Animais Silvestres

Descubra qual é o animal mais pesado do mundo

Publicado em 07 de novembro de 2021

Tempo de leitura: 5min

Um dos assuntos que mais intrigam as pessoas são as curiosidades a respeito do reino animal. Dados impressionantes, como o animal mais pesado do mundo, por exemplo, tornam a natureza ainda mais interessante. 

tubarão nadando no oceano

Por falar nisso, você sabe qual animal mais pesado do mundo? Fique conosco para descobrir não apenas o animal mais pesado, mas uma lista com cinco animais gigantes que te deixarão ainda mais encantado pelos bichos! Vamos compartilhar, ainda, qual a situação atual da fauna mundial. Confira.

Saiba qual o animal mais pesado do mundo

Os recordes do mundo animal são os mais surpreendentes: o ser microscópico, o gigante, o mais forte, o mais venenoso, e o foco do artigo de hoje: o mais pesado. Quando falamos sobre o animal mais pesado do mundo, estamos nos referindo a um mamífero grandalhão que vive em águas salgadas. 

Seu nome científico é Balaenoptera musculus, e ele pode chegar a 30 metros de comprimento e pesar até 150 toneladas. Estamos falando da incrível baleia-azul, que embora grandalhona, se alimenta principalmente do pequeno crustáceo, semelhante ao camarão, de nome krill.

Os animais mais pesados do mundo que habitam o planeta Terra atualmente tem o corpo com tons diversos, que vão do azul-escuro ao cinza-claro, embora tenham apenas “azul” no nome. Têm como marca registrada o fato de vocalizarem entre si embaixo da água para se comunicarem. 

Seu tamanho e peso assustadores não foram suficientes para afastar a caça indiscriminada realizada em algumas partes do mundo. Por isso, a linda baleia gigante, infelizmente, está em perigo de extinção.

5 maiores animais do mundo

O maior exemplar do animal mais pesado do mundo capturado media 33 metros e pesava 190 toneladas. Uma prova de que as baleias de tom azulado e cinza também são as maiores entre todos os outros seres da fauna mundial. Mais um dado que chama a atenção dos criminosos.

Como sabemos que você adora saber sempre um pouco mais quando o assunto são os animais e a natureza, preparamos uma lista com mais cinco animais que também surpreendem pelo tamanho. Segue abaixo.

1 – Tubarão-baleia

Tubarão-baleia ou Rhincodon typus é o maior tubarão que existe. Ele se alimenta de fitoplâncton e algas, além do prato predileto da nossa amiga gigante: os krills. Infelizmente, também está ameaçado de extinção.

2 – Elefante africano

Se te perguntarem qual o animal terrestre mais pesado do mundo, você poderá responder, já que é leitor do blog da Petz! Inclusive, é por leitores como você que nos aprofundamos em temas cada dia mais interessantes sobre o mundo animal.

O elefante africano ganha esse título por alcançar até 3,5 metros de altura e 7 metros de comprimento, atingindo um peso que pode variar entre 4 e 7 toneladas. E os números absurdos não param por aí! Para sustentar essa forma, ele ingere, em média, 200 kg de folhas por dia. Está bom para você?

elefante na selva

3 – Girafa

A girafa também surpreende pelo seu tamanho. Podem chegar até 6 metros de altura e pesar de 750 kg até 1,5 toneladas. Um fato bastante curioso desse animal é que a sua língua pode medir até 50 cm!

4 – Sucuri

Essa serpente gigante pode ser encontrada na América do Sul, especificamente na Venezuela, Colômbia, Brasil e Peru. Seu menu bastante variado inclui capivaras, porcos, aves, jacarés e ovos de vários animais.

5 – Urso polar

Seus pelos fofinhos e branquinhos tornam a sua aparência ideal para estarem nos desenhos infantis. Porém, os quase 3 metros de comprimento e mais de meia tonelada fazem do urso polar real um animal assustador.

Como os outros animais carnívoros que habitam o polo, o urso polar se alimenta de peixes, focas, morsas, entre outros animais. Embora não esteja ameaçado de extinção, este grandão já está em uma situação vulnerável.

Qual a situação atual da fauna selvagem?

Como você pode perceber, a ameaça ou total extinção dos animais em todo o mundo é uma realidade. Ao falarmos sobre as espécies, se tornou quase que obrigatório informar qual o grau de ameaça à sua existência no planeta.

O Fundo Mundial para a Natureza (WWF) divulgou, em 2019, o relatório inédito que avaliou dados da biodiversidade florestal desde 1970 até 2014. Ele contém dados alarmantes, como a diminuição em 53% das aves, mamíferos, anfíbios e répteis que vivem nas florestas.

Esse dado é reflexo, principalmente (60% dos casos), da atividade humana que desmata as florestas tropicais, como a floresta amazônica. E com as florestas em risco, a fauna selvagem também é atingida. 

Na verdade, segundo o relatório mostrou, é uma via de mão dupla: a fauna silvestre é vital para manter a natureza saudável, e as florestas são essenciais para a sobrevivência dos animais. Este documento histórico levou o título de “Bellow the Canopy” (Abaixo das copas das árvores).

Ao nos depararmos com dados graves como esses e, ao mesmo tempo, sabermos um pouco mais sobre animais tão especiais, a indignação é ainda maior. Como seres tão fabulosos podem ser tão desrespeitados, não é mesmo?

baleia-azul nadando no oceano

Por isso, agora que você descobriu o animal mais pesado do mundo, que tal ser um agente transformador em defesa da fauna mundial? O primeiro passo é continuar acessando o blog da Petz, e se informando sobre este tema. Volte sempre!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog