Iguana de estimação: como preparar a casa para sua nova amiga!

Postado por PETZ, em Atualizado em Dec 4, 2020

Animais Silvestres
Iguana de estimação: como preparar a casa para sua nova amiga!
Tempo de leitura: 5 minutos

A hora de receber seu novo pet é sempre repleta de emoções. Além da ansiedade para conhecer o novo membro da família, há ainda insegurança sobre suas necessidades. Quando falamos de pets exóticos, como a iguana de estimação, o assunto é mais delicado.

Iguana em cima de árvore

Como adaptar sua casa para criar iguana? Se você está se preparando para ser tutor de um bichinho como esse, não se preocupe. Com poucos passos, seu lar estará pronto para sua nova amiga. Continue lendo para aprender a como cuidar de iguana de estimação!

Como ter uma iguana de estimação

Muitos tutores ainda possuem dúvidas sobre como criar uma iguana. Afinal, ter esse réptil é permitido? A resposta para essa pergunta não é tão simples. Nossas amigas de sangue frio são consideradas animais silvestres, naturais da fauna brasileira.

Como ainda encontramos iguanas em florestas, elas não são totalmente domesticadas e, por isso, precisam de um cuidado especial. Elas só podem ser comercializadas com uma autorização do IBAMA, que garante que o animal veio de cativeiro e não foi tirado de seu habitat natural.

Alguns locais, como a Petz, possuem contato com centros que cuidam de animais silvestres, oferecendo as condições e cuidados necessários. Esses bichinhos possuem um microchip e um documento de identificação, reconhecido pelo estado brasileiro. Por isso, antes de comprar ou adotar uma iguana, tenha certeza da procedência de sua nova amiga.

Recebendo sua Iguana de estimação: 3 passos essenciais

Receber um novo integrante na família sempre leva a mudanças. Caso seu novo amigo seja um réptil que pode atingir quase 2 metros, essas alterações podem ser um pouco delicadas! Contudo, não há motivo para preocupação. Seguindo esses 3 passos, você terá a certeza de um ótimo lar para ter iguana como animal de estimação!

1. Providencie um terrário

O primeiro passo para quem deseja ter uma iguana estimação é ter um espaço adequado. Esses animais são naturais de florestas tropicais e estão acostumados com muito sol e umidade. Por isso, ter um terrário com todos os equipamentos corretos é essencial.

Iguana no chão, em cima de galho, olhando para o lado

Um terrário bem preparado irá permitir que a iguana doméstica tenha um metabolismo regulado, além de todas as vitaminas e nutrientes necessários. Segundo especialistas, a maioria dos problemas de saúde desse animal vem de condições impróprias para seu crescimento. Para criá-lo em casa, três itens são essenciais:

  • Controlador automático termo-higro: vai regular a temperatura e umidade do terrário. O ideal é que esteja por volta de 30 °C e 80% de umidade;
  • Lâmpada com emissão UVA e UVB: iguanas precisam de cerca de 12 horas de sol por dia. Esse equipamento irá oferecer a luz necessária para sua nova amiga,
  • Troncos verticais: iguanas vivem em árvores e, para uma casa confortável, é importante se aproximar de seu habitat natural.

Além dos equipamentos acima, outro ponto essencial é o espaço. Lembre-se de que esses répteis podem atingir 2 metros e precisam de uma casa que corresponda a seu tamanho.

2. Prepare a casa para a chegada iguana de estimação

Sua nova amiga provavelmente vai adorar o terrário e ficar longas horas em seu confortável lar. Mas, eventualmente, você pode levar a iguana de estimação para um passeio por sua casa. Para isso, é importante preparar a região para as caminhadas.

  • Verifique as possibilidades de escaladas: nas florestas, em seu habitat natural, nossas amigas de sangue frio vivem nos topos de árvores. Em sua casa, elas também vão querer fazer suas escaladas.

É importante verificar essas possibilidades e a segurança de seu pet. Tenha certeza que a iguana não irá cair ou pular de locais altos e perigosos. Caso note algum local que ofereça risco, o melhor é deixá-la longe desse espaço.

  • Evite fugas: apesar de serem pets tranquilos, é importante evitar fugas. Afinal, o contato com a rua traz diversos riscos. Além do perigo dos carros e pessoas estranhas, há a possibilidade de contaminação com doenças e parasitas. Certifique-se que o bichinho não terá como escapar por engano.
  • Cuide de todos os riscos: com seu hábito de escalar, as iguanas podem, muitas vezes, acessar locais que não deveriam. Por isso, não deixe de verificar todos os riscos.

Tomadas e equipamentos eletrônicos podem causar choques em suas amigas.  Produtos de limpeza e remédios oferecem risco de contaminação. Por fim, objetos cortantes como vidros e facas também devem ficar em um espaço seguro.

3. Acostume os outros membros da família

Para ter um bom relacionamento com seu novo amigo, é importante conhecer sua personalidade. Afinal, pets não são todos iguais, e répteis, em especial, possuem seu jeito único. Para acostumar os outros membros da família ao mais novo integrante, basta lembrar de algumas características de nossas amigas de sangue frio.

  • Cuidado ao fazer carinho: esse animalzinho não é acostumado ao carinho como os outros. Muitas vezes, se assustam com a presença de humanos. Por isso, tenha cuidado ao se aproximar de sua iguana de estimação. Faça com cuidado e sem assustar sua amiga; 
  • Acostume seu pet desde pequeno: se sua iguana de estimação se acostumar com o contato com humanos desde a infância, será mais fácil o cuidado no futuro. Iguanas mais velhas ficam mais calmas e tranquilas, mas podem ser agressivas e rápidas se ficarem assustadas,
  • Tenha um bom terrário: como as iguanas são naturais de florestas, o ideal é reproduzir seu ambiente o máximo possível. Se sua amiga réptil se sentir confortável e estiver saudável, provavelmente será mais tranquila. Ter um bom terrário é fundamental para evitar o estresse de sua amiga e, assim, ter um bom relacionamento!

Iguana no meio de pequenas plantas

Agora que você já sabe como cuidar de iguana de estimação, é hora de preparar sua casa! Na Petz você encontra terrários e todos os itens para tornar seu lar perfeito para sua amiga de sangue frio. Procure a unidade mais próxima ou acesse nossa loja virtual! 

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *