Aquário

Dia do aquarismo: saiba mais sobre essa data

Publicado em 30 de maio de 2023

Tempo de leitura: 5min

O Dia do Aquarismo existe para celebrar uma atividade que consiste na criação de peixes ou outros animais e plantas aquáticas. O aquarismo tem fins ornamentais, estudando aquários ou tanques e os animais que ali habitam.

Aquário repleto de peixes e corais.

A história dessa atividade começa há muitos anos. Em um primeiro momento, os peixes eram criados para a alimentação das pessoas, e o aquarismo recebia o nome de piscicultura. Continue nos acompanhando para conhecer mais sobre o tema e saber sobre os peixes de aquário de água doce e salgada!

História antiga do aquarismo e da piscicultura

A história do Dia do Aquarismo começa com os Sumérios. Por volta de 3000 a.C., eles começaram a criar peixes em açudes, às margens dos rios Eufrates e Tigre, com o objetivo de alimentar seu povo.

Já um pouco mais tarde, no Antigo Egito, em torno de 1700 a.C., os egípcios construíram os primeiros aquários. Eles consistiam em tanques de argila cozida nas laterais. No fundo e na frente era colocado um vidro com o objetivo de estudar o comportamento dos peixes.

Naquela época, havia uma crença muito forte de que o Rio Nilo era sagrado por ser o responsável pela criação do Egito. Logo, tudo que tinha relação com o rio também era sagrado, inclusive seus peixes — daí o interesse neles não só como fonte de alimento.

Além de sagrados, os peixes eram também considerados muito belos e coloridos. Sendo assim, adquiriram fins estéticos, e os tanques passaram a ornar templos e palácios, tornando-se cada vez mais requintados.

Início da catalogação dos peixes

Com o intenso comércio entre os egípcios e os gregos, iniciou-se a compra de lagos decorativos. O filósofo Aristóteles (384-322 a.C.), como grande estudioso que era, catalogou muitas espécies de peixes e outros organismos do Mediterrâneo.

Pouco tempo depois, esse conhecimento foi compartilhado com os romanos. Naquela época, as lampreias eram muito apreciadas por seu primitivismo, sendo usadas para a diversão do povo nas arenas romanas.

Início do aquarismo como conhecemos

Para chegarmos ao Dia do Aquarismo, precisamos contar um pouco mais de história. O aquarismo como conhecemos hoje, em que os peixes e as plantas são criados por sua beleza, nos proporcionando um grande relaxamento, data da época da Dinastia Ming (China), entre 1368 e 1644.

Foi em 1596 que o primeiro livro sobre peixes e aquarismo foi escrito. Ele se chama “O livro do peixe vermelho”, uma referência ao peixe kinguio. Muitos dos vasos Ming fabricados nessa época eram, na verdade, cubas onde esses peixes eram criados.

Esse momento era também de grande comércio entre o Oriente e o Ocidente. Marco Polo foi o primeiro viajante a ser recebido na corte chinesa. Em seu livro, intitulado “A viagem”, ele relata a beleza dos aquários e lagos chineses.

No entanto, foi somente no século XVIII que o aquarismo chegou à Europa, inicialmente de forma bastante tímida. O cientista sueco Linneu, responsável pela ciência que classifica os seres vivos, foi um grande impulsionador da criação dos peixes, plantas e aquarismo.

Aquários com diferentes espécies dentro.

História dos aquários públicos

Com todo o estudo de Linneu e de seu laboratório, com grandes tanques que continham espécimes de peixes e plantas aquáticas de todo o mundo, surgiu a ideia de fazer a exposição desses seres vivos em aquários públicos para que todos pudessem ver suas belezas.

O primeiro aquário público do mundo foi aberto em maio de 1853, no Zoológico de Londres. Com isso, houve um aumento de pessoas com interesse em ter os peixes em casa, como decoração.

Na sequência, vários aquários públicos foram inaugurados em toda a Europa, dando origem ao Dia do Aquarismo, que é 23 de setembro. No final do século XIX, os primeiros aquários surgiram no Brasil.

O aquarismo no Brasil

Não existem registros precisos de quando o aquarismo começou no Brasil, mas o primeiro tanque foi construído na Bahia, por volta de 1583. Ele ficava dentro de um convento.

Os relatos históricos de um jesuíta descrevem um espaço muito formoso, que era tão grande que um navio de bom tamanho poderia ali navegar. No Sudeste, já em 1922, houve a primeira exposição de aquários, realizada na Exposição Internacional do Centenário da Independência. A partir daí, o aquarismo só se popularizou.

O futuro dos peixes e plantas ornamentais

O Brasil é um dos grandes fornecedores de espécimes de aquários do mundo, uma vez que possui tipos de peixes de aquário tanto de água doce quanto de água salgada. A tendência é que esse mercado cresça ainda mais.

Além disso, criar algumas espécies como forma de conservação também tem atraído muitas pessoas para esse hobby. Isso mostra que o aquarismo também é responsabilidade ambiental.

Os animais e as plantas de aquário não são mais descartáveis, pois as pessoas e os criadores estão mais conscientes e responsáveis em relação ao destino da vida desses seres e do planeta como um todo.

Aquário cheio de peixes nadando.

O Dia do Aquarismo tem uma bela história, não? Para você, aquarista iniciante ou profissional, um convite: visite as lojas da Petz e conheça nosso setor de aquarismo. Aqui, você encontra tudo o que precisa para manter seu aquário exuberante!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog