Bem-Estar

Cachorro uivando à noite: o que pode ser?

Em muitas vizinhanças é comum ouvir cachorros uivando à noite. Basta esperar algumas horas após o pôr do sol que a sinfonia de uivos e latidos se inicia. Entre lendas e ciência, muitas explicações já foram feitas sobre esse fenômeno. Mas qual é a verdade? Por que será que cães uivam de noite?

Para responder a essa pergunta, temos que entender como os cachorros se tornaram animais domésticos e alguns outros motivos que podem fazer eles soltarem o gogó. Por isso, se você tem um cachorro uivando à noite, vamos tentar te explicar o porquê!

Por que cães uivam?

Antes de virarem essas fofuras que conhecemos hoje, os cães passaram anos sendo domesticados a partir dos grandes e fortes lobos. Há diversas teorias sobre quando, como e por que isso aconteceu, mas não há como comprovar nenhuma delas ainda.

Uma das mais aceitas afirma que as matilhas passaram a acompanhar humanos em busca dos alimentos descartados por nossos antecessores. Em troca, os povoados passaram a manter lobos por perto a fim de proteção e, quando deixaram de ser nômades, começaram a treinar esses caninos para outras tarefas. 

A questão é que mesmo sendo espécies diferentes há milênios, cães e lobos ainda dividem muitas similaridades. Entre elas, o uivado. Por isso você ouve cachorro uivando! Lobos uivam porque essa é a forma como eles se comunicam entre si.

Seja para avisar outra matilha que o território já está ocupado ou para avisar seus companheiros que é hora de caçar, o uivado é a principal forma de linguagem dos lobos. Além disso, lobos são capazes de identificar diferentes uivos, o que facilita diversas tarefas.

Cachorro uivando à noite: o que significa?

Uma coisa é certa — nossos peludos que moram em casa não precisam caçar nem fazer parte de uma matilha. Então por que cachorros uivam à noite?

Como explicamos, o ato de uivar é um instinto natural dos cães. Por isso, quando eles desejam se comunicar conosco ou com outros pets, o fazem por meio de latidos, uivos, rosnados e grunhidos.

Alguns dos motivos que levam o pet a escolher o uivado podem ser alerta de perigo, ansiedade por separação, fome, sede, dor ou até mesmo para chamar a atenção de cadelas no cio. 

Por isso, se estiver se perguntando por que o cachorro fica uivando à noite, deve-se levar em consideração todos esses fatores. O uivado é mais alto e poderoso que um latido e, por isso, é uma melhor opção principalmente quando pets querem se comunicar com os cachorros vizinhos.

A noite é mais silenciosa e tem menos estímulos externos, o que facilita que os cães das proximidades se ouçam melhor. No entanto, a prática não é exclusiva do luar. Raças de cão com heranças mais próximas aos lobos são conhecidas por escolher o uivado em vez do latido (ou até mesmo fazer uma mistura dos dois).

Meu cão está uivando muito. Devo me preocupar?

Mesmo que seja uma atividade natural dos cães, se o seu cachorro está uivando muito, é possível que ele esteja tentando te sinalizar algo. É necessário entender o motivo do uivado do cachorro e, então, tomar uma atitude para diminuir a frequência desse hábito.

Tente se comunicar com o peludo e observar o que pode estar fazendo-o uivar. O motivo pode ser um barulho muito alto ou alguma dor que ele esteja sentindo. 

Por isso, faça check-ups constantes do cão no veterinário e explique o hábito que o pet tem de uivar. O especialista poderá examinar o peludo para entender se há algo errado com o fato de o cachorro estar uivando a noite inteira.

Se ele estiver saudável, o adestramento com estímulos positivos pode fazer seu peludo uivar menos e te ajudar a entender o que pode estar causando o hábito. Além disso, disponibilizar um ambiente em que ele possa interagir e gastar energia também é fundamental.

Gostou de saber mais sobre cachorros uivando à noite? Então aproveite sua visita e navegue pelos outros conteúdos que postamos aqui, no blog da Petz! Publicamos dicas e curiosidades diversas sobre os bichinhos constantemente!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Linguagem corporal do cachorro: uma excelente forma de comunicação!

A linguagem corporal do cachorro é uma forma muito eficiente de comunicação. Por causa do…

14 horas ago

Mistério: por que gato não pega carrapato normalmente?

Os tutores de felinos podem se surpreender quando percebem que os bichanos quase nunca são…

16 horas ago

Cachorro pode comer quiabo cozido? Venha descobrir!

Cachorro pode comer quiabo cozido? Esse alimento é muito consumido em pratos típicos de algumas…

19 horas ago

Descubra como escolher nomes de tartarugas

Os répteis são tranquilos e silenciosos e podem ser ótimas companhias. Em geral, eles são…

2 dias ago

Gato com gases: é normal soltar pum?

Um gato com gases pode até ser engraçado. Quando um pet solta pum próximo das…

2 dias ago

Espécies Endêmicas

O que são espécies endêmicas? As espécies endêmicas são aquelas que têm uma distribuição restrita…

3 dias ago