Banho e Tosa

Como dar banho a seco em cachorro? Será que funciona?

Publicado em 11 de junho de 2021

Tempo de leitura: 5min

O dia está frio, chuvoso, e tudo o que você quer é se enrolar na coberta ao lado do seu peludo, para ver um bom filme. Só que quando percebe, ele está precisando ter os pelos higienizados. O que fazer nesse caso? Saiba que o banho a seco em cachorro pode ser uma ótima opção.

cachorrinho com toalha de ursinho

Há produtos especialmente desenvolvidos para que você possa deixar os pelos do seu pet cheirosos, macios e limpinhos. Basta seguir alguns passos simples que, em pouco tempo, aquele cheirinho forte vai sumir do bichinho e ele estará lindo e perfumado.

Porém, para que tudo dê certo, é preciso seguir alguns passos que garantirão a eficácia da lavagem a seco do cachorro. Veja o passo a passo e descubra quando o banho sem água pode ser usado. 

O banho a seco em cachorro é seguro? Resolve? 

Uma dúvida comum dos tutores é se o banho a seco para cães é realmente eficiente e se há algum risco em usar os produtos. Será que os pelos do pet ficarão limpinhos? Claro que se o bichinho tiver aprontado e brincado na lama, dificilmente você conseguirá higienizá-lo com a ajuda de produtos.

Nesse caso, o melhor é usar o chuveiro. Entretanto, em situações pontuais, nos quais a pelagem está começando a embolar ou o cheiro está forte, o banho seco em cachorro é uma opção eficiente e segura, desde que o tutor use os produtos da maneira correta. 

Além disso, há vários tipos de shampoo a seco de cachorro disponíveis no mercado. Cada um deles, é claro, tem um cheirinho especial. Você pode escolher o que mais te agrada para deixar o seu pet limpinho e perfumado. 

Quando o banho a seco em cachorro é a melhor opção?

Embora os pets não precisem tomar banho com frequência, como acontece com os humanos, é preciso garantir que eles estejam limpos. Mas você certamente sabe que nem sempre é possível colocá-lo no chuveiro para dar um banho quentinho, não é? É nesses momentos que o banho seco em cães pode ser a melhor opção.

Como os produtos são em spray ou em talco, é possível fazer todo o procedimento sem que a pele do bichinho fique úmida. Isso faz com que esse tipo de higienização possa ser interessante em casos como:

  • Dias nos quais o bichinho está precisando de um banho, mas o tempo está frio;
  • Em animais idosos que, naturalmente, estão mais quietinhos, são mais suscetíveis a doenças e, por isso, pode ser melhor evitar banhos frequentes que possam estressá-los;
  • O banho a seco cachorro filhote também é muito útil. Afinal, por vezes os peludinhos precisam ser limpos, mas o banho convencional não é indicado antes da vacinação;
  • Quando o seu amigo de quatro patas está realmente precisando de um banho, mas você não teve tempo de levá-lo ao pet shop.

filhote deitado em uma toalha

Quais as vantagens do banho a seco nos animais? 

  • O seu uso é seguro;
  • É eficiente;
  • Tem um perfume muito agradável e deixa o pet cheiroso;
  • Não umedece a pele;
  • É prático;
  • Pode ser usado em animais das mais diferentes idades;
  • Tem fácil aplicação e, rapidinho, o tutor consegue fazer o procedimento, em casa mesmo, sem dificuldade;
  • Pode ser levado na mala do peludo, para que quando vocês dois forem tirar férias juntos, você possa mantê-lo sempre higienizado;
  • Neutraliza os odores e perfuma sem agredir os pelos e a pele.

Como dar banho a seco em cachorro com shampoo spray?

  • Caso o bichinho tenha brincado no mato e tenha ficado com terra ou pedacinho de grama em parte da pelagem, escove o local para retirar o que estiver solto;
  • Proteja os olhos do peludo;
  • Borrife o shampoo para banho seco em cachorro em toda a pelagem, exceto na cabeça e no rosto. Faça isso a uma distância aproximada de 7 cm, sempre na direção contrária ao nascimento do pelo;
  • Borrife até sentir que a superfície da pelagem está úmida;
  • Massageie o pelo para espalhar o produto;
  • Aproveite para escovar os locais que estiverem com nó, para desembolar;
  • Passe um pano seco e limpinho para retirar o produto e deixar o peludo bem sequinho;
  • Para limpar a cabeça e a face, espirre um pouquinho do shampoo para banho a seco em cachorro em um pano limpo. Depois disso, passe no rosto, mas com cuidado, para não se aproximar dos olhos nem da boca. 

Como dar banho a seco em cachorro com shampoo em pó?

Há alguns produtos em pó que também são específicos para banho a seco em cãozinho. Se você optar por comprar um desses, vai precisar da ajuda de uma escova para finalizar o tratamento.

Nesse caso, proteja a face e espalhe o talco pelo corpo do pet. Massageie para que o produto se espalhe. Na sequência, escove para que o talco seja retirado e aproveite para eliminar os nós da pelagem. Você também pode usar uma flanela limpa para remover o produto. 

cachorro preto com toalha rosa na cabeça

Viu como o banho a seco em cachorro pode ser prático e muito útil? Na Petz você encontra os melhores produtos para deixar o seu pet cheiroso e limpinho! 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog