Comportamento

Ataque de cachorro: saiba como agir caso aconteça

Ao ver alguma notícia sobre ataque de cachorro, você já se perguntou o que fazer em uma situação dessas? A seguir, vamos explicar como agir de maneira correta em um possível ataque!

Em primeiro lugar, por que os cachorros atacam?

Se você gosta de cachorros, sabe que muitas raças não surgiram de maneira natural. A maior parte delas é resultado de cruzamentos seletivos, cujo objetivo era gerar cães aptos para determinadas funções, como guarda, caça, pastoreio, etc. 

Isso explica porque algumas raças tendem a ser mais ariscas e alguns cães agressivos em comparação a outros. Porém, isso não quer dizer que todo Rottweiler ou Pitbull seja agressivo, por exemplo. 

Pensando nisso, a Dra. Louise Siqueira, médica-veterinária da clínica SERES, explica que a criação influencia no comportamento canino. “O cão submetido à dor e maus tratos tende a se tornar um cachorro agressivo”, explica. “A socialização também faz com que ele se acostume com pessoas, animais e ambientes diferentes”, completou.

Muitas vezes, o ataque de cachorros acontece porque o pet se sentiu ameaçado por alguém com quem ele não estava acostumado. Daí a importância de socializá-lo ainda filhote.

6 estratégias para se defender de um ataque de cachorro

Conhecer os motivos que levam um cão a atacar é interessante. Mas o que fazer para se proteger de cachorro atacando? Separamos algumas dicas:

1. Fique atento aos sinais

Alguns ataques podem ocorrer rapidamente, mas, em muitos casos, antes do ataque, o cachorro pode dar sinais de que vai partir para a briga. “Rosnados, mostrar os dentes, inquietação, latidos constantes e postura tensa indicam que o cão está prestes a atacar”, explica a Dra. Louise. 

2. Não corra ou faça movimentos bruscos

Diante de um cão raivoso, não corra! Por se tratar de um comportamento típico de presas na natureza, a fuga estimula o comportamento de caça dos cachorros. Ou seja, ele irá correr atrás de você para atacar. Isso vale também para movimentos bruscos.

3. Evite fazer contato visual

Evite, também, olhar o cão diretamente nos olhos. Esse gesto faz com que ele se sinta desafiado, por incrível que pareça. Ainda mais quando você está no território dele — isso pode estimular o comportamento agressivo.

4. Tente chamar a atenção do cão para algum objeto

Você talvez já tenha visto algum personagem prestes a ser atacado por um cachorro tirando lentamente um dos sapatos e oferecendo-o ao cão. Pois saiba que essa técnica pode funcionar! 

Isso porque cães que foram adestrados são treinados para se interessar, buscar e morder objetos. Embora não seja eficaz em 100% dos casos, a atitude pode distrair o cachorro e evitar o ataque.

5. Não tente lutar com o cão

Não tente lutar com o cão. “O ideal é se proteger e esperar que o cão se canse”, orienta a especialista. Muitas vezes, os cães querem apenas imobilizar a vítima ao atacar. Quando você resiste entrando na briga, o cachorro pode reforçar o ataque para o “abate”. 

6. Proteja seus órgãos vitais

Para minimizar os riscos, procure proteger as regiões da cabeça, pescoço e barriga. Tente agachar, abraçar os joelhos e colocar a cabeça entre os ombros e os joelhos e aguarde o cão se acalmar.

Agora que você já sabe como se defender de um ataque de cachorro, confira outros conteúdos aqui do blog da Petz. Aqui você fica por dentro de dicas, cuidados e curiosidades de diversos animais!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Rãs venenosas: fique longe delas

Os anuros são animais pertencentes à ordem dos anfíbios. Os representantes principais são os sapos…

1 dia ago

Ferret: guia completo de cuidados com esse pet curioso

Do corpo magro ao pelo sedoso e personalidade curiosa, o ferret é um pet irresistível.…

3 dias ago

Vacina de coronavirose: o que é a doença e como proteger seu cachorro

Você sabia que existe uma coronavirose canina? Apesar do nome, a doença é bem diferente…

4 dias ago

Calopsita: guia completo de cuidados com esse pet carismático

O topete é inconfundível. O jeito brincalhão também. Por isso, a calopsita é uma das…

1 semana ago

Conheça os tipos de carrapatos que podem afetar seu animal de estimação

São muitos os tipos de carrapatos que podem atingir os animais. Ainda que algumas pessoas…

2 semanas ago

Animais da Amazônia: você sabe quais são?

A Amazônia é reconhecida globalmente como a floresta com a maior biodiversidade do planeta. Portanto,…

2 semanas ago