Bem-Estar

Acne felina tem tratamento?

Publicado em 19 de abril de 2024

Tempo de leitura: 5min

Se você odeia espinhas e cravos, saiba que não está sozinho. Os bichanos também podem sofrer com esse problema! A acne felina é uma doença relativamente comum que pode trazer muito desconforto para os peludos.

Gato filhote com pelos claros.

Diferentemente do humano, que sofre com essa condição geralmente na puberdade e na adolescência, o gato pode ter esse problema em qualquer fase da vida. Venha aprender o que é acne felina e como ajudar o bichano a se livrar dela!

O que é acne felina?

A acne felina é uma doença inflamatória da pele. Ela é causada pelo entupimento dos poros devido à produção excessiva de gordura. Eles ficam com um aspecto enegrecido e são chamados de comedões ou cravos.

O problema maior é que essa condição favorece o crescimento de bactérias. Nesses casos, há um quadro de infecção, com inflamação e pus, causando muita dor e incômodo para o pet. Por isso, mesmo que a acne felina não seja grave, ela merece toda a atenção do tutor.

Essa dermatite atinge principalmente o queixo e a região ao redor dos lábios do animal, independentemente de raça ou sexo. Já que essa área não é muito visível, o problema muitas vezes passa despercebido pelo tutor.

Causas da acne felina

Afinal, o que causa acne felina? O organismo dos bichanos produz gordura naturalmente. Essa é uma forma de proteção, evitando a perda de água e o ressecamento da pele.

No entanto, quando esse óleo se acumula, a acne surge. Um dos fatores causadores do acúmulo é o estresse: ele pode alterar a flora da pele. Alguns felinos também podem ter dificuldade em fazer a própria higiene, já que a região é de difícil acesso.

A genética também influencia, deixando os gatinhos mais suscetíveis à doença. Outros fatores causadores são o excesso de umidade na região, a sujidade no ambiente e o uso de comedouros e bebedouros de plástico.

Gato com olhos claros e pelo rajado.

Sintomas da acne felina

Perceber a acne felina não é difícil: ela é parecida com inflamações comuns de pele. Entretanto, o tutor pode confundir esse problema com outras doenças, como sarna ou fungos. Para não restar dúvidas, explicamos os principais sintomas abaixo:

  • pontinhos pretos no queixo do gato: os pontos negros ou cravos são acnes sem infecção. Geralmente, não causam grande problema para o pet;
  • pústulas: quando a acne infecciona, há o surgimento de bolinhas vermelhas com o acúmulo de pus;
  • feridas: o quadro infeccioso pode gerar uma ferida, que cobre uma área maior do queixo, do nariz ou da boca;
  • coceira e incômodo: o problema gera grande incômodo para o pet, que pode tentar coçar intensamente a região, deixando a área ainda mais sensível e machucada.

Em alguns casos mais graves, o bichano pode apresentar sangramento na região do queixo e pode até evitar comer e beber para não encostar o local no pote de comida e água.

Se você perceber que seu gatinho está com feridas no queixo, recomendamos que busque a ajuda de um veterinário. O especialista poderá diferenciar a acne felina de outras enfermidades semelhantes e receitar o tratamento mais indicado.

Diagnóstico e tratamento

Para diagnosticar a acne felina grave, o veterinário irá observar de perto os sintomas apresentados pelo pet, além de analisar o histórico. Na maioria das vezes, uma consulta simples é suficiente para descobrir o problema.

Entretanto, alguns exames podem ser necessários para descartar outras doenças, como a sarna demodécica, as micoses causadas por fungos oportunistas (como o Malassezia pachydermatis) e a alergia atópica. Então, depois de identificá-la, como acabar com a acne felina?

O tratamento da acne felina é direcionado pelo veterinário, que leva em consideração o perfil do pet. Geralmente, o processo envolve higienização da área, aplicação de medicação tópica, uso de anti-inflamatório e antibiótico, além de troca dos potes de plástico por produtos de inox ou cerâmica.

E como limpar a acne felina? A limpeza da região afetada é feita com água e antisséptico receitado pelo veterinário. Depois dessa higienização, o tutor deve aplicar os medicamentos tópicos recomendados pelo profissional.

Por que os potes de plástico são inimigos?

Como dissemos, é mais adequado usar potes de outro material. Os comedouros de plástico são mais porosos e, por isso, podem reter a gordura dos alimentos, “sujando” o queixo do bichano enquanto ele se alimenta. Isso favorece o acúmulo de óleo na região.

Portanto, é recomendado usar potes de inox ou cerâmica. Eles são facilmente encontrados nas lojas da Petz. Se seu peludo gostar muito do comedouro de plástico e não aceitar a troca, é muito importante lavá-lo com bastante frequência.

A acne dos gatos não costuma ser um problema grave. Entretanto, quando não tratada corretamente, pode gerar complicações e muito incômodo para o bichano. Siga as recomendações do veterinário para que ele melhore rapidamente.

Gato com pelos laranjas em cima da cama.

Assim, você garante o bem-estar do seu pet, sem preocupações. Que tal agendar uma consulta com nossos veterinários? Aqui, você garante que o bichano tem o melhor tratamento possível!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog