Espécies ameaçadas de extinção: conheça 4 animais que foram salvos

Postado por PETZ, em Atualizado em Nov 29, 2019

Pets
Espécies ameaçadas de extinção: conheça 4 animais que foram salvos
Tempo de leitura: 4 minutos

Sabemos que as ações do homem sobre o meio ambiente são as principais causas de existirem variadas espécies ameaçadas de extinção na Terra. É o caso, por exemplo, de fatores como destruição de habitats, caça predatória, poluição de ambientes e inserção artificial de novas espécies em determinadas áreas.

Mas saiba que, mesmo com a piora de alguns índices ambientais em anos recentes, ainda existem, sim, razões para acreditar que essa lista de animais extintos irá diminuir cada vez mais!

Graças ao trabalho em equipe de grupos de pesquisadores, biólogos, entre outros profissionais ligados ao meio ambiente, de uns anos para cá, diversos animais que estavam prestes a desaparecer já se encontram em situação de menor vulnerabilidade. A seguir, conheça algumas espécies que ficarão conosco aqui na Terra por mais algum tempo.

1. Espécies ameaçadas: Arara-azul

arara-azul

Nome científico: Anodorhynchus hyacinthinu

Maior espécie entre os psitacídeos, a arara-azul chama a atenção por sua beleza, tamanho e comportamento alegre. É justamente por sua exuberância que ela acabou entrando na lista de espécies ameaçadas de extinção.

Isso porque, além da destruição do habitat, o tráfico de animais é outra causa importante da diminuição do número de indivíduos da espécie. Em 1999, podiam ser encontradas na região do Pantanal apenas cerca de 1.500 araras azuis.

A recuperação da espécie vem acontecendo graças ao Projeto Arara Azul, fundado pela bióloga Neiva Guedes. Os trabalhos são realizados por meio do monitoramento de ninhos naturais, da instalação de ninhos artificiais e do acompanhamento de filhotes e de aves adultas em fase de reprodução.

Por meio de ações educativas, o projeto conseguiu aumentar bastante o número de indivíduos da espécie. Hoje em dia, existem mais de 5 mil araras azuis na região do Pantanal.

2. Animais ameaçados de extinção: Mico-leão-dourado

Mico-leão-dourado

Nome científico: Leontopithecus rosalia

Original da Mata Atlântica, o mico-leão-dourado costumava ser visto em todo o litoral fluminense até o estado do Espírito Santo. Com a urbanização e consequente destruição de seu habitat, o número de indivíduos da espécie caiu até que, nos anos 70, chegou a apenas 200.

A partir daí, o primata chamou a atenção do mundo todo e tiveram início os trabalhos de conservação. Hoje, existem cerca de 2 mil animais na natureza.
O primeiro passo nessa direção foi dado com a criação da Reserva Biológica de Poço das Antas, em 1974. Primeira iniciativa do gênero feita no Brasil, ela foi fundamental para ajudar na recuperação das espécies extintas.

Isso porque os micos dependem de espaços amplos para não sofrerem com a superpopulação que acarreta em falta de alimento e consanguinidade. Além disso, entidades ligadas à causa também realizam trabalhos de monitoramento de animais extintos pelo homem.

Esses órgãos estão sempre observando o estado de reprodução em cativeiro e ações educativas, além de brigarem por mais áreas preservadas.

3. Espécies quase em extinção: Jacaré-de-papo-amarelo

Jacaré-de-papo-amarelo

Nome científico: Caiman latirostris

Distribuído em rios, mangues e áreas alagáveis de Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai, o jacaré-de-papo-amarelo tem 70% de sua população total concentrada em território nacional.

Por aqui, o risco de das espécies em extinção está associado principalmente às atividades socioeconômicas. Isso, porque a ocorrência da espécie coincide com as áreas mais populosas do país, o que implica a redução e alteração de seu habitat, assim como a caça intensiva da espécie, que nos anos 80 chegou a contar com apenas 2 mil indivíduos.

Um fato curioso é que a recuperação da espécie vem acontecendo, em parte, pela ação dos próprios animais, que fugiram para regiões mais afastadas.
No entanto, a criação de Unidades de Conservação Federal também contribui para o aumento expressivo da população de jacarés de papo amarelo. Hoje, a espécie já conta com mais de 20 mil indivíduos.

4. Animais ameaçados de extinção: tartarugas marinhas

Filhote de tartaruga-marinha na areia.

Quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil já estiveram entre os principais animais extintos no mundo. São elas:

  • tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta);
  • tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata),
  • tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea),
  • tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea).

Além da poluição do mar, a caça de tartarugas para consumo de sua carne e de seus ovos foi uma importante causa da ameaça nos anos 80. Nessa época, a prática era muito comum em comunidades costeiras.

A história das tartarugas marinhas no Brasil começou a mudar com o famoso Projeto Tamar. Também criado nos anos 80, o projeto vem trabalhando em pesquisas, no monitoramento e no manejo das espécies, na conservação de seu habitat e na conscientização da população a respeito das tartarugas.

Outro ponto fundamental para o sucesso do projeto foi o trabalho de apoio no desenvolvimento das comunidades costeiras, com a implantação de alternativas econômicas que melhorassem a condição de vida das pessoas. Isso desestimulou a caça das tartarugas para a alimentação.

Viu só como a ação coletiva é capaz de fazer a diferença para os animais e para o meio ambiente como um todo? Você também pode fazer a sua parte no dia a dia com pequenas atitudes, como recolher o lixo na praia, reduzir o uso de plástico e até mesmo contribuir com ONGs ligadas à causa por meio de doações esporádicas ou mensais.

Caso ainda tenha dúvidas em relação às espécies ameaçadas de extinção, os especialistas da Petz vão adorar explicar tudo sobre eles. Faça uma visita à loja mais próxima de você!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *