Bem-Estar

Quais são as causas para cachorro chorando e o que fazer para acalmá-lo?

Publicado em 26 de março de 2021

Tempo de leitura: 5min

O ato não produz lágrimas, tampouco está associado a sentimentos super complexos, como culpa ou remorso. Mas só quem já viu um cachorro chorando sabe quanto isso pode ser angustiante. 

cachorro triste deitado na grama

E não é para menos! Como uma das maneiras que os cães têm para se comunicar, o choro pode indicar desde problemas comportamentais até alterações físicas, como dor.

Mais do que apenas para resolver o incômodo provocado pelos ruídos, investigar as causas do choro de cachorro é importante para garantir o bem-estar físico e emocional do seu amigo. A seguir, saiba por que os cachorros choram e o que fazer para ajudá-los.

5 motivos pelos quais os cachorros choram

Persiste entre alguns tutores a tendência a humanizar os comportamentos caninos. Depois de uma bronca verbal, é comum alguns tutores jurarem de pés juntos terem visto lágrimas nos olhos do filho de quatro patas e associar isso ao fato de que cachorro chora. 

Mas saiba que isso é bobagem. “Um cachorro chorando não produz lágrimas, e sim um som agudo e repetitivo”, esclarece a Dra. Mayara de Souza, médica-veterinária da Petz Florianópolis. Já no que diz respeito aos motivos para o choro, listamos abaixo alguns dos principais:

1. Saudades da mãe

Os primeiros meses de vida ao lado da mãe são fundamentais para o bem-estar físico e emocional do pet. É a partir dessa relação que o cãozinho obtém seu alimento, primeiros cuidados e também a sensação de segurança nessa fase delicada. 

Levando em conta esses fatores, não é de se estranhar que o cachorro sinta a falta da mãe quando é separado dela. Essa saudade, por sua vez, pode levar a cachorro chorando e uivando, especialmente à noite. 

 

2. Estranhamento a uma nova situação

Assim como filhotes estranham a ausência da mãe, cães mais velhos também podem demorar para se acostumarem a uma nova situação. Após uma adoção, é relativamente comum que os cães se sintam desconfortáveis e chorem durante a noite. 

Para amenizar o problema, é importante que o pet receba muito carinho e que tenha um cantinho dele, onde possa se sentir seguro e ir se acostumando ao novo lar. Desse modo, ele se sente acolhido e as chances de cachorro chorando e tremendo diminuem.

3. Ansiedade por separação

Um dos transtornos mais comuns relacionados a cachorro chorando do nada é a ansiedade por separação. Ela é caracterizada por comportamentos estereotipados, como lambedura excessiva das patas, assim como por latidos em excesso, comportamento destrutivo e choro. 

cachorro deitado triste

Entre suas causas estão um vínculo muito forte com o tutor e a falta de independência e de estímulos capazes de distrair seu amigo de quatro patas quando ele está sozinho.

4. Alerta de fome ou de falta de atenção

Por seu ruído alto e persistente, o choro é uma das maneiras mais eficazes de o pet chamar nossa atenção. Não à toa, é a esse método que muitos cães recorrem quando querem que o tutor lhes dê comida ou quando estão carentes de atenção. Ainda mais quando percebem que a técnica funciona, muitos cães usam o choro a fim de chamar o tutor para passear ou brincar.

5. Dores e desconfortos físicos

Até agora, nós falamos principalmente em choro decorrente de desconfortos emocionais. No entanto, o choro de cachorro também pode indicar problemas físicos, especialmente dores agudas em alguma parte do corpo. 

Para identificar esse tipo de choro, observe se este começou de uma hora para outra e se está acompanhado de outros sintomas, como falta de apetite e prostração. Em caso de suspeita, leve seu amigo ao veterinário o quanto antes para uma avaliação.

O que fazer quando o cachorro fica chorando?

Para resolver a questão do cachorro chorando, não adianta reprimir. Em vez disso, é fundamental investigar qual é a causa do problema. Afinal, essa é uma das únicas maneiras que o pet tem para demonstrar qualquer problema.

No caso de filhote ou de cachorro chorando à noite, se ele for recém-chegado, a Dra. Mayara recomenda verificar se está tudo bem no local onde o pet está. 

“Ele necessita de um cantinho confortável e calmo. É preciso verificar se há comida, água, e se o ambiente está livre de correntes de vento frio”, diz a veterinária. Tomando esses cuidados, a tendência é que o pet vá se acostumando à nova situação até parar de chorar.

Já para os tutores que têm um cachorro chorando muito, e também para aqueles que sofrem de ansiedade por separação, o aconselhamento de um especialista em comportamento canino pode ser de grande ajuda. 

Além disso, vale a pena apostar em uma rotina capaz de gastar as energias e estimular comportamentos naturais do pet. Dessa maneira, ele ficará mais cansado e menos ansioso durante a noite e nos períodos em que precisar ficar sozinho.

cachorro triste deitado

Cachorro chorando é indício de diversos problemas. Por isso, se o pet permanecer desconfortável, não deixe de levá-lo a um médico veterinário. Em caso de emergência, a Petz conta com clínicas 24 horas para atender você e seu amigo. Verifique qual é a unidade mais próxima a você!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog