Bem-Estar

Bem-estar animal: conheça 6 produtos para melhorar a vida do seu pet

Publicado em 20 de julho de 2019

Tempo de leitura: 5min

Entrar em uma pet shop hoje em dia é uma experiência bem diferente do que era anos atrás. Cada vez mais os fabricantes se empenham para trazer novidades que despertem o interesse de tutores e, principalmente, dos pets.

Mas não se trata apenas de uma estratégia de venda. Graças aos estudos recentes que buscam desvendar as necessidades físicas e psicológicas dos pets, muitos dentre os novos produtos proporcionam, sim, o bem-estar animal.

Quer conhecer um pouco mais sobre esses objetos e descobrir tudo sobre o bem-estar animal? Confira com a gente seis produtos que estão revolucionando o mundo pet.

bem estar animal

1. Suporte para comedouro e bebedouro

Considerando que cachorros não veem problema algum em comer alimentos caídos no chão, pode parecer frescura querer deixar a água e a ração deles em altura elevada.

Mas, neste caso, a higiene não é a única preocupação. De acordo com o médico-veterinário da Petz, Dr. Samuel Teófilo, o suporte melhora a postura e facilita a digestão dos alimentos.

“Ele é indicado para cães com refluxo, que vomitam após as refeições ou que engasgam e também para cães com problemas de articulações, dando alívio na hora da alimentação, já que não precisam se abaixar tanto”, conclui o especialista.

A altura ideal do suporte deve estar de acordo com a distância entre as patas dianteiras e o tórax do cachorro. Assim, ele entra na classe de produtos para bem-estar de cães.

2. Tapete gelado contribui para o bem-estar animal

Cães também sofrem com o excesso de calor. Além de estresse e cansaço, as altas temperaturas também podem levar o pet a um quadro de hipertermia. Isso, por sua vez, pode levar a vômitos, falta de ar, tontura e até mesmo convulsões.

Por isso, usar acessórios para cachorro como o tapete gelado é uma ótima alternativa para manter o bem-estar animal do seu melhor amigo.

Ao resfriar a barriga do pet, os tapetes ajudam a manter uma temperatura corporal mais agradável. Para isso, os tapetes de nylon são feitos com espuma de conforto e gel atóxico.

“O gel interno é ativado com o peso do cachorro, podendo chegar a uma temperatura desejável de refrescância”, explica o Dr. Teófilo.

Para o tutor, o tapete gelado ainda tem como vantagem o fato de ser muito econômico: não é preciso colocá-lo na geladeira, ele não usa eletricidade e não tem bateria.

bem estar animal gato

3. Bem-estar animal: bebedouro do tipo fonte

Limpar o bebedouro todos os dias para remover a camada de bactérias, formada pelo acúmulo de saliva, é fundamental. Ainda assim, alguns pets têm dificuldade em beber água parada, como acontece com grande parte dos bichanos.

Se isso for verdade para o seu amigo, bebedouros do tipo fonte podem ser a solução para mantê-lo hidratado. “O movimento da água é atraente aos olhos do gato”, diz o veterinário.

Lembre-se de que estimular o consumo de água é muito importante para evitar doenças renais, principalmente para os bichanos.

4. Comedouro lento e funcional

Entre seres humanos, a velocidade com que ingerimos a comida muitas vezes é vista como uma questão de educação. Assim como acontece conosco, engolir os alimentos sem mastigá-los pode causar muitos problemas gastrointestinais no pet.

Entre eles, podemos citar: gastrite, torção gástrica, regurgitação, dificuldade de digestão, menor absorção de nutrientes, além de probabilidade aumentada de engasgos.

Pensando nisso, os comedouros lentos desenvolvidos para cães e gatos contribuem para que eles comam até cinco vezes mais devagar.

bem estar animal cachorro

5. Comedouro automático

Visando a praticidade, as rações comerciais são muito resistentes. No entanto, quando os tutores passam a maior parte do dia fora, é grande o risco de o comedouro ser atacado por insetos, além de ficar exposto a sujeiras.

Com os comedouros automáticos, é possível programá-los para que liberem o alimento na quantidade adequada e em horários específicos. Assim, você mantém o alimento sempre fresquinho e estabelece uma rotina de alimentação.

A rotina de alimentação, pode ser tudo para o seu cachorro ter uma qualidade de vida melhor. Afinal, ela contribui para a diminuição da ansiedade e, também evita problemas como o “pulo” de refeições, melhorando muito o bem-estar animal.

6. Escadas ou rampas para subir e descer de móveis

De tão fofinhas, as escadas para cachorros lembram objetos de decoração. Na verdade, elas são artefatos essenciais para a saúde animal dos pets de pequeno porte.

Nesse sentido, o Dr. Samuel Teófilo explica que a subida e descida brusca e contínua de móveis muito altos pode sobrecarregar a coluna e as articulações. Sem contar o risco de fraturas ou lesões.

Voltadas para a acessibilidade, as escadas também são indicadas para pets com problemas de locomoção. Como aqueles que apresentam obesidade, luxações de ligamento, artrite, etc.

bem-estar-animal-cachorro

Nas lojas da Petz, você encontra uma ampla oferta de produtos de qualidade desenvolvidos especificamente para melhorar o bem-estar animal. Entre, agora mesmo, na página da nossa loja ou visite a unidade mais próxima de você!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog