Adoção

Vantagens de ter um gato: descubra 7 motivos para ter um bichano por perto!

Publicado em 15 de abril de 2020

Tempo de leitura: 6min

Quem é gateiro de carteirinha sabe que ter um gato em casa é tudo de bom. Com seu jeito carinhoso, fofo e divertido, os bichanos sempre levam alegria por onde passam. Não à toa, a Petz tem uma infinidade de produtos especiais para eles! Você sabe as vantagens de ter um gato?

gato brincando no sofá

Os benefícios de ter um gato são tantos que poderíamos até fazer uma lista. Na verdade, esta é uma ótima ideia! Para se convencer de vez que os felinos são incríveis, confira sete vantagens de ter um gato! 

1. Gatos são pets independentes

Ter um filho de quatro patas sempre significa ter algumas responsabilidades. Entretanto, os bichanos são conhecidos por darem menos trabalho a seus tutores. Um dos grandes benefícios de ter um gato é o fato de ele ser considerado um pet independente. 

Isso significa que eles possuem menos tarefas diárias, já que seus pets cuidam de si mesmos sozinhos. Algumas das tarefas facilitadas para os tutores de bichanos são:

 Higiene: o tipo de limpeza executado pelos bichanos é mais do que o suficiente para deixá-los longe dos centros de estética por um bom tempo. Ainda é indicado dar banhos regulares nos felinos, de preferência a cada dois meses;

  • Xixi e cocô: eles fazem suas necessidades como todos os outros pets. Entretanto, um dos benefícios de ter um gato em casa é que eles sempre procuram uma caixinha de areia para ir ao banheiro! Isso não só diminui o odor como facilita na hora de limpar,
  • Atividades: oferecer uma rotina com diferentes atividades é um ponto muito importante na tutoria responsável. Além disso, para entreter um gato, basta oferecer alguns brinquedos e acessórios, além de muito carinho e atenção. Construindo um ambiente favorável para seu amigo, ele irá se divertir por longo minutos de forma independente!

Os bichanos podem até facilitar algumas tarefas, mas não se esqueça que todo pet precisa de carinho, cuidado e atenção. Os benefícios de se ter um gato são muitos. Porém, algumas responsabilidades cabem ao tutor!

2. Cientistas provaram que eles podem melhorar sua saúde

Quem convive com um pet sabe que eles sempre trazem muitas alegrias! Mas você sabia que ter um gato pode melhorar sua saúde? Isto é o que mostra um estudo de 2009, realizado na Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos. 

Pesquisadores analisaram a saúde de tutores de gatos e comprovaram que os felinos ajudam a diminuir nossos níveis de estresse. Assim, os cientistas responsáveis concluíram que gateiros têm até 30% menos chances de morrer de um ataque de coração graças às vantagens de se ter um gato

3. Eles nos ajudam a dormir

Quem já conviveu com um bichano sabe como é gostoso quando nossos bigodudos dormem em nosso colo, ronronando e demonstrando carinho. Entretanto, estudos mostram que uma das vantagens de ter um gato é que eles nos ajudam a dormir melhor! 

gato pendurado olhando

Um estudo divulgado por uma clínica de saúde do sono localizada nos Estados Unidos mostrou que os tutores de pets dormem mais tranquilamente, especialmente no caso dos bichanos! De acordo com essa pesquisa, 41% dos gateiros informaram dormir melhor com seu filho de quatro patas do lado!

4. Gatos diminuem alergias

Falar que uma das vantagens de ter um gato é a diminuição de alergias pode parecer estranho, não é mesmo? Entretanto, um estudo divulgado pela National Institutes of Health, dos Estados Unidos, mostrou o contrário! 

De acordo com essa pesquisa, quando crianças abaixo de um ano são expostas aos felinos, elas ganham maior imunidade! E isso não se aplica somente à alergia a gatos. Os dados mostram que os bebês que convivem com bichanos ganham resistência contra poeira, pólen e outros elementos alérgenos! 

5. O ronronar dos bichanos é regenerador

Falando sério, tem algo mais gostoso do que ter um bichano ronronando em sua barriga? Pois saiba que essa sensação é prazerosa e revigorante! Cientistas acreditam que o ronronar dos gatos é, na verdade, um poderoso agente terapêutico. O som emitido pelos bichanos vibra entre 20 Hz e 140 Hz. 

De acordo com estudos, vibrações entre 18 Hz e 35 Hz têm o poder de auxiliar na recuperação de tecidos e ossos. Seguindo essa teoria, o som dos gatos seria uma forma de se regenerar!

6. Eles são excelentes caçadores

Os bichanos ainda guardam muitos mistérios que cientistas tentam desvendar. Talvez um dos maiores deles seja a razão do início da domesticação. Afinal, se pensarmos bem, ter um pet fofinho e divertido ao seu lado não ajuda muito em uma sociedade rural e agrária, não é mesmo? 

Entretanto, pesquisadores acreditam que há uma razão simples para a amizade entre felinos e humanos: os bigodudos são excelentes caçadores! Quando a humanidade passou a ter plantações e fazendas, logo vieram os ratos. 

E quem melhor para caçar um rato do que um esperto bichano? Os gatos deixaram sociedades inteiras livres de roedores — animais conhecidos por transmitir doenças.

7. Gatos são muito leais

É comum ouvirmos, por exemplo, que os bichanos não são amorosos e vivem com sua família apenas por comodidade. Esse é um mito que qualquer gateiro pode desfazer! Quem já conviveu com um felino sabe que os gatos são companheiros e carinhosos, dóceis e fiéis. E não são só os testemunhos que provam a lealdade dos gatos. 

Estudos mostram que os bichanos são tão leais quanto os cachorros! Uma pesquisa organizada pela Universidade de Oregon, nos Estados Unidos, mostrou que a maioria dos gatos fica incomodada e desconfiada quando seu tutor não está por perto.

gato brincando com o tutor

Por outro lado, quando seu amigo volta, o bichano fica mais feliz e relaxado! Esse teste mostra que, diferentemente do que alguns mentirosos espalham, os felinos confiam no seu tutor, além de possuírem um enorme carinho por sua família! 

Se você estava na dúvida sobre adotar ou não um bichano, conhecer essas sete vantagens de ter um gato certamente ajudará a decidir! E para quem busca um novo filho de quatro patas, a Petz pode ajudar! Em nosso calendário você encontrará feiras de adoção que acontecem regularmente! 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog