Banho e Tosa

Como dar banho em cachorro após cirurgia

Publicado em 12 de setembro de 2022

Tempo de leitura: 5min

Mesmo após um procedimento cirúrgico, seu cão mantém a rotina na medida do possível, e um banho pode ser necessário. Então, como dar banho em cachorro após cirurgia? Não se preocupe: seguindo nossas dicas, você vai dar um bom banho e deixar o peludo cheirosinho!

Cachorro com espuma de sabão dentro da banheira de plástico.

O que acha de se antecipar à cirurgia? Converse com o médico-veterinário que vai realizar o procedimento para saber por quanto tempo o cachorro ficará impossibilitado de tomar banho.

Isso só é possível se a cirurgia foi agendada com antecedência, como a castração, por exemplo. Caso seja algo feito em uma emergência, peça para tosar os pelos ao redor da região a ser operada para facilitar a limpeza.

Antes da cirurgia

Já que o cãozinho vai passar por uma cirurgia, que tal prepará-lo para esse procedimento de forma que o manejo seja mais fácil? Um dia antes do evento, leve-o para tomar um bom banho, fazer a tosa higiênica e aparar as pontas, se necessário.

Também peça para o tosador deixar a região a ser operada com os pelos mais baixos. Assim, o curativo vai ser realizado mais facilmente, e os pelos não vão ficar enroscados nele. Essa recomendação é importante para aprender como dar banho em cachorro após a cirurgia.

Banho logo após a cirurgia

Pode dar banho no cachorro depois da cirurgia? Entendemos que, logo após determinadas cirurgias, o cãozinho pode estar com um cheiro não muito agradável, principalmente se ele passou mal após a anestesia ou teve algum desarranjo intestinal. Porém, segure um pouco sua ansiedade!

Logo após uma cirurgia, o peludo está sensível e vulnerável. Sendo assim, um banho não é recomendado. No entanto, é possível limpá-lo para ele não se sentir mal por estar sujo. Então, como dar banho em cachorro após cirurgia sem lavá-lo?

É possível usar um spray de banho a seco. Com um pano limpo, passe o spray na região a ser higienizada. Troque o pano até ele ficar limpo. Se o peludo ficou muito úmido, seque-o bem com o secador.

Banho logo após a limpeza dos dentes

Apesar de ter uma anestesia geral, o tratamento periodontal, conhecido como limpeza de tártaro, não é considerado uma cirurgia, mesmo que alguns dentes tenham sido extraídos.

Nesse tipo de tratamento, o peludo pode ficar molhado durante o procedimento por causa do aparelho de ultrassom odontológico usado para tirar o tártaro. Se esse é o caso do cãozinho, o banho está autorizado!

Cachorro molhado e enrolado na toalha depois do banho.

Banho depois da castração

Com quanto tempo pode dar banho em cachorro castrado? A castração é uma cirurgia simples, mas que requer alguns cuidados no pós-operatório. No geral, os dois primeiros dias após a castração são os mais críticos, e o tutor precisa ficar mais próximo do animal para atender às solicitações.

Por volta do terceiro dia, haverá a primeira avaliação da ferida da castração de cachorro pelo veterinário. Neste dia, o profissional vai dar uma previsão da retirada dos pontos, que normalmente ocorre do sétimo ao décimo dia. Sendo assim, após esse período, o tutor pode dar o desejado banho no pet!

Banhos após cirurgias ortopédicas

Como dar banho em cachorro após cirurgia ortopédica? Esse procedimento requer mais tempo de recuperação, por isso o banho pode demorar a acontecer. Nesse caso, o banho a seco é a melhor opção para manter o peludo cheiroso!

Se o cãozinho voltar com talas ou pensos que não serão trocados até a completa cicatrização óssea após a cirurgia, o manejo de limpeza é mais trabalhoso, mas não impossível.

Esse banho não vai ser completo, mas ajudará a manter a higiene do cão em dia. Se achar necessário, envolva o membro operado com um saco plástico para evitar que o curativo fique úmido ou até molhado.

Pegue uma bacia, coloque água morna, shampoo de costume e misture. Com auxílio de uma toalha ou pano, comece a limpá-lo. Depois, troque a água e, com o pano, enxágue-o bem. Agora, é só secar com o secador.

É comum que os pets lambam esse curativo, e o cheiro pode ser desagradável. Nesse caso, é melhor retornar ao veterinário para ele avaliar a tala. Se o pet estiver usando o colar elizabetano, isso não vai acontecer, por isso só retire-o quando puder supervisionar o peludo.

Como limpar a região dos pontos?

Caso o veterinário tenha autorizado a limpeza da região dos pontos, use uma gaze estéril e soro fisiológico. Passe a gaze em volta dos pontos e delicadamente remova as sujidades. Se você quer saber se pode dar banho em cachorro com pontos, tenha em mente que isso não é recomendado.

O cachorro teve alta da cirurgia: já pode tomar banho?

Sim! Você pode dar banho em cachorro após cirurgia se o médico-veterinário já deu alta para o peludo. Ele já pode voltar à rotina normal de vida, e isso inclui o retorno ao banho com muita água e sabão. Só se certifique de manejá-lo com cuidado na região da cirurgia, pois ele ainda pode ter dor.

Pessoa enxaguando cachorro durante o banho.

Agora que você já sabe como dar banho em cachorro após cirurgia, é só colocar em prática o que aprendeu. Se quiser, conte com a ajuda dos especialistas em banho da Petz! Baixe nosso app rapidinho e agende o banho em uma unidade pertinho de você!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog