Bem-Estar

5 dicas infalíveis de como escovar gato

Publicado em 05 de junho de 2020

Tempo de leitura: 5min

Bichanos são conhecidos por serem pets independentes e de fácil trato. Entretanto, alguns cuidados são sempre necessários, como, por exemplo, escovar gato de forma regular. Essa prática estimula o crescimento saudável dos pelos, retira impurezas e ainda é uma ótima forma de se aproximar do seu amigo.

gato se lambendo

Contudo, outro traço dos felinos também se destaca: sua personalidade forte. Por isso, a escovação pode não ser uma tarefa tão fácil. Se você está com dificuldades para aproximar seu pet da escova para pentear gato, continue lendo. Separamos 5 dicas infalíveis para a hora da escovação! 

A importância de escovar gato 

Muitos gateiros consideram seus filhos de quatro patas como quase autossuficientes. Afinal, os bichanos enterram suas necessidades, não precisam de passeios diários e ainda se limpam sozinhos. 

Entretanto, apesar de os felinos realmente serem mais independentes que outros pets, eles ainda precisam de cuidados. Escovar gato, por exemplo, é uma atividade importante para a saúde e o desenvolvimento do pet. 

Com esse simples ato, é possível retirar a pelagem velha e estimular o crescimento de novos pelos, mais belos e sedosos. Além disso, a escovação previne acidentes com as bolas de pelo, garantindo banhos mais confortáveis e saudáveis. 

Por fim, ao escovar o bichano, você tem a chance de aproximar do pet, fortalecendo laços e estabelecendo uma rotina saudável! Aliás, seguindo as dicas abaixo de como escovar o gato, você não terá dificuldades nessa atividade.

1. Escolha a escova certa

Muitos tutores erram na hora de escolher a escova para tirar pelo de gato. Pois pode até não parecer, mas a escovação não é sempre igual. Os bichanos possuem pelos com características diferentes e, por isso, precisam de escovas com propriedades especiais. 

Em lojas bem equipadas, como a Petz, é possível encontrar escovas para gatos com pelo longo ou curto, dependendo do perfil do seu amigo. O material e a distância entre as cerdas de cada modelo também vão determinar a função da escova: tirar nós, remover pelos mortos ou dar brilho à pelagem. 

Além disso, alguns acessórios são versáteis e possuem mais de uma função, sendo perfeitos para a escovação diária. A dica é entender quais as necessidades do seu bichano e buscar uma escova de gato que se adapte ao pet.

2. Escolha o momento certo 

Outro ponto importante, quando o assunto é escovar gato, é escolher o momento correto. Essa é uma atividade que deve ser feita com calma e carinho. Afinal, gatos são cuidadosos e precavidos. Um movimento inesperado pode assustar muitos bichanos.

O melhor jeito de deixar o pet confortável é escolher um momento tranquilo e começar a fazer carinho de maneira suave. Aos poucos, comece a utilizar a escova, sempre com leveza, prestando atenção à reação do bichano. 

Porém, se forçar um movimento desagradável, o pet pode se incomodar e fugir da escovação, aí será difícil reconquistar o peludo. Outra dica importante é criar uma rotina, escovando o bichano com certa frequência. Aos poucos, seu filho de quatro patas vai adorar os momentos com a escova. 

Então, ao se perguntar quantas vezes escovar o gato, lembre-se que, para bichanos com pelo longo, é recomendado escovar os pelos diariamente. Quando os pelos são curtos, uma vez a cada três ou quatro dias é o suficiente. 

gato sentado

3. Escove no sentido certo 

Outro erro muito comum na hora de escovar gato é não prestar atenção ao sentido dos movimentos. Este pode parecer um detalhe pequeno, mas, na verdade, é uma indicação muito importante durante o procedimento. 

A escovação deve ser feita com movimentos sempre no sentido do crescimento do pelo. Realizar movimentos contrários pode ser efetivo na hora de remover impurezas. Entretanto, também pode ser um momento muito desconfortável para o pet, já que, assim,  a escova puxa a pelagem, causando incômodo ou até dor. 

Para evitar problemas e não causar um trauma no bichano, a recomendação é seguir a orientação natural dos pelos. Afinal, além de saudável, a escovação também deve ser prazerosa.

4. Cuidado com os nós

A pelagem dos bichanos pode ser um tópico delicado, especialmente para aqueles com pelos longos. Mesmo com os cuidadosos banhos dos nossos amigos, algumas vezes, surgem os temidos nós. 

Os nós são um fenômeno comum, mas que pode ser muito incômodo para o pet. E uma ótima maneira de retirá-los é durante a escovação. Entretanto, é necessário cuidado para não machucar seu filho de quatro patas. Remover nós é um processo delicado e demorado. 

O ideal é passar a escova suavemente, desenrolando os pelos pouco a pouco, sem pressa ou muita força. Um movimento mais violento não será efetivo e vai trazer dor para o pet. Além disso, o gato pode ficar traumatizado, fugindo da escova nas próximas vezes. Caso o pet seja muito peludo e o nó esteja difícil, procure ajuda profissional. 

5. Procure um profissional

Os bichanos podem até cuidar da própria higiene, mas isso não significa que nossos amigos não precisam da ajuda de um profissional. Claro, não é necessário levar o felino para tomar banho toda semana, como alguns cachorros precisam. Entretanto, uma visita a um centro de estética pode fazer muito bem para seu filho de quatro patas.

O pacote de bem-estar completo inclui uma rotina saudável, ração de qualidade em casa, além de visitas regulares ao veterinário e ao centro de estética. Esse estilo de vida deixa qualquer pet feliz e longe de doenças! 

gato no colo de tutor

Agora que você já sabe dicas para escovar gato, será mais fácil deixar seu filho de quatro patas ainda mais fofo. Lembre-se de que, para uma pelagem bonita, os pets também necessitam de muita hidratação e ração de qualidade. E, para encontrar mais assuntos sobre bem-estar animal, confira o blog da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog