Saiba qual o melhor cachorro para criança

Postado por PETZ, em Atualizado em Nov 26, 2019

Adoção
Saiba qual o melhor cachorro para criança
Tempo de leitura: 4 minutos

Encontrar o melhor cachorro para criança tem a ver com uma série de fatores, como idade e temperamento do pequeno. “Filhotes geralmente são mais agitados e tendem a adaptar-se melhor a um novo ambiente quando comparados a animais adultos e senis”, exemplifica Larissa.

Por conta da possível bagunça em casa ou por medo de contato com germes, muitos pais ainda temem dar um cachorro para a criança. No entanto, estudos recentes comprovam: a relação entre eles tem tudo para ser muito benéfica para ambos os lados!

Benefícios do melhor cachorro para criança

“O desenvolvimento afetivo, educacional e pessoal da criança com cachorro superam as expectativas. Além deles, pesquisas mostram que crianças que convivem com pets possuem uma tendência ao fortalecimento do sistema imunológico, combatendo de forma mais eficaz casos de infecção, por exemplo”, diz a Dra. Larissa Seibt, médica-veterinária da Petz.

Segundo a especialista, dar cachorros para crianças as tornam mais resistentes a problemas alérgicos, como asma, bronquite e dermatite crônica. Como dito, no lado afetivo, também traz muitas vantagens!

“A companhia canina prepara a criança para o convívio com outras pessoas, principalmente no ambiente escolar, evitando sensações de egoísmo e contribuindo para a melhora da autoestima”, explica Larissa. Sem contar que, quando crianças e cachorros vivem juntos, ambos demonstram menos sinais de ansiedade.

5 melhores raças de cachorro para criança

“Para crianças pequenas e tranquilas, o melhor cachorro são os menores, como Yorkshire e Shih-tzu. Já crianças mais agitadas podem se dar melhor com cães de grande porte”. A seguir, listamos algumas raças que, por seu temperamento, costumam se dar bem com crianças.

Golden Retriever

A fama do Golden Retriever como o “cachorro da família” não é à toa. Eles são inteligentes, obedientes, brincalhões e companheiros, o que os tornam uma boa pedida para crianças, especialmente as mais ativas, já que os cães da raça têm muita energia para gastar.

melhor cachorro criança golden

Esse é um fator muito importante: o Golden Retriever precisa de muita atividade física para se manter física e mentalmente saudável. Do contrário, pode se tornar bastante destrutivo.

Labrador

Semelhante ao Golden Retriever em tamanho e temperamento, o Labrador é outro que convive muito bem com as crianças graças à sua docilidade e companheirismo.

Assim como o Golden, ele também gosta muito de correr e brincar, sendo especialmente indicado para crianças ativas, especialmente quando são filhotes e têm ainda mais energia para gastar.

Shih-tzu

Uma das raças mais populares nos dias de hoje, o Shih-tzu é dono de um temperamento tranquilo e amigável. Por ter sido desenvolvido como uma raça de companhia, tem menos energia que SRDs, cães de caça ou de pastoreio, por exemplo.

Ele é muito indicado para crianças mais pacatas e que moram em apartamento, ainda que, como todos os cachorros, também goste e precise de passeios e brincadeiras para se manter saudável.

Buldogue francês

Outra raça de pequeno porte indicada para famílias que moram em apartamento, o Buldogue francês também foi criado para ser um cão de companhia, o que significa que ele tem um grau moderado de energia para gastar.

cachorro para criança

Bastante afetuoso, gosta muito de ser o centro das atenções e de receber carinho. Logo, é especialmente indicado para crianças que estejam dispostas a passar longas horas do dia interagindo com o pet.

Beagle

A raça a qual pertence o famoso personagem Snoopy é outra que pode se dar muito bem com as crianças. No entanto, para isso, é importante que a família se proponha a fazer muitas atividades com o pet.

melhor cachorro beagle

Lembre-se de que os beagles surgiram como cães de caça. Portanto, eles são muito curiosos, ativos e cheios de energia para gastar! Apesar disso, também são extremamente afetuosos, brincalhões e sociáveis.

Melhor cachorro para criança: cuidados na interação

Independente da raça escolhida, o início da interação entre criança e cachorro sempre deve ser orientado e monitorado. Nesse sentido, é fundamental que a criança entenda que não se trata de um brinquedo, e sim de um ser vivo com vontade própria e necessidades que devem ser respeitadas.

Ou seja, ensine a criança a não incomodar o cachorro quando ele estiver dormindo, a reconhecer quais tipos de carinho são bem recebidos pelo pet, etc. Além de ser benéfico para o vínculo entre os dois, isso ensina a criança a ser mais empática, sensível e solidária.

Ainda mais no caso de raças pequenas e delicadas, fique atento ao modo como a criança segura o pet. Quedas podem ocasionar fraturas graves.

melhor cachorro para criança

Por fim, antes de adotar um cachorro bom para criança, tenha sempre em mente que, embora eles possam ser grandes amigos, a responsabilidade é sempre do adulto. São os pais que deverão cuidar de aspectos fundamentais, como: alimentação, hidratação, passeios diários, assistência veterinária, entre outros.

A Petz recomenda, caso não queira ou não tenha condições de lidar com essas responsabilidades no momento, não levar um cachorro para casa.

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *