Gato sente calor? Descubra aqui!

Postado por PETZ, em Atualizado em Feb 5, 2020

Banho e Tosa
Gato sente calor? Descubra aqui!
Tempo de leitura: 4 minutos

Quem tem um bichano em casa sabe que eles adoram tomar um solzinho. Buscam logo o ponto mais iluminado da casa, esticam bem as patas e descansam por longos minutos. Porém, ao olhar um felino em seu banho de sol é comum se perguntar: gato sente calor

gato-calor-deitado

Será que os dias mais quentes são perigosos para nossos amigos? Como perceber que seu pet está passando mal? Convidamos uma especialista para responder essas e outras perguntas! Está preparado? Continue lendo para descobrir se o gato sente calor!

Temperatura dos bichanos

Se você já teve a sorte de fazer carinho em um bichano, deve ter percebido que eles são fofinhos e quentes, não é mesmo? Saiba que essa não é só sua impressão! Segunda a Dra. Juliana Brondino, veterinária da Petz, a temperatura dos gatos é de, aproximadamente, 38 °C, um pouco maior que a de um humano saudável. 

Por isso, se perceber que seu filho de quatro patas está um pouco quentinho, não se preocupe. Esta é a temperatura do gato no calor ou qualquer outra época que é comum dele! 

Gato sente calor? 

Apesar dos bichanos possuírem uma temperatura um pouco mais elevada que a nossa, a Dra. Juliana confirma que os  gatos sentem calor. “Em média, a partir de 25° graus os felinos já começam a sentir calor.”, explica. 

Não é muito diferente que a nossa sensação. Em outras palavras: se você está sentindo calor, provavelmente seu pet também está sentindo. A veterinária também afirma que algumas raças suportam melhor temperaturas mais altas que outras, mas isso vai variar de cada animalzinho e do comportamento dos gatos no calor.

Como saber se o gato está com calor? 

Assim como os humanos, quando o felino está com calor ele irá ficar desconfortável. Durante as temperaturas mais altas, o bichano pode dar alguns sinais de que não está passando bem. Segundo especialistas, os principais sintomas de um gato com calor são: 

  • Apatia;
  • Respiração acelerada; 
  • Respiração com a boca aberta;
  • Miados de desconforto; 
  • Salivação intensa; 
  • Caminhar desastrado. 

Observe também se os seus gatos comem menos no calor. Esses sintomas indicam que o pet já pode estar desidratado e precisa de atenção. Além de oferecer condições mais agradáveis para seu amigo, é importante buscar a ajuda de um veterinário. Ele poderá dizer se seu filho de quatro patas está bem de saúde. 

gato-deitado

Para evitar complicações, especialistas afirmam que não é necessário esperar sintomas para ajudar seu amigo. De uma maneira geral, quando nós nos sentimos desconfortáveis com o calor, os pets também precisam se refrescar. 

Como ajudar um gato com calor

Para ajudar seu amigo peludo com o calor, não há muito mistério. Com alguns cuidados simples, seu bichano poderá se refrescar e passar pelos dias mais quentes sem problemas. De acordo com a Dra. Juliana Brondino, as principais medidas para um gato que sente muito calor são:

  • Oferecer água: deixe potes de água disponíveis para seu filho de quatro patas. A recomendação é espalhar em diversos pontos pela casa. Dessa forma, o pet irá encontrar o líquido sempre que precisar. Lembre-se que gatos são muito exigentes com sua hidratação: precisam da bebida fresca e limpa!
  • Locais com sombra: outra recomendação é deixar seu amigo em um espaço com sombra disponível. Muitos pets vivem no quintal ou ficam fora de casa durante parte do dia. É importante verificar se estas áreas possuem cobertura e sombra para que o bichano possa se proteger do sol e chuva. 
  • Ventilação: segundo a veterinária, não há problemas em seu gato aproveitar um pouco do ventilador ou ar condicionado. A especialista, no entanto, reforça que é importante deixar o espaço aberto, para que o pet possa sair caso se sinta desconfortável. 

Com as medidas acima, seu amigo provavelmente ficará mais confortável e irá passar pelos dias mais quentes sem problemas! Entretanto, a Dra. Juliana lembra que não devemos molhar os bichanos, mesmo que eles estejam com calor. Gatos possuem uma relação complicada com a água, e podem ficar estressados se forem molhados. 

A tosa de gatos

Outra alternativa para os bichanos nos dias mais quentes é a tosa. Muitas vezes, os gatos não frequentam os centros de estética, já que se limpam sozinhos com suas cuidadosas lambidas. Apesar de o banho de gato ser a limpeza ideal para os felinos, especialistas lembram que o banho e tosa também é uma opção para eles. 

Em centros de estética especializados, como os da Petz, você encontra uma equipe de profissionais especializadas, que ficará feliz em ajudar seu filho de quatro patas. Além do banho, que é ótimo para refrescar, a tosa em gatos é uma boa pedida.
O procedimento é especialmente indicado para os bichanos mais peludos, que costumam ser os gatos que sentem muito calor

Lembramos, no entanto, que a tosa deve ser feita apenas por profissionais. Algumas áreas dos bichanos, como os bigodes, são extremamente sensíveis. Um corte mais desatento pode machucar seu amigo e deixá-lo desconfortável por um bom tempo. O melhor é buscar alguém com certificação e equipamentos especiais para tosa de gato. 

gato-lambendo

Se você está procurando produtos para seu melhor amigo, a Petz é o local certo! Aqui você encontra tudo para gatos e cachorros, com ótima variedade e uma equipe de especialistas! Procure a unidade mais próxima e venha nos fazer uma visita! 

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *