Banho e Tosa

Como desembaraçar pelo de gato? Veja algumas opções

Quem tem bichanos em casa sabe quão independentes eles são: tomam banhos sozinhos, brincam sozinhos e não precisam de ninguém para mostrar onde fazer as suas necessidades. Mas sempre há um limite, não é mesmo? Por isso, aprender como desembaraçar pelo de gato se tornou um cuidado extra para quem é “gateiro”.

Nem todos os gatos precisam de uma boa escovada diária, afinal de contas, seus pelos são curtos e não embaraçam com frequência. Porém, se o seu bichano tem uma pelagem longa, saiba que aprender como desembaraçar pelo de gato é essencial.

Isso porque esses pequenos nós, além de deixarem a aparência dos felinos “bagunçada”, também podem irritar a pele, já que aumentam a predisposição de acúmulo de sujeiras no pelo do bichano. “Mas por que é preciso aprender a como cuidar dos pelos? Não é só pegar a escova e desembaraçar?”. Na verdade, não é bem assim.

Dependendo do estado do nó, desembaraçar o pelo do seu gatinho pode ser uma tarefa um pouco difícil. Mas não se preocupe! Trouxemos aqui algumas dicas interessantes para te ajudar a cuidar do seu animal. Continue lendo e veja como mantê-lo lindo, saudável e contente.

O que posso fazer para deixar os seus pelos lisinhos?

Antes de partirmos para as dicas sobre como desembaraçar pelo de gato, o que acha de aprender a deixá-los sempre lisinhos? Assim, você consegue evitar os temidos nós no corpo do seu bichano.

Para que isso não aconteça, a dica é sempre pentear o gato! A frequência depende muito do tipo de pelagem que o seu bichano tem, porém, quanto maior for, mais vezes terá que fazer essa escovação. Um gato persa, por exemplo, precisa ser escovado de três a quatro vezes por semana, pelo menos.

Agora, se o nó em pelo de gato já estiver formado, você pode recorrer a um profissional levando o seu bichano a um pet shop. Lá, ele irá tomar um banho e, na hora de secar, seu tosador irá espirrar o fluido desembaraçador de nós para facilitar a retirada do pelo embaraçado.

Esse é um produto que, quando aplicado, facilita a passagem das cerdas da escova para pelo de gato, desfazendo os nós sem machucar seu companheiro animal. Além disso, evita que ele se estresse com todo esse processo.

É claro, você pode tentar em casa, mas lembre-se de observar o seu bichano e respeitar o seu limite. Um animal estressado nunca é bom sinal, por isso, se perceber que já “deu” para ele, solte-o e tente mais tarde.

Aposte em um bom condicionador

Como dissemos antes, os gatinhos se banham sozinhos, mas, às vezes, principalmente quando estão com nós, o banho é muito recomendado. Assim, se você está pensando em dar banho em casa, aqui vai um conselho: invista em um bom condicionador!

Isso porque, dependendo do tipo de produto que você escolher, conseguirá tirar o nó com mais facilidade na escova. Dessa forma, além de não estressar o seu pet, não irá machucar a sua pele. Veja dois tipos de condicionadores para comprar e aprender como tirar nó de pelo de gato.

Com babosa

Você já deve ter ouvido falar dos benefícios da babosa para os nossos cabelos, não é mesmo? Não é tão diferente quando falamos dos pelos dos gatos. Isso porque essa é uma planta que ajuda na hidratação e ainda desembaraça o pelo do seu bichano sem ele sofrer ou se estressar. 

Com amido de milho

Esse é um produto que você pode ter em casa e ainda usar no banho do seu gato. Para passar também é bem fácil: é só separar uma porção na mão, passar no lugar que tem os nós e fazer uma pequena massagem, tentando delicadamente desfazer a “bagunça” dos pelos.

Se estiver muito embaraçado, o que fazer?

A única solução nesse caso é cortar o pelo do seu gatinho. Isso porque, se ele ficar muito tempo com os pelos embaraçados, isso pode fazer mal para a sua saúde. Assim, é melhor recorrer a uma tosa, evitando qualquer tipo de mal-estar futuro.

Antes de tomar qualquer decisão, porém, leve o seu animal para um pet shop de segurança e peça uma segunda opinião. O especialista tentará te ajudar. Caso a tosa seja a única opção, ele irá te indicar o modo correto. 

Como deixar o pelo do seu gatinho brilhoso?

Para conseguir uma viscosidade no pelo do seu gatinho, você precisa cuidar muito bem dele. Escová-lo frequentemente, dar banhos e, claro, cuidar da sua alimentação são hábitos essenciais. 

É importante dizer que o tipo de ração influencia muito na qualidade do pelo do seu animal. Inclusive, quando há muita queda de pelo, pode ser que o tipo de ração que você está dando não seja ideal. Talvez ela não esteja oferecendo os nutrientes essenciais, precisando ser mudada. 

Pronto para começar a desembaraçar o pelo do seu gato? Para isso, acesse o site da Petz e confira nossos produtos próprios para te ajudar nessa difícil tarefa. Venha conferir um catálogo completo para o seu bichano.

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

ESPÉCIES ENDÊMICAS

O que são espécies endêmicas? As espécies endêmicas são aquelas que têm uma distribuição restrita…

5 horas ago

O QUE É O IBAMA

O Ibama, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, foi criado em…

6 horas ago

GATO PODE COMER KIWI

"Gato pode comer kiwi?". Essa é uma pergunta que pode surgir para quem tem felino…

6 horas ago

O QUE É POLINIZAÇÃO

Quando o assunto é plantas, um processo fundamental e muitas vezes subestimado governa a vida…

6 horas ago

O QUE FAZER COM OS ANIMAIS NA ENCHENTE

Prevenção: Preparando-se para possível enchente Quando se trata de se preparar para possíveis inundações, é…

6 horas ago

GATO PODE COMER ABOBRINHA?

Os gatos são conhecidos por sua seletividade alimentar e muitas vezes são vistos como carnívoros…

6 horas ago