Banho e Tosa

Como dar banho em Lulu-da-pomerânia?

Publicado em 11 de agosto de 2022

Tempo de leitura: 5min

O Lulu-da-pomerânia tornou-se uma das raças mais queridinhas no Brasil nos últimos anos. Como ainda é uma novidade, algumas particularidades dela ainda não estão muito difundidas. Por isso, queremos falar sobre como dar banho em Lulu-da-pomerânia e manter o pelo do pet macio e abundante.

Lulu-da-Pomerânia com a língua para fora.

Aliás, a preocupação com a pelagem do Lulu-da-pomerânia é verdadeira e tem motivos: ela é especial e incomum. Somente algumas raças originárias do hemisfério norte a tem. Essa pelagem é chamada de pelagem primitiva ou dupla.

O que é a pelagem primitiva?

A pelagem primitiva é composta por duas camadas de pelo: a mais externa e visível, chamada de primária, e a mais interna, que só é visível quando afastamos a primária, chamada de secundária ou subpelo. Em cada folículo piloso, existem cerca de 25 fios secundários para cada primário.

Camada primária

A camada primária de pelos nesse cão é semipermeável, longa e grossa, além de não seguir o padrão comum da troca sazonal de pelos. Essa troca é aquela que ocorre duas vezes ao ano, no começo do verão e do inverno, quando há mudança da densidade dessa camada.

No começo do verão, a pelagem primária fica menos densa, para o pet sentir menos calor. Já no começo do inverno, ela fica mais densa, para esquentar o animal. No Lulu, essa troca ocorre somente uma vez ao ano e de forma bem discreta.

Camada secundária

A camada secundária ou subpelo é mais densa, lanosa, tendendo a encaracolada. Os fios são finos e frágeis, seguindo o padrão da troca sazonal de pelos. Eles têm a função de estruturar toda a pelagem primária. Os cuidados com essa camada vão garantir o pelame característico da raça.

Alopecia pós-tosa

Alopecia é o termo utilizado para a queda acentuada de pelos em uma determinada região do corpo, formando falhas na pelagem. Neste caso, ela ocorre pela tosa em Lulu-da-pomerânia feita de forma inadequada.

Esse tipo de problema também vai ocorrer se a retirada do subpelo for feita erroneamente e o isolamento térmico do cão for prejudicado, seja pela escovação com ferramenta inadequada, seja pelo excesso de banhos.

No caso do Lulu, alguns animais chegam a ter essa queda acentuada de pelos pelo corpo todo, só restando a cabeça e os membros com pelos, pois são as regiões com menos subpelos. Por isso, é importante saber como dar banho no Lulu-da-pomerânia.

Além disso, a pele pode apresentar pontos de escurecimento e ficar bastante ressecada devido à falta da proteção que o pelo promove. É comum o pet só ter o retorno à normalidade da pelagem após dois anos. Nesse período, o tutor pede novas tosas na tentativa de “consertar” as falhas na pelagem, o que contribui para a continuidade da alopecia pós-tosa nesse cão.

Mulher escovando os pelos do Lulu-da-Pomerânia.

Como evitar a alopecia pós-tosa?

Com nossas recomendações sobre como dar banho em Lulu-da-pomerânia, certamente, você vai evitar esse problema e ter um pet com pelagem fofinha e exuberante! Confira abaixo:

Escovação do pelo

O banho começa com uma boa escovação prévia.  Uma dica importante sobre como dar banho em Lulu-da-pomerânia: nunca use a rasqueadeira ou escovas com bolinhas nas pontas, pois esse tipo de ferramenta quebra e rasga o subpelo.

Frequência de banhos

A frequência de banhos completos, com água e xampu, é um fator muito importante para a manutenção da saúde da pelagem do Lulu. O ideal é a cada 20 dias, pois o banho é muito agressivo ao subpelo com todo o atrito que provoca.

Tosa higiênica

A tosa higiênica no Lulu-da-pomerânia é feita sempre com a tesoura dentada, jamais com a máquina de tosa, pois ela corta o subpelo e predispõe o pet à alopecia pós-tosa. Mesmo com a tesoura correta, ela deve ser feita por um profissional especializado de forma a não prejudicar o subpelo.

A tosa da saia, dos pelos da orelha, das patas e daqueles pelos que ficam entre os coxins também deve ser feita com a tesoura, para evitar que o animal escorregue demais e para harmonizar a pelagem com as feições dele. Essa é outra dica sobre como dar banho em Lulu-da-pomerânia.

Tosa Boo

A tosa Boo, aquela que deixa o animal todo redondinho, parecendo um ursinho, não é recomendada. Os tipos de tosa Lulu-da-pomerânia indicados são a tosa higiênica e a das pontas dos fios.

Produtos

Procure usar xampu, condicionador, creme abrilhantador e fluido desembaraçante específicos para a raça. De nada adianta tomar cuidado com o subpelo se os produtos prejudicarem a pele do pet.

Por fim, torne esse momento prazeroso para o pet. Faça carinhos, converse bastante com ele, com a voz suave, e não tenha pressa para fazer ele se acostumar com o procedimento.

Dois cachorros sentados próximos.

Com essas dicas sobre como dar banho em Lulu-da-pomerânia, temos certeza de que ele terá pelos fofinhos e brilhantes. Caso precise de ajuda de especialistas para realizar a higienização do peludo, confira o app da Petz e faça o agendamento do banho e tosa do seu animal de estimação na unidade mais próxima.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog