Aquário

Saiba por que o peixe Betta pula do aquário e como evitar o acidente

Publicado em 18 de maio de 2023

Tempo de leitura: 5min

Os peixes ainda têm alguns comportamentos pouco compreendidos e que geram estranhezas ao tutor, como, por exemplo, por que o peixe Betta pula do aquário. Será que tem algo de errado com o aquário ou esse danadinho é um pulador nato? Vem descobrir com a gente!

Peixe betta em tons de azul dentro do aquário.

Comportamento selvagem

Sabe como o peixe Betta se alimenta em seu habitat natural? Ele caça larvas de insetos e bichinhos que caem na água. Mas não é só isso! Caso ele veja algo apetitoso perto da água, ele dará um salto para fora da água e abocanhará a presa!

Sendo assim, acho que você já descobriu uma das respostas para a pergunta “por que o peixe Betta pula do aquário”, não é mesmo? Muito provavelmente, ele está vendo algo interessante fora do aquário e está tentando chegar lá!

Dessa maneira, para evitar que o pequeno bata a cabeça na tampa do aquário, ou pior, caia para fora dele, deixe o aquário para peixe Betta em um lugar tranquilo, sem plantas por perto e, se possível, em um local que insetos não cheguem perto.

Alguns tutores de peixes Betta têm certeza de que seus peixinhos gostam de pular. Simples assim! Esse comportamento na espécie é muito comum, uma vez que eles vivem em águas pobres em oxigênio e conseguem respirar também por meio do oxigênio do ar. Interessante, não?

Problemas comuns no aquário que fazem o Betta pular para fora da água

Agora vamos falar de problemas reais e comuns que podem alterar o comportamento do peixinho e explicar por que o peixe Betta pula do aquário. Fique de olho.

Água de má qualidade

Um peixe Betta no aquário está à mercê de nossos cuidados. Por esta razão, o tutor deve se preocupar (e muito!) com todos os cuidados necessários para que o peixinho tenha uma boa saúde.

Um desses cuidados é manter o habitat ideal para ele. É bem verdade que ele vive naturalmente em águas não muito oxigenadas, mas isso não significa que devemos descuidar da água do aquário.

Não é só o oxigênio que é importante para o peixe Betta. A limpeza do aquário, o pH, a dureza e a presença de amônia, nitratos e nitritos na água vão fazer com que ele tente fugir desse ambiente insalubre.

Por isso, verifique sempre os parâmetros químicos da água do aquário, principalmente se ele não tiver um filtro de boa qualidade. Realize as trocas parciais da água a cada 7 a 10 dias. Essas são recomendações importantes de como cuidar de um peixe Betta no aquário.

Peixe betta laranja nadando no aquário.

Limpando o aquário do peixe Betta

Quer aprender como limpar o aquário do peixe Betta? Com nossas dicas, você vai ver como é fácil! A primeira coisa que precisa saber é que você não deve tirar o peixinho do aquário e lavar tudo com água e sabão! Assim, você matará as bactérias benéficas do ambiente.

  • primeiro passo: pegue uma escova de dente ou uma esponja magnética e limpe as algas dos vidros do aquário;
  • segundo passo: limpe o filtro. Retire o perlon (aquele tecido de dentro do filtro) e lave bem. Se ele já estiver marrom, jogue fora e coloque um novo. O carvão ativado deve ser trocado a cada dois ou três meses, e as mídias (cerâmicas cilíndricas do filtro) devem ser colocadas em um pote com a água do aquário e levemente chacoalhadas a cada 30 dias e só. Devolva-as para o filtro;
  • terceiro passo: faça a troca parcial da água. Retire de 10% a 30% do total e reponha com água limpa e já desclorada. Use o produto específico para desclorar a água. Pronto, aquário limpo!

Temperatura inadequada

Assim como a má qualidade da água pode ser o motivo do peixe Betta pular do aquário, a temperatura da água fora do ideal para a espécie também pode fazer com que o peixinho queira fugir dali.

Eles são oriundos de regiões tropicais. Por isso, a temperatura da água deve ficar entre 24ºC e 28ºC. Invista em um bom termostato que deve ser capaz de aquecer toda a água do aquário. Fique atento na compatibilidade do termostato segundo a litragem da sua beteira.

Aquário pequeno e estresse

O peixe Betta pula do aquário se este for pequeno demais e pouco interessante para ele. Aquelas imagens tradicionais do Betta em um aquário minúsculo sem nada dentro a não ser umas pedrinhas coloridas no fundo são extremamente estressantes para o peixinho.

Eles precisam de um aquário com pelo menos 20 litros de água e com alguns acessórios, como pedras, tocas e plantas. Também pense que em pouco volume de água a amônia e o nitrito se acumulam mais rápido!

Verifique se seu aquário tem uma das faces com espelho. Isso é comum em beteiras, mas estressa o peixinho. Bettas são muito territorialista e acha que seu reflexo é outro peixe, ficando sempre em prontidão para atacá-lo!

Peixe betta vermelho dentro do aquário.

O Betta é um peixe extraordinário, não? Se ainda estiver com dúvidas, visite uma das lojas da Petz e converse com nossos especialistas em aquarismo para descobrir porquê o peixe Betta pula do aquário. Nós ficaremos felizes em ajudar o peixinho!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog