Quantos anos vive um papagaio?

Postado por PETZ, em Atualizado em Sep 15, 2020

Animais Silvestres
Quantos anos vive um papagaio?
Tempo de leitura: 3 minutos

Os papagaios são excelentes companhias. Com seu jeito carismático, os verdinhos ganharam o coração dos brasileiros. No entanto, apesar de sua popularidade, ainda há dúvidas sobre esse pet. Uma das perguntas mais comuns é quantos anos vive um papagaio

papagaio em galho de árvore

Pensando no bem-estar desses animais e a fim de tirar essa dúvida, preparamos um conteúdo completo sobre o assunto. Portanto, continue lendo para descobrir quantos anos um papagaio vive e a melhor forma de cuidar dos pets voadores. 

Quantos anos vive um papagaio? 

Ninguém duvida que nosso charmoso amigo verdinho é um destaque no mundo pet. Além da grande beleza e personalidade, outro fator em que o simpático pássaro se sobressai é a longevidade. De acordo com pesquisas, a expectativa de vida de papagaio doméstico é de 60 anos. 

Claro, muitos fatores podem influenciar em quantos anos vive um papagaio. No entanto, com uma rotina saudável, alimentação balanceada e muito carinho, alguns verdinhos chegam até mesmo aos 75 anos sem muitas complicações. 

Por isso, antes de levar um papagaio para casa, é necessário ter atenção e pensar bastante antes de adotar o pet. Lembre-se que eles são uma companhia para toda a vida. 

Conheça as diferentes espécies

O nome “papagaio”, na verdade, corresponde a diferentes pássaros do gênero Amazona. São cerca de 30 espécies distintas, mas que apresentam características bem similares. 

No Brasil, os papagaios domésticos mais comuns são aqueles conhecidos como “papagaio verdadeiro” “papagaio do mangue” e “papagaio moleiro”. Esse fator, entretanto, não influencia na hora de responder “papagaio vive quantos anos?”. Independentemente da espécie, a expectativa de vida dos verdinhos é de 30 a 75 anos.

O papagaio mais velho do mundo

Com seu charme e personalidade, os papagaios ganharam o mundo. Quem não se lembra do divertido Zé Carioca, protagonista de filmes, desenhos e revistinhas? Porém, o personagem da Disney ainda precisa de alguns anos para alcançar o título de papagaio mais velho do mundo. 

Criado em 1942, nosso amigo carioca está completando 78 anos em 2020. Um papagaio de idade considerável, mas o malandro ainda é uma criança quando comparado a uma outra celebridade. 

O papagaio Poncho, considerado o mais velho do mundo, estrelou filmes como Ace Ventura e 102 Dálmatas. Hoje aposentado, Poncho está com 94 anos! Apesar de não atuar mais em filmes, continua com seu charme característico. 

papagaio em cima da gaiola

Fatores que influenciam a qualidade de vida

A expectativa de vida dos papagaios é bem ampla. Enquanto alguns vivem 25 anos, outros chegam aos 60 sem muito problemas. Isso porque algumas práticas podem influenciar a qualidade de vida dos verdinhos e, consequentemente, modificar quantos anos vive um papagaio. Os fatores mais importantes você vê a seguir.

Atividades

O papagaio é conhecido por seu bom-humor. Esses pássaros são muito interativos e adoram se divertir com o tutor. Assim, é importante estimular atividades e brincadeiras para garantir uma boa qualidade de vida! 

Alimentação

Outro ponto importante na qualidade de vida dos pets é a alimentação. Os pássaros são bem comilões e, por isso, muitos tutores acreditam que seus penosos ficam satisfeitos com muitas sementes. 

Entretanto, em lojas especializadas, é possível encontrar rações especiais para papagaios, preparadas com todos os nutrientes que os verdinhos precisam. Essa é a forma mais saudável e segura de alimentar papagaios. 

Gaiola

Viver em um espaço confortável é algo que também afeta a qualidade de vida dos pets. Muitos pássaros vivem em gaiolas, o que não é seu habitat natural. Por isso, é importante se esforçar para que o amigo tenha todo o conforto necessário. Uma gaiola grande e bem equipada certamente irá garantir muitos anos de vida.

Visitas ao veterinário

Os pássaros também precisam de visitas regulares a um veterinário. O especialista poderá monitorar a saúde do pet e dar dicas de nutrição e atividades. Para evitar complicações, seu amigo deve visitar o veterinário ao menos uma vez ao ano. 

papagaio de perfil

Seguindo os passos acima, você provavelmente terá a companhia de seu amigo penoso por muitos anos. E para mais conteúdos similares a quantos anos vive um papagaio, confira o blog da Petz!

 

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *