Até quantos meses o cachorro cresce? Respondemos a essa pergunta!

Postado por PETZ, em 21/11/2018

Bem-Estar
Até quantos meses o cachorro cresce? Respondemos a essa pergunta!

Só quem é apaixonado por pets sabe que o amor por eles não vê raça nem faixa etária. Mas, se tem uma coisa que não dá para negar é o charme irresistível dos filhotes. As questões, muitas vezes, são saber até quantos meses o cachorro cresce, quando ele se tornará adulto e de que tamanho vai ficar.

Mais do que por mera preferência, tais informações são essenciais para que um tutor consiga se planejar. E isso não só em termos de espaço, de comida, etc., mas também no que diz respeito à dedicação que ele deverá ter com o cão na fase inicial.

E você, já se fez essas perguntas? Descubra as respostas seguir!

 

Crescimento canino: uma questão de porte

Você já deve ter ouvido falar de cães que pararam de crescer em questão de meses, enquanto outros parecem cada vez maiores, mesmo depois de um ano de idade.

De acordo com a Dra. Sabrina Donatoni, médica-veterinária da Petz, isso ocorre porque o período de crescimento varia de um cachorro para o outro, de acordo com sua raça e porte. A seguir, confira quanto tempo leva, em média, para que um cão atinja seu tamanho máximo:

 

Pequeno porte: até 10 meses

Médio porte: até 12 meses

Grande porte: até entre 15 a 18 meses

Porte gigante: até entre 18 a 24 meses

 

Segundo explica a veterinária, o motivo dessa diferença é o fato de filhotes de raças pequenas apresentarem uma taxa de crescimento lenta e precoce. “Já filhotes de raças grandes ou gigantes apresentam crescimento agudo ou prolongado”, conclui a Dra. Sabrina.

 

Como saber se o cachorro vai ficar grande?

Saber que os cães têm períodos de crescimento diferentes é relevante. Mas, de nada adianta se você não souber de antemão o porte do cachorro.

“Geralmente, os filhotes apresentam, em média, o tamanho de seus antecedentes”, diz a veterinária. Por isso, no caso dos cães com pedigree, é fácil prever de que tamanho o pet ficará quando adulto devido aos padrões da raça e ao tamanho de seus pais. Mas, e quando se trata de um cachorro SRD?

Para quem achava que a dica de olhar a o tamanho da pata do pet não passava de um mito, a Dra. Sabrina diz que ela realmente pode ajudar a prever o desenvolvimento em cães filhotes. Para isso, no entanto, ela diz que é importante também tentar identificar a idade aproximada do cachorro, o que pode ser feito por um veterinário por meio de uma avaliação da dentição.

Também para quem já adotou o pet, outra possibilidade é observar os chamados discos de crescimento com a ajuda de uma radiografia, isto é, verificar o tecido cartilaginoso na extremidade dos ossos longos. “Nos filhotes de porte médio, eles se fecham ao redor de 1 ano de idade. Em cães de raças maiores, esses discos podem permanecer abertos até entre 18 a 20 meses”, diz a especialista.

 

Fases do filhote: cuidados para que o pet cresça com saúde

Como dito anteriormente, saber até quando vai o período de crescimento do cachorro vai além do planejamento de gastos e de espaço para o pet. Afinal, mesmo que sejam de raças grandes ou gigantes, todos os filhotes necessitam de cuidados especiais para que cresçam fortes, felizes e saudáveis.

Ah, e para quem pensa que o crescimento é igual em todas as fases da vida de um cachorro, saiba que está redondamente enganado! Na verdade, filhotes passam por 4 fases principais, e conhecê-las é importante para garantir o manejo adequado do pet em cada uma delas.

 

Período neonatal (de 0 a 13 dias)

É caracterizado por função neurológica escassa, pelo desenvolvimento inicial dos reflexos espinhais e por total dependência materna.

Nesta fase, os cachorros são verdadeiros come-dorme, passando 30% do tempo se alimentando (leite materno) e 70% do tempo dormindo! Desde que esteja saudável e bem nutrida, a cadela consegue suprir totalmente as necessidades nutricionais de seus filhotes.

 

Fase transicional (de 13 a 20 dias)

Neste segundo momento, observa-se a abertura dos olhinhos do cachorro como resposta a estímulos luminosos e a objetos em movimento. O canal auditivo também se abre ao fim desta fase, dando início às respostas sensoriais a estímulos sonoros.

O cão começa a se tornar um pouco mais independente, embora continue se alimentando apenas com o leite materno.

 

Fase de socialização (da 4ª a 12ª semana)

É uma fase extremamente delicada, pois é nela que os cães começam a se dedicar a outras atividades além do sono e da alimentação.

É o caso, por exemplo, da sociabilização com outros filhotes e também com humanos. Neste período, é importante que as experiências sejam positivas a fim de evitar problemas de comportamento no futuro.

Uma dúvida que é recorrente é “com quantos dias os filhotes de cachorro começam a comer?” A partir dos 30 dias, os dentes começam a crescer, dando início ao desmame e à introdução da dieta sólida.

 

Fase juvenil (da 12ª semana até a maturidade sexual)

É geralmente nesta fase que pensamos quando o assunto são filhotes. Nela, os cães adquirem mais destreza motora, maior crescimento corporal e um comportamento muito ativo e curioso! Por isso mesmo, além de seguir as orientações do veterinário relativas à alimentação, também é fundamental proporcionar bastante gasto de energia para que o pet se torne menos ansioso. Outra recomendação é expor o cachorro a diversos tipos de ambiente, de pessoas e a outros pets. Assim, ele se tornará mais seguro para encarar as mais diferentes situações.

Finalmente, é importante ressaltar que o primeiro passo para garantir o bem-estar do seu amigo, em qualquer fase da vida dele, é levá-lo ao veterinário! Isso porque só ele poderá passar orientações específicas de alimentação, saúde e higiene com base no estado geral do seu pet. Além de dar informações importantes acerca de vacinas, castração e outras medidas preventivas. Procure a clínica Petz mais próxima a você!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *