Aprenda como tirar nó de pelo de gato sem machucar o bichano

Postado por PETZ, em Atualizado em Apr 20, 2021

Banho e Tosa
Aprenda como tirar nó de pelo de gato sem machucar o bichano
Tempo de leitura: 3 minutos

Mesmo com todos os cuidados que tomamos, é possível que a pelagem de nossos bichanos acabe se embaraçando. Por isso, é muito importante saber como tirar nó de pelo de gato sem machucar o felino e manter uma rotina que evite que os nós se formem.

gato olhando para cima

Existem vários motivos do porquê a pelagem do gato passou a desenvolver nós. Se não forem desembaraçados, esses nós podem se tornar grandes emaranhados e até mesmo causar dor nos pets. Por isso, descubra a seguir como tirar nó de pelo de gato facilmente!

Por que o pelo do meu gato está ficando com nós?

O aparecimento de nó em pelo de gato é comum, especialmente em felinos de pelo longo. Por isso, crie o hábito de pentear os pelos do seu gato todos os dias, a fim de evitar os nós e ajudá-los a manter uma pelagem saudável. É importante manter a tosa do seu gato de pelo longo em dia também.

No entanto, se o problema com nós estiver sendo recorrente, é possível que seu peludo esteja com problemas para se limpar, o que pode ser sinal de outras complicações. Por isso, preste atenção e observe se seu felino está conseguindo se higienizar corretamente. Se não, consulte um médico-veterinário o quanto antes.

Como desembaraçar o pelo do meu gato?

Se você encontrar um nó no pelo de seu bichano, saiba que existem várias maneiras de desembaraçar pelo de gato. Confira o passo a passo a seguir para se livrar dos nós e manter a pelagem do seu felino sempre linda!

Identifique todos os nós e emaranhados

O primeiro passo para aprender como desembaraçar pelo de gato é identificar onde é necessário agir. Passe a mão suavemente pela pelagem do felino e perceba se há alguma mudança de textura ou se sua mão fica presa em algum lugar. 

Se isso acontecer, observe se há um nó ou emaranhado no local. Emaranhados são grandes concentrações de pelo que não se soltam facilmente, o que pode causar dores e trazer doenças para a pele do gatinho. 

Utilize um produto para soltar os pelos

Hoje em dia, existem produtos para desembaraçar pelo de gato feitos especialmente para ajudar os tutores na manutenção da pelagem dos bichanos. Espalhe o produto nos pelos do gato e tente desfazer os nós com os dedos, sem utilizar força. Nunca puxe a pele do seu pet.

gato sentado olhando para frente

Caso o nó não se desfaça com os dedos, desembarace-o utilizando uma escova, pente ou rasqueadeira de gatos. Seja gentil e tome muito cuidado para não machucar o felino no processo. Procure estimulá-lo positivamente com carinhos e petiscos.

Em último caso, é melhor cortar

No caso de nós que não se desfazem ou emaranhados, o melhor é cortar aquela parte do pelo de gato. Essa é a forma menos dolorida para o pet e que dará os melhores resultados, se feita com segurança. Por isso, recomenda-se levar o felino a um especialista para esse procedimento.

Ele consistirá em, inicialmente, cortar o pelo bem próximo onde o nó nasce. Dessa forma, o nó desaparecerá e o gatinho poderá manter a sua pelagem praticamente intacta. Já no caso dos emaranhados, com muito cuidado, o profissional irá cortar o emaranhado o mais rente possível à pele do bichinho.

Em seguida, com uma máquina de tosar, o local afetado será raspado, de forma a retirar completamente o emaranhado. A tosa é necessária porque emaranhados ficam praticamente grudados à pele, e essa é a melhor forma de garantir que o problema foi solucionado.

Mantendo uma pelagem saudável

Agora que você já sabe como tirar pelo de gato, é importante entender que a manutenção constante da pelagem é a melhor forma de evitar esses problemas. Por isso, acostume o bichano a ser escovado desde filhote, para que ele não estranhe a sensação. Alguns felinos adoram ser escovados!

Consulte um veterinário para saber quantas vezes seu gatinho precisa tomar banho e se o processo pede algum produto especial. Para que a hora do banho do bichano seja ainda mais eficiente e segura, leve-o para banho e tosa em pet shops.

gato peludo deitado

Gostou dessas dicas de como tirar nó de pelo de gato? Para mais informações sobre cuidados com o seu amigo de quatro patas é só acompanhar os outros conteúdos que publicamos aqui, no blog da Petz!

 

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *