Bem-Estar

Cachorro para apartamento: raças que se adaptam melhor

Publicado em 23 de novembro de 2022

Tempo de leitura: 5min

Seja por praticidade, seja por questões de segurança, uma coisa é fato: cada vez mais gente tem mudado para apartamentos. Ao mesmo tempo, a quantidade de pessoas que contam com um pet nunca foi tão grande! Por isso, é natural se perguntar como escolher um cachorro para apartamento.

Cão apoiado na mesa

A adaptação do pet a ambientes pequenos depende de muitos fatores, desde a raça até a idade do cãozinho. Ainda assim, é bastante complicado apontar com certeza qual é o melhor cachorro para apartamento.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo exclusivo com informações sobre as raças mais indicadas de cachorro para apartamento e os cuidados necessários que devem ser tomados pelos tutores no ambiente.

 

Todo cachorro pode morar em apartamento?

Antes de adotar um novo pet, muitos tutores se perguntam se é adequado ter um animal em um lugar pequeno ou sem área externa. De acordo com a médica-veterinária da Petz, Dra. Renata Brunetto, alguns cachorros podem ter mais dificuldade, dependendo de fatores como raça, idade, porte e rotina.

A estatura de um cachorro é um fator determinante para saber se é recomendado mantê-lo em um apartamento. Algumas raças costumam ser mais silenciosas e precisam se exercitar menos. No entanto, é fundamental providenciar brinquedos e passeios diariamente.

“Raças de cachorro que exigem menores gastos de energia têm temperamento dócil, enquanto as de porte pequeno costumam se adaptar com mais facilidade”, explica. Pensando nisso, confira raças de cachorro para apartamento com fácil adaptação.

Poodle

O Poodle é uma das raças mais populares do mundo e uma ótima opção de cachorro para apartamento. Conhecido por ser inteligente, esse cãozinho é bem fiel e obediente ao tutor.

Uma característica importante do Poodle é a diversidade de portes: grande, médio, anão e toy. No entanto, independentemente do tamanho, o cãozinho apresenta bom comportamento e gosta de gastar energia durante o dia fazendo exercícios e passeios.

cachorro poodle branco dando a patinha.

Lhasa Apso

Entre os preferidos de tutores que desejam ter cachorro para apartamento, o Lhasa Apso se adapta facilmente a ambientes menores. Muito confundido com o Shih-tzu, o pet possui temperamento forte e é companheiro.

Os cães da raça Lhasa Apso adoram gastar energia e praticar atividades, porém, não necessitam de muitos exercícios físicos. Apesar de ser um cão de pequeno porte, o Lhasa Apso possui um ar superior devido ao seu instinto guardião.

Maltês

Muito conhecido pelo tamanho e por sua pelagem totalmente branca, o Maltês é um cão bastante dócil e inteligente. Além de se dar bem em ambientes pequenos, a raça é amigável e gosta da companhia de outros animais e crianças.

Assim como outros cachorros, é necessário adaptar o Maltês às mudanças na rotina, pois se trata de um cãozinho que possui dificuldades ao ficar sozinho e pode desenvolver a chamada “ansiedade de separação”, quando fica solitário e sente falta dos tutores.

Yorkshire Terrier

Outra raça de cachorro para apartamento é o Yorkshire Terrier. Com pelagem preta e longa, além de porte pequeno, é um dos favoritos entre as crianças e os tutores do mundo todo.

Assim como o Maltês, o Yorkshire Terrier é um cãozinho que requer bastante atenção por parte dos tutores. Além disso, a prática de exercícios é fundamental no cotidiano do pet devido à grande quantidade de energia que ele gasta.

Cachorro de médio e grande porte em apartamento

Ainda que os cãezinhos pequenos sejam vistos como as melhores opções de cachorro para apartamento, existem outras possibilidades. Afinal, pode ser que o tutor já tenha um cachorro grande e precise mudar para um apartamento.

A Dra. Renata explica que o que deve ser levado em consideração na hora de escolher um cão para apartamento é se a rotina dos tutores se encaixa às necessidades do cão: “Assim, é possível adaptar cães de médio e grande porte aos apartamentos”, afirma.

A especialista também lembra que, apesar do tamanho, é possível ter um cachorro grande para apartamento. É o caso, por exemplo, do Schnauzer, do Golden Retriever, do Labrador e do Boxer. No entanto, a especialista alerta que é preciso ter cuidado com o tamanho do apartamento e a frequência de exercícios.

Cuidados com os cães em apartamento

Além das raças de cachorro para apartamento, os tutores devem se atentar a fatores fundamentais para cuidar dos cãezinhos em ambientes menores. Algumas práticas podem evitar comportamentos indesejados.

Os passeios diários são fundamentais para garantir o gasto de energia, a sociabilização e o controle de peso do pet. Devido ao espaço reduzido, cães de apartamento têm maior tendência à obesidade. Portanto, é importante seguir as recomendações do veterinário a respeito da alimentação.

Outro cuidado importante para os cães em ambientes pequenos é tornar o apartamento mais divertido e confortável, com opções de brinquedos com os quais o cãozinho possa interagir com frequência e se manter distraído. Além disso, acostume-o a ficar sozinho durante alguns períodos e separe um tempo para dar atenção ao pet.

cachorros no sofá

Segundo a Dra. Renata, é comum que um cachorro para apartamento apresente transtornos compulsivos, como o ato de lamber as patas com frequência. “Outro fator importante é a depressão. O cão apresenta falta de apetite, desinteresse por brincadeiras, andar compulsivo, olhar tristonho e isolamento”, alerta.

Portanto, se o seu cãozinho apresentar algum desses sinais, leve-o ao veterinário! Agora que você já sabe sobre os cuidados com os cães no apartamento, o que acha de preparar o ambiente para recepcioná-lo? No site da Petz você encontra tudo o que precisa!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog