Aves

Veterinário de aves: conheça essa especialidade

Publicado em 20 de junho de 2022

Tempo de leitura: 5min

Cada profissão possui suas especialidades. Isso não é diferente na medicina veterinária. As espécies apresentam diferenças e devem ser tratadas de formas distintas. Por isso, o veterinário de aves tem grande importância no cuidado da saúde animal. 

dois pássaros em poleiro.

Muitos tutores que ainda não conhecem esse especialista levam seus pequenos amigos em clínicas gerais, e não no hospital veterinário para aves. Mas agora, é hora de saber mais sobre esse atendimento especial. Confira!

O que faz um veterinário de aves?

O médico veterinário especialista em aves e animais silvestres é responsável pelo atendimento de diversas espécies. Esse profissional atende e trata tanto aves de porte pequeno, quanto as de maior porte.

Com a especialização, o veterinário tem maior conhecimento teórico e prático sobre o organismo das aves e dos cuidados que devem ser tomados. A alimentação é apenas um dos aspectos que podem ser analisados, mas outros tópicos mais complexos também são tratados, como doenças e mudanças no comportamento. 

Caso o atendimento seja feito por um profissional que não se dedica às aves, alguns detalhes podem passar despercebidos. Isso acontece porque alguns diagnósticos e observações são mais assertivos quando já foram vistos com frequência. Afinal, quanto mais experiência, mais se aprende na prática.

A experiência também pode variar para cada especialista. Alguns acabam atendendo certas espécies com maior frequência do que outras, como por exemplo o veterinário para calopsita. Essa diferença é normal, já que, dependendo da região, algumas aves são mais comuns do que outras. 

Qual é a importância dessa especialidade veterinária?

Assim como as demais espécies, as aves também ficam doentes e precisam de um atendimento especial. Como o organismo é diferente dos outros animais domésticos (cães, gatos e roedores, por exemplo), os cuidados do veterinário de aves é essencial em cada fase da vida delas. 

Para os filhotes, o especialista poderá indicar uma alimentação com a frequência e o aporte nutricional adequado para o desenvolvimento saudável. Em alguns casos, as aves precisam de ajuda ao se alimentar e de suplementação para receber todas as vitaminas necessárias. 

dois passarinhos juntos em poleiro.

Depois de crescer, ainda é necessário manter acompanhamento com o médico. A visita periódica é importante para identificar o que pode ser melhorado na dieta e prevenir doenças. O que o tutor menos deseja é ser pego de surpresa e ter que correr no hospital veterinário, por isso, o melhor é estar com a saúde em dia. 

A manutenção preventiva deve ser feita pelo menos uma vez ao ano. Essa quantidade de visitas ao veterinário de aves pode ser maior dependendo do quadro clínico. Durante esse atendimento, a ave pode ser submetida a exames de sangue, fezes e outros que variam de acordo com a avaliação médica. 

Quando levar as aves ao veterinário?

Além das idas anuais para check-up, a ajuda do veterinário que cuida de passarinhos e outros animais silvestres é mais frequente quando se trata de doenças repentinas. O acompanhamento preventivo é indispensável, mas, infelizmente, alguns sintomas aparecem quando o tutor menos espera e em grandes proporções. 

A maioria das aves consegue camuflar alguns sintomas, e a percepção da enfermidade pode ser num estágio mais avançado. Por isso, ao notar mudanças de comportamento, queda de penas, aumento ou diminuição de peso e outros sintomas, leve o pet ao hospital. 

Muitas doenças não são tão conhecidas, causando dúvidas no tratamento. É nessa hora que o papel do veterinário de aves faz toda a diferença. Ele poderá te explicar o que está acontecendo, as causas e os tratamentos. Mais do que saber como medicar, é preciso saber pelo que seu companheiro está passando. 

Principais doenças da espécie

Entre as doenças que o veterinário pode identificar, tratar e prevenir estão coriza, asma, aerossaculite, intoxicação por metal e eimeriose. As duas primeiras já são conhecidas por afetar os humanos, mas você conhece as demais? Vamos explicar a seguir:

  • aerossaculite: é a inflamação dos sacos aéreos. O sistema respiratório das aves é composto por pequenos pulmões e por sacos aéreos. Eles podem ficar inflamados devido à inalação de ácaros, gases irritantes, vírus, fungos e bactérias. Os sinais mais comuns são a perda do apetite, respiração difícil e corrimento nasal; 
  • intoxicação por metal: causada pela ingestão de diversos metais, ela normalmente acontece pela qualidade das gaiolas. Algumas aves têm o hábito de bicar a estrutura e acabam comendo pequenos pedaços do material. Os sintomas são vômitos, diarreia, eliminação de sangue, perda de peso e outros; 
  • eimeriose: também conhecida por coccidiose, ela é vista em forma de diarreia provocada pela ingestão de água e alimentos contaminados por protozoários. Caso a ave não seja tratada, pode ficar desidratada.

Cuidados no transporte da ave

Para chegar ao veterinário para pássaros e aves no geral, os pequenos animais devem ser levados em caixas de transporte adequadas ou gaiolas. Elas garantem a segurança deles para que não se machuquem ou acabem se perdendo de seus tutores. 

Algumas precauções devem ser tomadas, entre elas: não deixar itens que balancem dentro da gaiola e manter as fezes para que sejam observadas pelo especialista. Se o animalzinho estiver debilitado, ele pode ser enrolado em uma toalha para se manter aquecido. 

passarinho sobre a mão de tutor.
Com todas essas orientações, agora você já sabe quando visitar um veterinário de aves. O especialista poderá indicar a melhor alimentação e tratamentos para seu animal. E quando se fala em comidinhas saudáveis, o melhor lugar para adquiri-las é aqui, na Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog