Brincadeiras para gatos: por que são importantes para os felinos?

Postado por PETZ, em Atualizado em Jul 16, 2021

Bem-Estar
Brincadeiras para gatos: por que são importantes para os felinos?
Tempo de leitura: 3 minutos

Os felinos são comumente caracterizados como animais mais independentes que os cachorros, podendo preferir ficar sozinhos por mais tempo. Porém, você já parou para pensar em como eles se entretêm enquanto não estamos em casa? É aí que entram as brincadeiras para gatos.

gato no arranhador

Assim como nós, os bichanos estão sujeitos a sentir o tédio e o estresse decorrentes dos dias de ócio. Por isso, garantir o divertimento desses pets extremamente curiosos é essencial para mantê-los saudáveis, tanto física quanto mentalmente. Confira dicas de brincadeira de gato!

Por que proporcionar brincadeiras para o gato?

Instintivamente, os gatos gostam de ter uma vida livre. Portanto, viver em casa pode acabar se tornando estressante para eles, resultando até em quadros de depressão e ansiedade. 

Por isso, é importante que haja coisas para gato brincar e se distrair. Uma vantagem oferecida pelas brincadeiras é fazer com que eles gastem energia e não se tornem sedentários — desenvolvendo os hábitos noturnos naturais.

As brincadeiras favoritas dos bichanos

Quem tem um felino sabe que, mesmo sem companhia ou brinquedo, ele vai procurar alguma brincadeira para gato, seja perseguir insetos ou até arranhar os móveis. Isso porque, como todos os animais, eles têm instintos que precisam ser estimulados para levarem uma vida mais saudável e feliz.

Sendo assim, entre as brincadeiras para fazer com gatos, podemos destacar aquelas que vão de encontro aos principais instintos: a caça e a exploração territorial. Atualmente, é possível apontar como as opções favoritas dos bichanos:

  • varinhas: feitas com elementos chamativos, como penas e pelúcias. Elas instigam a curiosidade e estimulam o instinto de caça, além de serem uma forma dos tutores terem como brincar com gato de forma mais próxima;
  • bolinhas, ratinhos e pelúcias: quanto mais cheios de elementos que se movimentam, melhor. Isso porque darão a impressão de estarem vivos, estimulando ainda mais a caça nos bichanos;
  • insetos: outra opção para estimular a caça e a exploração do ambiente são os insetos de brinquedos, que andam sozinhos, dando a impressão de estarem vivos;
  • laser points: são os famosos lasers que projetam pontos de luz. Com eles, os gatos se divertem ao tentarem perseguir a iluminação, o que garante diversão pura sem muito esforço por parte do tutor. Lembre que a luz nunca deve ser apontada para os olhos do seu pet, pois isso pode prejudicar a visão.

gato brincando com bolinha azul

Os bichanos não gostam apenas dos brinquedos fabricados especialmente para eles. Caixas de papelão, novelos de lã e até bolinhas de papel podem se tornar instrumentos fundamentais de brincadeiras para gatos. Só fique atento para que eles não engulam algum corpo estranho acidentalmente. O ideal é que o objeto seja retirado sempre que for danificado.

Diversão para você e seu gatinho!

Quem disse que as brincadeiras para gatos são pensadas para eles se divertirem sozinhos? Tirar um momento do dia para brincar com os felinos é muito bom para fortalecer o vínculo com os bichanos.

O importante é saber do que os gatos gostam de brincar, evitando que eles o vejam como presa. Por isso, nunca estimule a brincadeira para gatos de caça com as mãos, desencorajando ataques aos calcanhares. Para isso, tenha sempre algum brinquedo à mão para o qual você possa desviar a atenção.

Agora que você já sabe a importância das brincadeiras para gatos, que tal dar um brinquedo novo para o seu amiguinho? Na Petz, você encontra diversas opções desenvolvidas especialmente para estimular o instinto dos felinos, feitas com materiais atóxicos e seguros para o seu pet.

filhote de gato brincando com o tutor

Não deixe de acompanhar nosso blog. Aqui, temos conteúdos informativos sobre todos os bichinhos de estimação para tirarmos dúvidas sobre comportamento, alimentação, cuidados e muito mais. Confira!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *