Banho e Tosa

Confira 4 tipos de tosa para Lulu da Pomerânia

Publicado em 30 de outubro de 2021

Tempo de leitura: 7min

O Lulu da Pomerânia é daquelas raças de cachorro tão fofas que muitos a confundem com um ursinho de pelúcia. Mas para manter toda essa fofurice, é necessário investir nos cuidados com a sua pelagem. Você sabia que existem alguns tipos de tosa para Lulu da Pomerânia?

 

Fazer a escovação frequente, visto que pode formar nós com muita facilidade, e fazer hidratações para manter uma pelagem mais macia, brilhante e manter a texturização adequada da pelagem é fundamental para os cãezinhos dessa raça. Mas, também é importante saber que somente alguns tipos de tosa são permitidos para lulu da Pomerania.

lulu da pomerânia deitado

Se você tem um desses em casa, fique conosco! Você vai conhecer os tipos de tosas recomendadas para Lulu da Pomerânia, além de receber dicas de como criar o cachorro da melhor forma e descobrir curiosidades a respeito do surgimento da raça.

Qual a origem do Lulu da Pomerânia?

Como o nome já diz, o Lulu da Pomerânia tem origem na Pomerânia, região onde hoje encontra-se a Polônia, localizada no extremo norte da Alemanha. Era a raça preferida da rainha da Inglaterra, Vitória, o que a levou a ser uma das principais expositoras da raça.

Sua popularidade ultrapassou as fronteiras da Europa em 1888, ano em que um exemplar da raça foi registrado no livro American Kennel Club (AKC). A partir daí, ela começou a fazer parte de exposições, até que, em 1900, a AKC reconheceu sua existência.

Caso você tenha ouvido falar que ele e o Spitz alemão são a mesma raça, esclarecemos que essa informação faz todo sentido.  O Lulu é o nome popular do Spitz alemão anão e também uma variedade de raça de diferentes tamanhos: grande, médio, pequeno, anão e Keeshound.   

Características do Spitz

Os spitz tem como sua maior característica o Sub pelo (também chamado de pelagem dupla capa) que fica embaixo da camada normal dos pelos, e serve como uma “manta térmica” que regula a temperatura do corpo do pet.

Ou seja, no inverno mantém o pet aquecido, independente da temperatura externa, e no verão impede que o pet absorva todo calor do ambiente. Portanto no Petz Estética preservamos sempre a saúde e bem estar do pet.

As orelhas dos spitz são geralmente triangulares, algumas mais pontudas como a dos lobos e outras mais gordinhas e arredondadas, como a dos ursos!

A cauda fica apoiado acima do dorso, alguns bem enrolados outros mais pontudos! Sempre com uma postura de realeza e aparência intimidadora e forte, os spitz são imponentes e de uma elegância sem igual é o que mais cativam os seus tutores.

Cuidados essenciais

O ideal é escovar com frequência a pelagem mais longa, principalmente aquelas mais volumosas. Visto que o pelo costuma criar nós com facilidade.

É necessário hidratar frequentemente, para contribuir em uma pelagem mais macia, brilhante e manter a texturização adequada para a raça.

Durante o verão, alguns cuidados a mais devem ser tomados. Isso porque são cães que preferem e são mais adaptados a climas frios!

Portanto no verão, cuide do horário dos passeios, mantenha uma hidratação constante para manter a pelagem úmida o suficiente para proteger dos raios solares e poluentes, e mantê-los em locais arejados com água fresquinha.

Alguns exemplares dessa raça são consideradas mais “temperamentais” do que outras. Portanto mantenha sempre uma interação positiva.

Mas muito disso vem de mitos! Invista em adestramento positivo se necessário, e sempre respeite as limitações e medos do seu pet!

A agressividade vem da criação ou genética individual, aqui no Petz estética os profissionais são treinados e qualificados para entender o perfil de cada pet, sempre preservando a saúde e bem estar.

Fique atento a qualquer falha e queda de pelos, pode ser troca sazonal da pelagem ou alguma anomalia, nesses casos procure o veterinário.

Cuidados com a saúde do Lulu da Pomerânia

Temos uma ótima notícia para você no quesito doenças crônicas que afetam essa raça: ela costuma ser extremamente saudável, sendo a luxação patelar o único problema de saúde que pode afetar qualquer pequeno. Essa doença costuma provocar dor e dificultar o deslocamento dos animais.

Como todos os animais, o tutor tem o compromisso de garantir boa alimentação, socialização e acompanhamento de saúde. Por falar em socialização, essa raça, embora pequena, costuma ser muito ousada e não se deixa intimidar por nada nem ninguém! 

Ainda assim, esse ursinho de pelúcia vivo costuma ser muito brincalhão e dócil.  Para exaltar esse lado harmonioso, o melhor a fazer é adestrá-lo desde cedo. Dessa forma, esse ímpeto raivoso e o volume exagerado do latido serão controlados com eficácia.

Por fim, higiene e limpeza são outros cuidados indispensáveis quando se é responsável por um bichinho. E quando se trata da tosa de Lulu da Pomerânia, é preciso observar muitos detalhes, inclusive saber os tipos específicos da raça. Vamos conhecê-los a seguir.

dois cães da raça lulu da pomerânia

Tipos de tosa para Lulu da Pomerânia

Para uma pelagem sempre bonita, o tutor deve manter a escovação pelo menos três vezes por semana, além de levá-lo para banho com especialistas. No Banho & Tosa da Petz, os profissionais são qualificados para atender o perfil de cada pet, sempre preservando a saúde e bem-estar.

Toda e qualquer anormalidade encontrada no pet durante a avaliação do esteticista é encaminhada para o Seres, onde nossos veterinários avaliam tecnicamente as condições para o atendimento ou até mesmo suspensão do banho.

Como prevenir alopecia pós tosa?

Essa condição de alopécia acontece quando a tosa é baixa e atinge o subpelo do cãozinho. Aqueles que tem pelagem dupla capa necessitam do subpelo para o equilíbrio térmico. A retirada desse subpelo causa um desiquilíbrio hormonal e pode acelerar a alopecia X, que é uma condição genética que o pet carrega em seu DNA.

Sendo hereditária e a tosa irregular pode acelerar esse processo. No entanto, nossos profissionais conhecem os cuidados necessários para a raça e a tosa com máquina ou com adaptador não são permitidas para preservar a pelagem da raça spitz alemão.

Tosa Boo pode?

Não é recomendado realizar tosa com máquina ou adaptadores. A tosa Boo virou uma sensação nas redes sociais, mas vale ressaltar que o spitz alemão tem pelagem com dupla capa que precisa ser preservada na tosa com a tesoura e também na tosa higiênica.

Quando realizar a primeira tosa?

Somente após o pet completar um ano de idade, o esteticista irá sempre avaliar a condição da pelagem. Os filhotes de spitz passam por processos de troca sazonal da pelagem que pode ser moderada ou severa.

Tosa higiênica

Até atingir a maturidade e estrutura de pelo, é recomendada apenas a tosa higiênica para os filhotes. É aparado a parte inferior das patinhas, o coxin que serve para o pet fazer a troca de calor e minimizar os riscos de quedas, pois dá mais aderência ao solo para o pet caminhar com segurança.

Também é indicado aparar com a tesoura a região do ânus para evitar o acúmulo de sujeira evitando reações alérgicas. Já a região da barriga e saco escrotal devem ser mantidas intactas, para evitar riscos de corte, coceiras e alergias.

Tosa Na Tesoura

A tosa na tesoura deve acontecer depois que o pet completar todo o crescimento natural da estrutura do pelo, após concluir as trocas sazonais, quando o filhote atingir um ano de idade no mínimo.

A tosa deve ser apenas aparar as pontas, e sempre preservar o sub pelo e o pelo da região da barriga do pet. Uma boa avaliação do esteticista para alinhar qual o tipo de tosa será indicado, higiênica ou tesoura de acordo com a condição da pelagem do pet, para garantir que o sub pelo seja preservado e a saúde e bem-estar seja priorizado sempre.

lulu da pomerânia no pet shop

Agora que você já conhece os tipos de tosa para Lulu da Pomerânia, vai poder deixar seu bichinho ainda mais bonito e saudável. A Petz oferece muitos produtos para te ajudar a proporcionar esses cuidados da melhor forma. Nossas lojas estão à sua espera! Para agendar um horário para o seu peludo de forma fácil e prática, faça o download do nosso app!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog