Adoção

Descubra se papagaio pode comer batata-doce

Publicado em 05 de janeiro de 2023

Tempo de leitura: 5min

Os alimentos extrusados, formulados de acordo com as necessidades da espécie, são fundamentais para uma dieta completa e balanceada. Ainda assim, é preciso investir em outras opções, como frutas, verduras e legumes, o que leva os tutores a se perguntarem se papagaio pode comer batata-doce.

Além de contribuírem para o aporte de nutrientes importantes, como as vitaminas, tais alimentos servem para enriquecer o ambiente, agregando mais sabores e texturas ao dia a dia do papagaio. Porém, nem toda fruta ou legume pode ser oferecido!

expectativa de vida do papagaio do congo final

Veja se papagaio pode comer batata-doce, crua, cozida ou assada, bem como os cuidados com a alimentação. Assim, você pode manter uma dieta diversificada!

Afinal, faz mal dar batata-doce para papagaio?

Para os seres humanos, a batata-doce é um superalimento. Rica em fibras e proteínas, ela ainda é uma boa fonte das vitaminas A, C, E, K e do complexo B, assim como minerais essenciais para o funcionamento do organismo, como cálcio, magnésio, ferro, zinco e potássio.

Entre os benefícios para humanos, estão a contribuição para o ganho de massa muscular, o controle da glicemia e o bom funcionamento do intestino. Porém, será que são os mesmos benefícios da batata-doce para o papagaio?

A resposta é não! Embora não seja um alimento tóxico para os psitacídeos, ordem da qual também fazem parte as calopsitas e as cacatuas, a batata-doce não é a melhor opção de vegetal.

Devido ao alto índice calórico, ela favorece o ganho de peso. Além disso, justamente por ser altamente nutritiva e palatável, pode contribuir com o excesso de alguns nutrientes, o que também é prejudicial.

Em outras palavras, esse alimento não é proibido na dieta das aves. Entretanto, não é recomendado oferecê-lo todos os dias ou muitas vezes na semana.

Lembrando que papagaio pode comer batata-doce, desde assada ou cozida apenas em água. Antes de colocá-la na gaiola, é fundamental esperar que ela esfrie para não causar queimaduras.

Cuidado ao oferecer alimentos ao pet

O papagaio pode comer algumas frutas, verduras e legumes permitidos na dieta. Já alimentos mais voltados para o consumo humano ou receitas mais elaboradas, à base de vegetais, devem ser evitadas ao máximo.

Devido ao excesso de gordura e açúcar, batata-doce frita e doce de batata-doce são exemplos de alimentos que agregam muitas calorias extras na alimentação para papagaio.

Nesse sentido, é importante lembrar que a obesidade e o acúmulo de gorduras no fígado estão entre as principais causas da redução da qualidade de vida e do óbito da espécie.

como cortar unha de papagaio 2

Saiba mais sobre a alimentação dos papagaios

Além de saber que o papagaio pode comer batata-doce, é interessante entender que ele é um animal onívoro. Embora a dieta seja constituída principalmente por frutos, sementes, folhas e cascas de árvores na natureza, também pode incluir minhocas e pequenos insetos encontrados no caminho.

Petiscador por excelência, ele não se alimenta de uma única vez, beliscando diversas vezes ao dia, conforme a disponibilidade de alimentos. Em ambiente doméstico, as rações específicas para papagaio são as melhores opções para proporcionar uma nutrição completa.

Formuladas a partir de uma combinação de ingredientes naturais, como ovos e grãos integrais, tais como aveia e linhaça, elas contêm níveis equilibrados de proteínas, fibras e minerais. Algumas delas ainda são enriquecidas com ingredientes específicos, como o extrato de yucca, que facilita o manejo das fezes.

Frutas, verduras e legumes também podem e devem ser oferecidos com moderação. Isso porque, embora não sejam imprescindíveis do ponto de vista nutricional, são fundamentais para o enriquecimento ambiental, contribuindo para uma rotina mais rica com diferentes sabores, odores e texturas que agregam à dieta.

Conheça algumas frutas, verduras e legumes mais recomendados

Nem todos os vegetais podem ser oferecidos ao papagaio sem causar algum tipo de problema. Na verdade, alguns deles são potencialmente tóxicos para as aves, como é o caso dos vegetais da família das aliáceas, a exemplo de alho, cebola e cebolinha.

Abaixo, veja algumas opções seguras para incorporar à dieta de seu amigo:

  • frutas: maçã, banana, abacaxi, laranja, pera, melão e melancia são opções saborosas e acessíveis, que podem ser oferecidas frescas e sem sementes;
  • legumes: abobrinha e chuchu são pouco calóricos e ricos em água. A cenoura é muito saborosa e tem uma textura interessante para psitacídeos bicarem;
  • verduras para papagaio: estão liberadas folhas como escarola e espinafre, além de brócolis.

Ao servir, é fundamental que os alimentos estejam em boas condições de consumo e bem higienizados. Após a oferta de alimentos frescos, lembre-se de remover os restos em até duas horas para não oxidarem e atraírem insetos. A gaiola também deve ser higienizada com regularidade para evitar contaminações.

plantar batata doce em vaso

Gostou de saber se papagaio pode comer batata-doce? Continue acompanhando o blog e as redes sociais da Petz para mais dicas sobre a espécie do seu companheiro ou companheira!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog