Bem-Estar

Conheça os segredos da adaptação dos animais

Muito mais que oferecer amor, carinho, lar e amigos, o tutor deve ter paciência com a adaptação dos animais a um novo lar ou à chegada de um novo membro na família.

Mudanças podem ser bem-vindas, mas demandam planejamento, principalmente para a adaptação dos animais. Eles são apegados à rotina, então mudá-la pode ser a causa de muito estresse e ansiedade.

É preciso entender que cada animalzinho tem um jeito único de lidar com as mudanças. Pensando nisso, listamos algumas dicas para ajudar nesse momento tão delicado para o pet.

Como adaptar o pet à mudança de lar

A mudança para um novo lar pode ser cansativa e caótica até que tudo fique no devido lugar. Então, se for possível, só leve o pet para a casa nova quando tudo estiver arrumado. Animais adaptados ao ambiente são mais felizes, e isso é tudo que um tutor quer!

Se o animal já estiver acostumado a ir para creches e hotéis ou ficar com um parente de vez em quando, o processo de adaptação será mais fácil, e ele vai sentir menos a mudança de ambiente.

Proteções para o novo lar

As mudanças são significativas quando o espaço fica maior ou menor, pois isso pode confundir o bichinho. Então, para evitar futuros contratempos, separamos algumas sugestões de cuidados para casas e apartamentos que podem ajudar na adaptação de gato e cachorro ao novo ambiente.

Cuidados em apartamentos

Quem vai mudar de uma casa para um apartamento com o bichinho deve ficar atento às janelas. Instalar telas é o jeito mais fácil e seguro de evitar acidentes que o pet não estava sujeito a ter antes.

Criar atividades recreativas para familiarizá-lo com um espaço útil menor é outro jeito de ajudar na mudança. Coloque nichos que deixem o gato em níveis mais altos para ele entender o novo lar. Já os cachorros devem ter os brinquedos preferidos à vista, remetendo à rotina anterior.

Cuidados em casas

Tente sempre verificar todas as entradas e saídas da casa para evitar fugas. Elas são extremamente comuns em situações de mudanças, então todo cuidado é pouco! Nesse caso, também é importante colocar uma coleira de identificação no animalzinho, pois isso ajuda na localização.

Caso você adquira um imóvel com quintal espaçoso, evite deixar o pet lá por muito tempo. Isso atrapalha a adaptação dos animais e causa uma sensação de abandono neles.

Experimente levar o bichinho para brincar nesse espaço por algumas horas, mas sempre acompanhado, com brinquedos e cama por perto, até ele se sentir confortável o bastante para ficar sozinho.

A importância dos cheiros em uma mudança

Os animaizinhos associam ambientes e pessoas aos cheiros. O odor familiar do tutor presente na nova casa faz o bichinho se sentir seguro e acolhido. Uma alternativa que funciona bem durante a adaptação é utilizar feromônios sintéticos caninos e felinos.

A importância dos cheiros também se estende para os objetos dos pets. Aquele brinquedinho que eles amam dormir perto ou um cobertor preferido com o odor deles dão a sensação de familiaridade. Portanto, nada de lavar os objetos durante o processo de adaptação dos animais!

Adaptação do pet a um novo ente na família

A chegada de um novo animal ou bebê na família é um momento de grande expectativa para todos, inclusive para o pet, que sente toda essa emoção, mas sem entender muito bem o que está acontecendo.

É sabido que os animais sentem a ansiedade dos humanos e respondem a ela. No geral, eles também ficam ansiosos. Para ajudar o peludo, tente mostrar para ele que está tudo bem.

Introdução de um bebê à família

Antes do bebê nascer, deixe o pet se envolver com as coisas dele. Você pode deixar algo que ele gosta muito no quartinho do bebê. Tanto a adaptação de cachorro quanto de gato ao bebê deve ser recheada de carinhos e petiscos.

Depois do nascimento, envolva o animal em todas as atividades possíveis junto do bebê. Deixe alguns panos com o cheiro dele nas caminhas e nos brinquedos favoritos dos pets. Lembre-se: animais que se adaptam mais facilmente se estressam menos.

Introdução de um novo animal à família

Se for possível, traga brinquedos e cobertores com o cheiro do novo animal para casa. Assim, seus pets já sentirão esse odor e vão se familiarizar com ele. Nesse momento, é importante usar os feromônios que falamos acima. Eles acalmam os pets.

Quando chegar o dia da introdução do novo pet ao ambiente, escolha um lugar neutro para apresentá-lo ao seu peludo, como um parque, no caso de cães. Já no caso dos gatos, o trabalho é um pouco maior.

O gato novo deve ficar em um cômodo separado com tudo que é seu até que a adaptação seja completa. Coloque o alimento preferido do já residente do lado de fora desse cômodo, com a porta fechada. No cômodo, coloque o novo pet, também com um petisco.

Enquanto ambos se servem do alimento, vão sentir o cheiro um do outro e associar a algo bom. Passados alguns dias, com o novo pet relaxado, e o antigo mais curioso, é possível soltar o mais novo e ver como eles se saem. De início, é comum se estranharem, mas vão dormir juntos depois!

Gostou das nossas dicas de adaptação dos animais? Então, que tal fazer uma grande surpresa para seu pet com petiscos preferidos e brinquedos novos? Na Petz, você sempre encontra os produtos que precisa. Venha nos visitar!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

View Comments

  • Quanto conteudo de qualidade encontrei aqui no site. Agradeço por compartilhar. Sucesso. abraço

Recent Posts

Cachorro com barriga inchada, o que pode ser?

Cachorro com barriga inchada pode deixar o tutor preocupado, e não é para menos. Afinal,…

13 horas ago

Qual remédio pode dar para cachorro com dor?

Seja por aprontar alguma e se machucar, seja por estar com algum mal-estar, os peludos…

2 dias ago

Papagaio pode comer siriguela? Confira os cuidados

Quem tem uma ave em casa está sempre querendo apresentar novidades no cardápio para ver…

3 dias ago

Cores e raças de chinchila: escolha uma para chamar de sua!

Os roedores são animais de estimação de uma fofura incalculável! A pelagem é supermacia, e…

4 dias ago

Cachorro pode comer bacalhau

Cachorro pode comer bacalhau? Esse peixe é rico em proteínas e ômega 3, nutrientes que…

4 dias ago

Cachorro pode comer coco

O coco é um fruto tropical que conquista paladares humanos, e caninos também! Mas será…

4 dias ago