Bem-Estar

Cachorro com medo de chuva: saiba como ajudar o pet

Enquanto alguns cachorros ficam super entediados em dias úmidos e chuvosos, é comum encontrar cachorro com medo de chuva, que vive momentos de puro terror durante tempestades. É comum encontrarmos relatos de tutores que precisam ajudar seus amigos a superar o pavor dos dias chuvosos.

Mas, se pararmos para pensar, a personalidade de um cachorro combina mais com um dia quente ensolarado do que com uma tarde chuvosa e úmida, não é mesmo? Os cachorros são, no geral, animados e enérgicos, e adoram passear ao ar livre!

Para quem tem um cachorro com medo de chuva em casa, preparamos um guia que irá ajudá-lo a lidar com a fobia do pet!

Medo é coisa séria!

Claro, é de cortar o coração ver o cachorro com medo de trovão, de vento… Mas, no fundo, você sabe que as tempestades não farão mal algum a ele, certo? Bom, segundo especialistas, não é bem assim.

A médica-veterinária da Petz, Dra. Carolina Pozzebom, explica que o medo pode estressar o pet, gerando traumas e problemas comportamentais. As chuvas são um pouco mais complicadas por um motivo simples: são impossíveis de se evitar.

Passar por esses momentos de terror de forma recorrente é muito desgastante. Cachorros mais velhos precisam de um cuidado ainda maior, visto que podem sofrer paradas cardiorrespiratórias ou outras complicações.

Descubra do que ele tem medo

O primeiro cuidado a se tomar para ajudar o seu cachorro com medo de chuva é observar seu comportamento durante um dia de tempestade. Você pode não entender porquê o cachorro tem medo de chuva, mas isso ajudará a entender de onde vem o medo, e facilitará na hora de combatê-lo!

Os principais sinais que um cachorro com medo de chuva pode apresentar durante tempestades são:

  • respiração ofegante;
  • coração acelerado;
  • nariz quente;
  • pupilas dilatadas;
  • salivação excessiva;
  • rabo entre as pernas,
  • orelhas e cabeça baixas.

Além disso, cachorros com medo tentam fugir ou se esconder, principalmente em um local que consideram seguro, como a cama ou o quarto do tutor. Se notar esses sinais em seu amigo, ele provavelmente tem problemas com a chuva, e o melhor é tentar ajudá-lo a lidar com esse medo.

Como tranquilizar o cachorro com medo de chuva?

A maior preocupação, quando notamos o pavor do pet, é descobrir como ajudar o cachorro com medo de chuva a passar por isso. Não precisa se desesperar! Existem algumas algumas técnicas fáceis de serem implementadas. Confira os quatro passos para ajudar o pet a lidar com o medo.

Mantenha-se tranquilo

Cachorros são sociáveis, e absorvem muitos dos estímulos exteriores. Por isso, o melhor a fazer quando se tem um cachorro com medo de chuva é ficar bem calmo durante uma tempestade.

“O tutor precisa passar segurança ao cão, mostrando que está tudo bem”, comenta a veterinária. Quando ele perceber que os outros membros da família não estão com medo, isso lhe trará mais segurança.

Não reforce este comportamento

Se o pet estiver com muito medo, é recomendado afastá-lo do estímulo. Leve-o para uma área mais tranquila da casa, onde ele possa descansar. A Dra. Carolina explica que “não é recomendado reforçar esse estado mental”.

Também não é recomendado abraçar, acariciar ou colocar no colo. “O cachorro precisa entender que não há o que temer”, completa a especialista.

Desvie a atenção

Ao perceber que está se formando uma chuva que poderá assustar seu amigo, desvie a atenção dele com uma brincadeira. Corra com o cachorro pela casa, jogue uma bolinha, ou traga seu brinquedo favorito. A intenção é que ele se distraia, e só perceba a chuva depois de um tempo.

Utilize a dessensibilização sistemática

A técnica mais eficaz para superar medos é a dessensibilização sistemática. Ela consiste em apresentar o objeto de medo, pouco a pouco, até que o pet consiga superá-lo. Para isso, é necessário entender o que causa o pânico.

“Pode ser um som alto, por exemplo”, comenta a Dra. Carolina. “Pouco a pouco, colocamos este barulho para o pet escutar, cada vez mais alto, de forma gradativa”, explica. Dessa forma, o cão vai criando coragem, e, logo estará pronto para enfrentar uma tempestade!

Com estes quatro passos simples, você poderá ajudar seu cachorro a ficar ainda mais valente. Afinal, cachorros sempre nos trazem carinho e alegria em momentos difíceis. Nada mais natural que retribuir!

As lojas Petz oferecem uma série de objetos como floral para cachorro com medo de chuva, além de calmantes e brinquedos para distrair o seu amigo nos momentos de medo. Encontre a Petz mais perto de você e faça uma visita!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Linguagem corporal do cachorro: uma excelente forma de comunicação!

A linguagem corporal do cachorro é uma forma muito eficiente de comunicação. Por causa do…

8 horas ago

Mistério: por que gato não pega carrapato normalmente?

Os tutores de felinos podem se surpreender quando percebem que os bichanos quase nunca são…

10 horas ago

Cachorro pode comer quiabo cozido? Venha descobrir!

Cachorro pode comer quiabo cozido? Esse alimento é muito consumido em pratos típicos de algumas…

13 horas ago

Descubra como escolher nomes de tartarugas

Os répteis são tranquilos e silenciosos e podem ser ótimas companhias. Em geral, eles são…

1 dia ago

Gato com gases: é normal soltar pum?

Um gato com gases pode até ser engraçado. Quando um pet solta pum próximo das…

2 dias ago

Espécies Endêmicas

O que são espécies endêmicas? As espécies endêmicas são aquelas que têm uma distribuição restrita…

2 dias ago