Banho e Tosa

Como dar banho em cachorro no frio sem resfriá-lo

Quem não gosta de um banho quentinho no frio? Os pets também amam! Porém, como dar banho em cachorro no frio sem resfriá-lo, mantendo a rotina de higiene?

Muitos tutores têm essa preocupação, principalmente porque a queda da temperatura pode predispor doenças, como os resfriados, em pets idosos, filhotes e de raças braquicefálicas.

Cães podem tomar banho no frio?

A pergunta que não quer calar é: o cachorro pode tomar banho no frio? Sim, desde que alguns cuidados sejam tomados justamente para ele não ficar doente. Confira nossas recomendações de como dar banho em cachorro no frio:

  • administre o banho em cachorro em um ambiente fechado. Nada de dar banho no pet no quintal, com a mangueira. Isso aumenta a chance dele ter hipotermia;
  • escolha um dia ensolarado e os horários mais quentes, de 12h às 15h;
  • verifique se a temperatura da água está morna, em vez de quase “pelando”, como algumas pessoas gostam em dias frios;
  • seque bem o cachorro após o banho. Comece com a toalha e finalize com o secador. Tome cuidado com a temperatura do aparelho para não queimar a pele do peludo.

Banho em casa

Então, como dar banho em cachorro filhote no frio? Além das recomendações que passamos acima, é preciso atenção a outros cuidados. Assim, o banho no frio segue sem maiores problemas.

Deixe tudo à mão!

Como dissemos, no frio, o banho deve ser dado em um lugar fechado. Você pode climatizar esse local com um aquecedor. Para evitar o “entra e sai”, que pode resfriá-lo, uma dica importante de como dar banho em cachorro no frio é pegar tudo que você vai usar:

  • escova de acordo com a pelagem do pet;
  • shampoo pré-lavagem;
  • shampoo hidratante (no frio, existe uma maior tendência à desidratação da pele);
  • condicionador (se seu pet tem pelo longo ou semilongo);
  • loção de limpeza de ouvidos e olhos;
  • algodão hidrofóbico e hidrófilo;
  • pano limpo para lavar a cabeça do cachorro;
  • toalha;
  • fluido desembaraçador;
  • creme abrilhantador;
  • secador.

Comece com uma boa escovação

A escovação antes do banho tem como objetivo retirar os pelos mortos e desembaraçar os nós. Use o fluido desembaraçador para auxiliar o desembaraço. Se forem muitos nós, desembarace por partes para não estressar o animal.

Uma recomendação importante é não usar rasqueadeiras e escovas com bolinhas nas pontas em animais com pelagem primitiva. Elas agridem o subpelo e comprometem o crescimento do pelo primário.

Inicie a limpeza

Antes do banho propriamente dito, é preciso realizar a limpeza dos olhos e dos ouvidos. Passe o algodão hidrófilo umedecido com a loção de limpeza de ouvidos no bichinho. Você pode colocar algumas gotas nos ouvidos para remover o cerúmen mais profundo. Use um algodão novo para cada ouvido, evitando possíveis contaminações.

Faça o mesmo procedimento com o algodão e a loção para os olhos, no sentido de dentro para fora, trocando para não passar microrganismos de um olho para o outro.

Prepare a água para o banho do cachorro

Como dar banho em cachorro em dias frios? Como dissemos, deixe a água morna. Comece molhando seu amigo pelos pés e vá subindo, mas deixe a cabeça por último. Passe o shampoo pré-lavagem até formar bastante espuma. Enxágue bem. Se o peludo estiver muito sujo, você pode repetir essa etapa de como dar banho em cachorro no frio.

Então, passe o shampoo hidratante e o condicionador, quando necessário, sempre enxaguando bem. Não se esqueça de colocar o algodão hidrofóbico nos ouvidos do animal para evitar a entrada de água. Com auxílio do pano, lave a cabeça com o shampoo. O shampoo pré-lavagem e o condicionador não são necessários nessa região.

Seque o peludo

Comece retirando o excesso de água com as mãos e use a toalha para iniciar a secagem. Passe o creme abrilhantador e use o secador com a escova para finalizar o banho do pet. Não se esqueça de manter o secador distante da pele para não queimá-la.

Banho seco: uma alternativa no frio

Caso o tutor queira, também pode dar banho a seco em cachorro. Existem produtos para essa finalidade em spray, gel e pó. Escolha o que melhor agrada de acordo com a forma de aplicação e o cheirinho que deixa no animal.

O shampoo a seco para cachorro filhote também é uma boa opção para não deixar o filhotinho com frio, mas bem cheiroso e limpinho. Procure um produto de boa qualidade, indicado por profissionais especialistas em banho e tosa.

Gostou das nossas dicas de como dar banho em cachorro no frio? Então, é hora de iniciar a prática. Se precisar de ajuda, agende um banho com nossos especialistas pelo app da Petz em uma unidade pertinho de você!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Amor sem fronteiras: animais homossexuais existem?

A homossexualidade é observada em muitas espécies além do homem, e há uma variedade de…

3 horas ago

Remédio humano para otite canina: cuidados e recomendações

A inflamação no ouvido dos cães é sempre incômoda e dolorosa. Diante desse sofrimento, o…

6 horas ago

Antibiótico humano para cachorro faz bem ou mal?

Uma verdadeira revolução da medicina, os antibióticos surgiram para combater microrganismos capazes de fazer grandes…

24 horas ago

Doença do gato nos olhos: desmistificando a toxoplasmose ocular

A doença de gato nos olhos é o nome popular para a toxoplasmose ocular, uma…

1 dia ago

Cachorro com ânsia de vômito, mas não vomita: o que pode estar acontecendo?

Assim como nós, os cães também estão sujeitos a ficar enjoados. Esse quadro é caracterizado…

2 dias ago

Doenças de pele em gato: sintomas e cuidados essenciais

As doenças de pele em gato merecem atenção especial por parte dos tutores. Esse é…

2 dias ago