Bem-Estar

Cachorro pode entrar na piscina? Saiba como se divertir com segurança!

Publicado em 23 de maio de 2021

Tempo de leitura: 5min

Um dia de sol com a família reunida: poucas coisas completam este cenário quanto uma piscina! Com todo mundo junto, nadar e brincar na água é uma diversão e tanto. Mas e os peludos? Será que o cachorro pode entrar na piscina e aproveitar juntos dos humanos?

cachorro pode entrar na piscina

Antes de dar um tibum com seu meu amigo de quatro patas, é preciso ter alguns cuidados e entender que nem todo cão é um nadador nato. Por isso, separamos algumas dicas e pontos de atenção para você entender melhor como curtir um dia com o cachorro na piscina!

Antes de começar a brincadeira

Como falamos ali em cima, mesmo que exista o famoso “nado estilo cachorrinho”, nem todo cachorro sabe nadar. Por isso, na primeira vez que for nadar com o cão, observe-o com atenção e ajude-o a ficar na superfície. 

Alguns pets que precisam de atenção especial são os braquicefálicos, como Pugs e Bulldogs Franceses, ou os que têm perninha curta, como Dachshunds. No entanto, mesmo que ele saiba nadar, em hipótese nenhuma, o cachorro na piscina pode estar sozinho.

Para que a pele do bichinho não fique machucada ou queimada pelo sol, o ideal é passar um filtro solar especial para pets. Não se esqueça de reaplicar o produto no decorrer do dia para que o cão esteja sempre protegido dos raios solares.

Durante o banho de piscina

Estes cuidados iniciais são muito importantes, mas ainda é necessária muita atenção durante a diversão. Hoje em dia, existem diversos acessórios que permitem um dia de brincadeiras mais seguro e feliz tanto para os peludos quanto para os tutores. 

Piscina para cães

Pode parecer estranho, mas é isso mesmo! Uma piscina para cachorro exclusiva é segura e evita acidentes que podem acontecer caso o pet entre na água junto dos humanos. Geralmente, são menores e mais rasas, com a profundidade ideal para o peludo fazer a festa e não ficar em risco.

Se o seu companheiro não gosta muito de água, mas ainda quer se refrescar no calor, em vez da piscina de cachorro, você pode optar por um tapete gelado. Se você colocar o tapetinho do lado de fora, em local de sombra, o pet poderá acompanhar a família toda!

Brinquedo de boia

Escolher brinquedos especiais para a água é essencial! Por isso, faça uma seleção de acessórios flutuantes que seu peludo goste e espalhe-os pela água para que ele possa se divertir.

Evite brinquedinhos que absorvam ou acumulem água da piscina no interior para que o pet não acabe ingerindo-a por acidente. Além disso, os brinquedos que afundam não devem fazer parte da brincadeira para que o cão não tente ir atrás ou fique frustrado.

cachorro pode entrar na piscina

Colete salva-vidas

Seu cachorro quer entrar na piscina, mas não sabe nadar muito bem? Uma ótima opção é vesti-lo com um colete salva-vidas de pet! Para os cães braquicefálicos, de perna curta, idosos ou que não saibam nadar, esse acessório pode incluí-los na brincadeira com menos risco de acidentes.

Escolha um colete que seja adequado para o tamanho do seu bichinho e mantenha a supervisão constante. Outra dica é adquirir uma plataforma pet. Assim, o cachorro pode entrar na piscina e sair quando quiser! Se essa não for uma opção, sempre esteja disposto a retirá-lo da água.

Outros cuidados na piscina

Assim como com os humanos, a água com cloro faz mal para cachorro. Então, nunca permita que seu peludo beba o conteúdo da piscina, pois isso pode causar enjoo, diarreias e dores abdominais.

Além disso, outro ponto de atenção é a quantidade de tempo que o bichinho passa brincando na água. Isso porque, mesmo com o protetor solar pet, o cloro da piscina pode fazer mal para a pele do cão, causando dermatites. Cachorro pode entrar na piscina, mas delimitar o tempo da brincadeira é fundamental!

Se o cachorro não quer sair da piscina, procure atraí-lo com outros estímulos positivos. Ofereça petiscos e brincadeiras fora d’água para que ele entenda que o dia aquático está acabando. Não tente tirá-lo à força porque isso pode prejudicar tanto a sua segurança quanto a do pet.

Por fim, procure proteger as orelhas do cão para que não entre água. Ao fim do dia, verifique se o local está seco e, se não estiver, retire toda a água cuidadosamente, com a ajuda de um algodão. Essa prática evitará fungos e doenças inflamatórias no ouvido do amigo de quatro patas.

Depois da natação

Após passar o dia inteiro na piscina com segurança, é hora de ir descansar, mas os cuidados não terminam aqui! Dê um banho no peludo para retirar todo o cloro da pelagem e garantir que ele esteja limpinho, livre de qualquer impureza que pode ter prendido no pelo. 

Para isso, utilize um shampoo especial para cães e aproveite para passar o condicionador, pois os químicos da piscina podem danificar a pelagem do pet. Não esqueça de desembaraçar nós que podem ter se formado enquanto o cachorro nadava, com cuidado.

cachorro pode entrar na piscina

Agora que você já sabe que cachorro pode entrar na piscina e como tornar esse dia de brincadeiras mais seguro, confira outros conteúdos aqui, no blog da Petz! Além dos cuidados com os pets, damos dicas de como manter sua piscina sempre nos trinques!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog