Tipos de cágados: conheça as espécies que você pode ter em casa!

Postado por PETZ, em Atualizado em Jan 14, 2021

Animais Silvestres
Tipos de cágados: conheça as espécies que você pode ter em casa!
Tempo de leitura: 4 minutos

Se você é apaixonado por pets diferentes, precisa conhecer os tipos de cágados! Esses répteis muito fofos e simpáticos são ótimos companheiros. E o melhor é que eles se adaptam a diferentes ambientes, sendo perfeitos tanto para casas quanto para apartamentos.

réptil de lado

Porém, para entender como cuidar de cágado com responsabilidade, é necessário seguir certas recomendações. Está interessado em ter um novo amigo? Continue lendo! Conheça os tipos de cágados, quais espécies são legalizadas e quais os seus cuidados! 

Pode ter cágado em casa? 

Antes de conhecermos os tipos de cágados, é importante tirar uma dúvida comum sobre esse animalzinho. Será que é permitido ter cágado em casa? Para saber, devemos analisar a classificação utilizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, o IBAMA. De acordo com a legislação atual, os animais são divididos nas seguintes características. 

  • Animais domésticos: eles já vivem há tanto tempo com os seres humanos que dificilmente vão interferir na natureza. Por isso, sua regulamentação é bem mais fácil. Quando uma gata ou uma cachorra fica grávida, por exemplo, não é necessário comunicar nenhum órgão nem mesmo cadastrar os filhotes em algum banco de dados;
  • Animais exóticos: são aqueles que não são originários do Brasil, como furões ou cacatuas. Nem todas as espécies são permitidas em nosso país. Se você quiser ter um pet exótico, é necessário realizar a importação através de uma instituição reconhecida pelo IBAMA,
  • Animais silvestres: nessa categoria entram as espécies que são encontradas em nosso país, como o papagaio ou a tartaruga-tigre-d’água. Para ter um pet silvestre também é necessário buscar uma instituição reconhecida pelo IBAMA. 

Todos os pets exóticos e silvestres devem ser devidamente registrados pelo IBAMA. Esse registro acompanha uma documentação específica que comprova a sua origem. 

Se você é fã de animais diferentes, não precisa ficar preocupado! Em lojas especializadas, como a Petz, você encontra pets legalizados e com origem certificada.

Diferença entre cágado e tartaruga

Muitos se perguntam qual a diferença entre tartaruga e cágado. Os cágados são considerados semiaquáticos e fazem suas atividades tanto dentro da água quanto fora. Já as tartarugas vivem todo o tempo dentro da água e só saem para colocar seus ovos.

Se você deseja criar um bicho como esse, é essencial saber a diferença entre cágado, jabuti e tartaruga, além de saber também quais podem ser criados como pets e quais cuidados devem ser tomados.

Diferentes tipos de cágados

Os cágados fazem parte da ordem dos quelônios, sendo parentes das tartarugas e dos jabutis! Porém, diferentemente dos seus primos distantes, os cágados vivem tanto na terra quanto no mar e possuem adaptações para os dois ambientes. 

Isso é importante para conhecer as espécies de cágados, já que alguns pets possuem nomes populares que podem nos confundir! Abaixo, separamos uma lista com alguns dos mais comuns. 

Tartaruga-tigre-d’água

Permitido ter em casa: sim, com regulamentação 

Apesar do nome, a tartaruga-tigre-d’água é considerada um cágado! Esse pequeno réptil é encontrado em florestas de toda a América do Sul. Vive em águas doces e, por isso, precisa de um aquaterrário confortável. 

Para uma criação saudável, é necessário que seu lar tenha os equipamentos necessários, como iluminação, termômetro e filtro d’água. A espécie é onívora e precisa se alimentar de uma ração específica, que contenha nutrientes de origem animal e vegetal. 

Quando recebe os cuidados necessários, esse pet pode viver até os 30 anos e alcançar 30 cm de diâmetro! Assim como outros pets silvestres, é necessário estar atento à origem da tartaruga-tigre-d’água. Para evitar problemas, peça o certificado de origem em cativeiro antes de levar sua amiga para casa. 

réptil parado

Tartaruga-de-orelha-vermelha

Permitido ter em casa: não 

A tartaruga-de-orelha-vermelha é um tipo de cágado originário da América do Norte, muito comum nos Estados Unidos. As duas marquinhas vermelhas ao redor de sua cabeça explicam a origem do seu nome. Vive em águas doces e pode atingir até 50 cm quando criada nas condições ideais. 

Porém, é necessário ter atenção! Apesar de ser encarada como um pet em muitos países, hoje o IBAMA considera ilegal a criação de tartaruga-de-orelha-vermelho no Brasil. Por isso, é importante conferir a documentação que certifica a origem do pet. 

Cágado-de-barbicha

Permitido ter em casa: não

O cágado-de-barbicha é uma espécie comum em diversas partes do Brasil. Possui duas charmosas protuberâncias abaixo do seu queixo que explicam a origem do seu nome. Possui comportamento tranquilo e pacífico e, por isso, muitas vezes o cágado-de-barbicha sofre com a ação humana. 

Vale lembrar que essa é uma espécie silvestre e sua criação é proibida pelo IBAMA. Se encontrar esse animalzinho fora do seu habitat natural, o ideal é contatar o órgão responsável de sua cidade. 

Dica importante

Após saber o que é cágado, é importante lembrar que quem ama os animais busca sempre tratá-los de forma responsável! Para isso, é importante seguir as orientações dos órgãos de preservação ambiental. Ao buscar um pet, procure sempre locais confiáveis e pergunte sobre a documentação do seu futuro amigo. Em caso de dúvidas, contate a Linha Verde do IBAMA em 0800-61-8080.

réptil descansando
Agora que você já conhece os tipos de cágado e qual é permitido ter em sua casa, já pode escolher seu novo amigo. Nas lojas da Petz você encontra tartarugas-tigre-d’água criadas de forma responsável, com toda a documentação necessária, além de aquaterrários, ração, acessórios e muito mais. Procure a unidade mais próxima e venha nos fazer uma visita!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *