Bem-Estar

Adaptação de gatos: confira dicas para ajudar o felino

Publicado em 25 de novembro de 2021

Tempo de leitura: 5min

Os gatos são conhecidos por possuírem personalidade forte e por serem difíceis de se adaptar a mudanças nos hábitos do cotidiano. Por isso, muitas vezes, é necessário ficar atento a algumas mudanças que podem causar estresse nos bichanos. No entanto, o que fazer para melhorar a adaptação de gatos?

adaptação de gatos

É muito comum os gatos começarem a apresentar sinais de desconfiança após algumas alterações na rotina deles, como a mudança de casa, por exemplo. Ao chegar em uma casa nova, os animais podem desenvolver alguns problemas de relacionamento.

Pensando nisso, preparamos este artigo com o intuito de apresentar alguns desses problemas nas mudanças de rotina dos gatos e dicas que podem ajudar a melhorar a acomodação dos felinos.

A mudança de comportamento dos gatos

Fazer com que um gato se adapte a um novo lar não é uma tarefa tão fácil e exige que os tutores tenham paciência e entendam as necessidades e o comportamento de seus bichanos. Mas alguns tutores devem se perguntar de onde vem esse comportamento, não é mesmo?

Por se tratarem de animais “territorialistas”, essa categoria de felinos ainda carrega uma boa parte de suas características e instintos selvagens, por isso, podem ter algumas alterações no humor e apresentarem sinais de ansiedade.

Quando os felinos exploram bem uma área, sabem que não há riscos ou predadores espalhados. Desse modo, preferem ambientes que já conhecem. Logo, se a rotina do gato muda, ele fica desconfiado.

Sinais de que os gatos não estão se adaptando

Para evitar que os gatos apresentem mudanças de humor, como o surgimento de estresse e mau comportamento, é necessário ficar atento a alguns sinais que podem ser indicativos de que o felino está com problemas no processo de adaptação.

Urina em local errado

Os gatos são conhecidos pela higiene e por buscarem a caixinha de areia quando querem fazer as necessidades. No entanto, quando eles optam por urinar em locais fora da caixa, podem estar tentando se comunicar e tentar marcar o território, justamente por não estarem familiarizados com o novo local.

Isolamento por longos períodos

Como mencionado anteriormente, os gatos possuem forte personalidade. Um dos sinais de que o bichano pode estar apresentando problemas de adaptação é se isolar por longos períodos. Isso acontece porque os felinos se sentem ameaçados.

Agressividade

Os tutores de gatos normalmente sabem que os gatos podem apresentar comportamentos diferentes, principalmente quando há mais de um no mesmo lar. No entanto, como os gatos veem seus tutores como semelhantes, pode haver algo errado se começarem a apresentar sinais de agressividade.

É importante notar que a agressividade também pode estar associada a sinais de dor. Se o animal estiver com dor, ele pode reagir de forma agressiva e atacar o tutor. Nesse caso, é importante realizar uma consulta ao veterinário para analisar o motivo do desconforto do bichano.

adaptação de gatos

Chegada de novos animais

A chegada de novos animais no lar é outro fator que pode causar alterações na adaptação de gatos. Como são animais territorialistas, podem ficar receosos e até apresentar sinais de agressividade quando são apresentados a novos companheiros.

A adaptação dos felinos a outros animais é um processo que requer paciência e cuidado por parte dos tutores, pois a chegada de um novo membro é responsável por causar uma mudança radical na rotina do bichano.

Como lidar com a adaptação dos gatos

Como visto, algumas mudanças simples podem ocasionar a má adaptação dos felinos em suas próprias rotinas. Porém, algumas mudanças podem causar um impacto maior na rotina dos gatos e fazerem com que se sintam sozinhos, como a mudança da jornada de trabalho de um dos membros da família, por exemplo.

Mas se você se pergunta como fazer a adaptação de gatos a essas situações expostas até aqui, existem algumas maneiras que podem ajudar seu companheiro a reverter essa situação e se acostumar à rotina.

Atenção e carinho

Oferecer carinho e dar a atenção necessária podem ser diferenciais na hora fazer o bichano a se adaptar. Essas técnicas podem fazer com que os gatos passem a perceber que o ambiente é seguro, e isso garantirá a adaptação com o tempo.

No caso de mudança para um novo lugar, utilizar objetos do antigo lar para fazê-lo se acostumar pode garantir a confiança do bichano é uma ótima maneira de incentivar a adaptação de gatos. Passar um tempo com o gato e oferecer em diferentes cômodos também pode ajudar.

Atividades

Alguns especialistas indicam que o enriquecimento do ambiente com elementos que fazem os gatos se associarem à natureza pode fazer com que se sintam mais à vontade no ambiente. Prateleiras em alturas variadas e locais onde o pet possa se esconder são excelentes maneiras de deixar o espaço mais convidativo.

Os gatos podem ser extremamente ativos, por isso, incentivar a realização de algumas atividades durante o dia pode ajudá-los no processo de adaptação de gatos a um novo ambiente. Além de mantê-los distraídos, essas atividades podem ser úteis para a melhora da qualidade de vida dos felinos.

adaptação de gatos
Agora que você já tem as principais informações sobre como melhorar o processo de adaptação do seu companheiro, que tal conferir os outros conteúdos aqui, no blog da Petz? Aproveite!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog