Conheça os principais animais da Amazônia

Postado por PETZ, em Atualizado em Oct 21, 2021

Animais Silvestres
Conheça os principais animais da Amazônia
Tempo de leitura: 4 minutos

Descobrir novas espécies da fauna amazônica é algo corriqueiro entre os especialistas, tamanha a sua diversidade. Mamíferos, peixes, aves, anfíbios e insetos se multiplicam a todo o momento, inclusive com variações da mesma espécie. Mas você sabe quais são os animais da Amazônia mais conhecidos?

duas araras vermelhas em uma árvore

Se você se interessa em conhecer mais a respeito sobre os animais da Amazônia brasileira, fique conosco e descubra quais são encontrados mais facilmente na floresta. Eles se destacam em meio a duas milhões espécies diferentes, muitas exclusivas da região.

Qual a extensão da Amazônia?

Declarada, no ano 2000, como patrimônio natural da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), a Amazônia é o maior conjunto de vida animal e vegetal existente. A esse conjunto dá-se o nome de bioma.  

Segundo a organização não governamental Amigos da Terra, a extensão desse bioma chega a mais de 7 milhões de km², incluindo oito países da América do Sul: Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana e Suriname. 

Nove estados brasileiros estão inclusos, sendo eles: Amazonas, Roraima, Acre e Amapá e parte do Maranhão, Pará, Rondônia, Tocantins e Mato Grosso. Isso equivale a 49% do país.

Amazônia Legal

Já de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o novo mapa da Amazônia Legal para 2020 mostra uma extensão de mais de 5 milhões km². Isso corresponde a mais de 58% do território brasileiro. Mas o que é a Amazônia Legal?

Instituída em 1953 pelo governo brasileiro, a Amazônia Legal define a extensão geopolítica da região para auxiliar no planejamento social e econômico da região. Ela reúne estados com idênticas características para favorecer o planejamento. 

Por englobar a Floresta Amazônia, a Amazônia Legal ficou com o título de palco da grande variedade de ocorrência e quantidade de espécies da fauna e da flora. E para preservar essa diversidade, 43% desse território é ocupado por áreas protegidas.

Os animais mais conhecidos da Amazônia

Outro dado que assusta por sua grandiosidade é a quantidade de animais da  Amazônia: duas milhões espécies, sendo algumas exclusivas da região. Não é de ficar de queixo caído?

Porém, existem aqueles animais mais conhecidos, considerados os representantes da Amazônia. Muitos deles, inclusive, estão em extinção. Abaixo, você vai poder conferir quais são eles, divididos por classes.

Mamíferos

Onça-pintada, anta, lobo-guará, veado, capivara, lontra, tatu e diversas espécies de primatas são os mamíferos mais conhecidos da Amazônia. Infelizmente, a onça-pintada e os primatas estão presentes na lista dos animais da Amazônia em extinção.

O peixe-boi, o boto-cinza e o boto-cor-de-rosa são mamíferos aquáticos que também ocupam posição na lista de animais da Amazônia em extinção. No caso do peixe-boi, a sua carne e gordura são o que mais atrai os caçadores e coloca o animal em risco constante. 

Já os botos-cinza são ameaçados por conta da caça e da pesca irregulares, enquanto a população dos botos- cor-de-rosa vem diminuindo, principalmente por conta da construção de hidrelétricas. São espécies de animais da Amazônia que encantam pessoas de todas as idades.

mico leão dourado com filhote nas costas

Répteis

Variedades de jacarés, tartarugas e cobras são as mais conhecidas entre os répteis. Entre as cobras, as mais populares são cascavel, jararaca e sucuri. Cada uma tem características muito específicas, o que traz beleza e originalidade.

Peixes

Pirarucu, pintado, traíra, pacu, corvina, cavala, lambari e dourado são os peixes mais conhecidos da região. É um verdadeiro paraíso dos peixes, com espécies diferentes vivendo em harmonia.

Anfíbios  

Os anfíbios mais conhecidos da Amazônia são os sapos, pererecas e rãs. Sem dúvida, o sapo-cururu é o mais importante entre eles. São considerados animais altamente tóxicos entre os principais animais da Amazônia.

Aves

As principais aves da Amazônia são as araras, papagaios, maritacas, garças, tucanos, pardais, gaviões e corujas, além de inúmeras variedades de pássaros. O chauá, um papagaio colorido, é alvo constante do tráfico de animais.

Insetos

Abelhas, vespas, cupins, formigas e mosquitos representam os insetos da região. Só entre as formigas, a Amazônia abriga cerca de mil espécies diferentes, entre elas a paraponera, utilizadas nos rituais de iniciação masculina da etnia Sataré-Mawé.

Conheça o folclore nativo que envolve os botos

Os animais da Amazônia ficam ainda mais atraentes quando se tornam parte do folclore típico da região. A presença dos bichos é tão marcante que um deles, o boto, é personagem de uma lenda que diz que os seus olhos são amuletos de sorte para o amor.

Embora romântica, essa lenda é motivo para ameaçar a existência desse animal encantador. A sua caça predatória acabou virando cultura local, e os botos seguem sendo ameaçados.

barco em rio da amazônia

Agora que você conhece os principais animais da Amazônia, que tal ir em busca de ações que protejam essas preciosidades brasileiras? Existem muitas organizações que são referência nessa área, e uma delas pode ter sua atuação. Até lá, continue acessando o blog da Petz e tenha informações completas sobre os animais.

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *