para os cães.

Como preparar a chicória para os cachorros?

A chicória é uma verdura que cachorro pode comer. Inclusive, é um dos alimentos presentes na alimentação natural deles. Contudo, seu preparo requer alguns cuidados. Confira:

  • primeiro, higienize em água corrente uma pequena quantidade de chicória;
  • em seguida, leve ao fogo e cozinhe por cerca de 12 minutos após a água levantar fervura;
  • desligue o fogo e aguarde esfriar completamente;
  • retire a água, corte a chicória em pequenos pedaços e ofereça ao seu cachorro;
  • não use nenhum tipo de tempero durante ou após o cozimento.

Pode ser que seu cachorro não se atraia pela chicória de imediato. No entanto, se indicada pelo médico-veterinário, é importante que você insista na ingestão. Agora que você já sabe que cachorro pode comer chicória, veja, em seguida, uma lista de verduras proibidas e permitidas para os cães.

Verduras proibidas para cachorros

No geral, a maioria das verduras são permitidas para os cachorros, contudo, devemos ter cuidado com o caule e as folhas. Estes devem ser retirados antes do preparo dos alimentos, pois são tóxicos para os cães.

Além disso, alguns legumes, como a batata crua, a batata verde ou os brotos da batata, contêm uma substância chamada solanina, que é altamente prejudicial ao organismo dos cachorros.

Entretanto, quando cozida, a batata pode ser oferecida ocasionalmente aos cães. Outro alimento proibido na alimentação canina é o alho, o alho-poró, a cebolinha e a cebola, por isso, sempre que for preparar um alimento para o seu cachorro, faça separado daquele que você consome.

O tomate verde é outro alimento que faz muito mal aos cachorros, portanto, caso você tenha um pé de tomate em casa, certifique-se de que o pet não vai ter acesso a ele. Quando maduro, o tomate não faz mal.

cachorro pode comer couve 3

Quais verduras e vegetais os cachorros podem comer?

Cachorro pode comer chicória e outras verduras, no entanto, todas devem ser muito bem higienizadas e cozidas apenas em água. Confira a seguir as verduras permitidas para os cães.

Alface

Uma das verduras liberadas para os cachorros é a alface. Nesse caso, você pode oferecê-la crua. No entanto, prefira as verduras orgânicas, pois são livres de agrotóxico. Ainda assim, é preciso higienizá-las.

A alface também atua na limpeza do intestino dos pets, pois assim como a chicória, é rica em fibras. Além disso, possui vitaminas A, C e E, mas deve ser oferecida com moderação.

Brócolis

Outra verdura liberada para os cachorros é o brócolis, e dessa eles costumam gostar bastante. Ele também é rico em fibras e, do mesmo modo que a alface e a chicória, deve ser oferecido com moderação e cozido.

Cenoura

Esse legume também costuma ser apreciado pelos cães. Quando é servido cru, ajuda na limpeza dos dentes. Porém, ele também pode ser servido cozido. Em ambos os casos, a cenoura é rica em vitaminas A, C e K.

Couve

Se seu cachorro está acima do peso, a couve se torna a verdura ideal para ele, pois sacia o apetite. Claro que a rotina de exercícios não deve ficar de fora, mas a couve é rica em vitaminas e, inclusive, previne a anemia.

Chuchu

Outro alimento simples de preparar e que pode ser oferecido aos cachorros é o chuchu, que assim como a couve, sacia a vontade de comer mais. Esse alimento deve ser cozido apenas em água.

Espinafre

O espinafre é rico em vitaminas do complexo B. Além disso, contém cálcio, fósforo, potássio, sódio, magnésio e ferro. Geralmente, os cachorros apreciam essa verdura, que também deve ser oferecida cozida.

Cachorro pode comer legumes, mas nada substitui a ração

Apesar de algumas verduras e legumes estarem liberados na alimentação dos cachorros, sempre ressaltamos que a ração é o alimento mais completo que existe para eles. Por isso, a complementação com outros alimentos deve ser indicada por um médico-veterinário.

coelho pode comer escarola 1

Gostou de saber que cachorro pode comer chicória? Então, acompanhe as publicações do blog da Petz para entender cada vez mais sobre a dieta mais adequada para o seu melhor amigo de quatro patas!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog