Acne felina: o que é, causas e tratamento

Postado por PETZ, em Atualizado em Dec 16, 2020

Bem-Estar
Acne felina: o que é, causas e tratamento
Tempo de leitura: 4 minutos

Se você odeia os problemas de pele, saiba que não está sozinho. Os bichanos também podem sofrer com as temíveis espinhas! É a chamada acne felina, um problema relativamente incomum, mas que pode trazer muito desconforto para os peludos. 

gato com a cabeça baixa

A forma de melhorar a qualidade do seu pet é buscando conhecer as causas e tratamento de suas doenças. Quer saber mais sobre acne em gatos? Continue lendo. Preparamos um guia com tudo sobre o assunto! 

O que é a acne felina

Quem nunca olhou no espelho e se deparou com uma espinha desagradável? Pois saiba que esse não é um problema exclusivo dos humanos! A acne felina é um problema de pele bem similar, que pode atingir bichanos de todas as idades. 

Ela ocorre quando há o entupimento dos poros, causado pelo excesso de gordura. Primeiramente, eles ficam com um aspecto enegrecido, sendo chamados de pontos negros ou cravos. Porém, o problema maior é que esse ambiente é perfeito para o crescimento de  bactérias. 

Nesses casos há um quadro de infecção, o que gera inflamação e pus, causando muita dor e incômodo para o pet. Por isso, mesmo que a acne felina não seja um problema grave, merece toda a atenção do tutor. 

Causas da acne felina

Como vimos, a acne felina é causada pelo entupimento dos poros. Mas quando isso acontece? O organismo dos bichanos produz gordura naturalmente. Essa é uma forma de proteção, evitando a perda de água e o ressecamento da pele. 

No entanto, quando esse óleo se acumula por algum motivo, ele pode gerar a acne felina. Como os gatos são pets muito higiênicos, raramente sofrem desse problema. Suas “linguadas” diárias os deixam limpos e com uma pele equilibrada! 

Mas até mesmo o mais flexível dos felinos pode ter problemas ao higienizar algumas áreas do rosto. Por isso é tão comum vermos acne felina no nariz, acne felina na orelha, boca ou queixo. Além disso, algumas situações podem contribuir para o surgimento do problema. São elas:

  • Estresse;
  • Sistema imunológico baixo;
  • Dieta inadequada, com alimentos impróprios para pets,
  • Falta de higiene bucal. 

Assim, se você notar que seu amigo de quatro patas está com acne felina, faça um check-up em sua rotina. Talvez haja algum hábito que possa estar contribuindo para o problema! 

gato parado no quintal

Sintomas da acne felina

Perceber a acne felina não é difícil. Seus sintomas são os clássicos encontrados nos problemas de pele. Entretanto, algumas vezes o tutor pode confundir a acne com outras doenças, como a sarna ou contágio por fungos. Para não restar dúvidas, explicamos os principais sintomas abaixo: 

  • Pontinhos pretos no queixo do gato: os pontos negros ou cravos são acnes sem infecção. Geralmente, não causam grande problema para o pet; 
  • Pústulas: quando a acne infecciona há o surgimento de pústulas vermelhas com o acúmulo de pus; 
  • Feridas: o quadro infeccioso pode gerar uma ferida maior, que cobre uma área maior do queixo, nariz ou boca, 
  • Coceira e incômodo: o problema gera grande incômodo para o pet, que pode tentar coçar intensamente a região, tornando a área ainda mais sensível. 

Se você perceber que seu gatinho está com feridas no queixo, recomendamos que busque a ajuda de um veterinário. O especialista poderá diferenciar a acne felina de outras enfermidades semelhantes, e receitar o tratamento mais indicado. 

Diagnóstico e tratamento

Para diagnosticar a acne felina grave, o veterinário irá observar de perto os sintomas apresentados pelo pet, além de analisar seu histórico. Na maioria das vezes, uma consulta simples é suficiente para descobrir o problema. Entretanto, alguns exames podem ser necessários para descartar doenças mais graves. 

O tratamento também será avaliado pelo veterinário, levando em consideração o perfil do pet. Geralmente, envolve higienização da área, aplicação de pomada para acne felina, anti-inflamatório e antibiótico, além de limpeza dos potes de comida. 

O remédio para acne felina, Cetoconazol, é um composto antifúngico muito receitado. Porém, lembre-se que qualquer medicação deve ser orientada por um especialista. Por isso, fique longe dos remédios caseiros para acne felina. Além de não possuírem eficácia comprovada, eles podem complicar ainda mais a saúde do seu peludo. 

Os potes de plástico são inimigos? 

Se você já pesquisou sobre o assunto, provavelmente ouviu sobre a associação entre acne felina e pote plástico. Esse tipo de relação costuma ser feita porque os comedouros de plástico são mais porosos. Com isso, podem reter gordura dos alimentos, “sujando” o focinho do bichano enquanto ele se alimenta. 

Realmente, esse pode ser um problema, especialmente para os pets que possuem propensão ao problema. Nesse caso, especialistas recomendam outros materiais para os potes, como metal inox ou cerâmica. 

Esses itens podem ser facilmente encontrados em lojas especializadas como a pets. Se seu peludo gostar muito do comedouro de plástico e não aceitar a troca, uma boa ideia é lavar os potes plásticos com maior frequência. 

A acne felina não costuma ser um problema grave. Entretanto, quando não tratada corretamente, pode gerar complicações e muito incômodo para o bichano. Por isso, procure um veterinário, siga suas orientações e procure prevenir o problema! 

gato recebendo carinho

Desse modo, você garante o bem-estar do seu pet, sem preocupações. E depois de conferir tudo sobre acne felina, não deixe de ver outros conteúdos no blog da Petz que auxiliam nos cuidados com pets.

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *