Aquário

O peixe Betta pode comer mosquito?

Publicado em 17 de maio de 2023

Tempo de leitura: 5min

Esse peixe é um dos mais populares do mundo. Além disso, existe em uma variedade de cores e é conhecido por ser extremamente lindo. Se você deseja ter esse amigo de estimação, você precisa saber se peixe Betta pode comer mosquito.

Dois peixes bettas dentro do aquário.

Para quem está iniciando a criação de peixes em aquário, é necessário conhecer sobre o hábito alimentar da espécie, além de outros assuntos como: a troca de água, a limpeza, a iluminação, os objetos que podem ser utilizados no aquário. Saiba mais!

Conheça um pouco mais sobre o peixe Betta

O peixe Betta é um peixe pequeno, fácil de cuidar, que vive de três a cinco anos e é originário do continente asiático. Possui várias linhagens que se diferenciam pela coloração e pelo formato das nadadeiras, que podem ser volumosas como uma longa cauda de vestido com babados.

O Betta macho é considerado um animal bravo e territorialista com outros machos da mesma espécie. Mas não apenas entre machos: fora do período de reprodução, o macho pode brigar com a fêmea. Portanto, saber como cuidar do seu peixinho Betta é essencial para evitar confusões no aquário.

O que o peixe Betta gosta de comer?

Afinal, o que o peixe Betta pode comer além da ração? Ele é carnívoro, portanto, priorizar o alimento vivo pode ser muito mais eficaz.

A alimentação do peixe Betta é baseada em larvas de mosquito, dáfnias, artêmias, patês, carne e outros alimentos in natura.

Tenha em mente que restos de alimentos no aquário devem ser retirados com a ajuda de uma rede, pois podem apodrecer no ambiente, favorecendo a proliferação de bactérias e possíveis doenças no peixe, além de alterar o pH da água.

Peixe Betta come mosquito?

Será que peixe Betta pode comer mosquito? No geral, ele come larvas de besouro do amendoim, de alguns crustáceos e de mosquitos. Também pode comer ovos de insetos. Como esse peixe é carnívoro, a proteína animal deve ser prioridade na alimentação dele.

O peixe Betta come larva de mosquito e alimentos vivos, mas, conforme dito anteriormente, pode comer rações indicadas para a espécie.

Benefícios dos alimentos vivos para o peixe Betta

Além de saber o que um peixe Betta pode comer, você deve entender a importância e os benefícios dos alimentos vivos para ele. Oferecer essa opção pode deixá-lo mais feliz e forte, estimulando o instinto predador. Normalmente, deve-se oferecer esse tipo de alimento uma ou duas vezes por semana.

Para essas opções, o peixe Betta pode comer larvas de mosquito, minhocas, camarões de água salgada, moscas que ficam na superfície da água e pequenos vermes. A dieta deve ser variada e balanceada, pois oferecer o mesmo tipo de comida pode atrapalhar o equilíbrio do organismo.

Peixe betta laranja nadando no aquário.

Qual é o alimento vivo mais comum que o peixe Betta come?

O alimento vivo mais comum oferecido ao Betta é a minhoca glycera. Ela pode ser comprada viva, em gel ou congelada. Outras opções que ele ama são as minhocas californianas e grindolas. Além delas, podem ser oferecidas moscas, pulgas aquáticas ou coração de boi congelado.

Quando combinados com as rações certas, os alimentos vivos fazem o peixe crescer saudável. Não ofereça rações secas porque normalmente elas absorvem água e se expandem na barriga do Betta. Isso pode causar reações diversas e negativas para a digestão dele, como constipação, por exemplo.

Tenha atenção aos cuidados com o aquário do peixe Betta

O tamanho do aquário do peixe Betta não precisa ser grande. No entanto, espaços muito reduzidos não são indicados. No geral, a quantidade de água dos aquários para a espécie pode variar de 10 a 30 litros. Os primeiros cuidados dizem respeito à própria água, que deve ser condicionada e sem cloro para não prejudicar o peixe.

A troca de água deve ser feita conforme a necessidade: quanto menor o aquário, mais frequente será a rotina de limpeza. Remova seu peixinho para um recipiente seguro com metade da água original. Lave o aquário sem o uso de produtos químicos e/ou tóxicos ao peixe (pode ser só com água e uma escova de dentes nova). Adicione a água a metade da água nova, previamente desclorada, com pH e temperatura indicados, e adicione o peixinho e a outra metade da água original. Conheça uma curiosidade incrível sobre o peixe Betta

Além de descobrir que o peixe Betta pode comer mosquito, outra curiosidade interessante é que ele serve para combater alguns insetos, como o mosquito da dengue, por exemplo. Por se alimentar de larvas, ele pode contribuir para esse combate, consumindo a larva ou o inseto adulto, e beneficiar as populações.

Peixe betta com cores metalizadas dentro do aquário.

Agora que você entendeu se o peixe Betta pode comer mosquito ou não, conte com a Petz para outros cuidados essenciais sobre seu peixinho. Temos dicas indispensáveis para diversas fases. Em nosso site, disponibilizamos produtos incríveis para ajudar no dia a dia e na alimentação dos peixes.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog