Cães bem estar

Agressividade: é possível reverter?

A agressividade em cães é um traço indesejado pelos tutores e pelas pessoas que convivem com esses animais, pois atrapalha o convívio e muitas coisas corriqueiras, como banhos, limpeza de orelhas e patas, colocação de coleira e o contato com pessoas e outros animais. Porém, é preciso entender que todos os cães podem apresentar algum grau de agressividade, que pode surgir por diversos fatores, como:

  • medo e defesa
  • possessividade
  • dominância entre cães

Algumas demonstrações de agressividade, que muitas vezes são ignoradas ou minimizadas pelos tutores, devem ser tratadas imediatamente, para que o problema não se agrave. São elas:

  • Rosnados por posse de algum objeto ou alimento: muitas pessoas encaram esse comportamento como natural, uma vez que entendem que o cão pode guardar um objeto que foi dado a ele.
  • Rosnados ou latidos quando estranhos ou pessoas próximas ao tutor se aproximam: é encarado como comportamento de “guarda”, porém, o cão pode demonstrar essa mesma conduta com pessoas conhecidas, por não saber discernir quando “guardar” o tutor.
  • Agressividade quando abordado por pessoas desconhecidas: para muitos, é um comportamento natural e desejável que o cão não seja “desinibido” com pessoas estranhas, porém, o animal pode agir de forma inesperada.

Um cão agressivo, que já tenha causado muitos danos e machucado seriamente pessoas ou animais, é certamente mais difícil de se reabilitar do que um cão que ainda “blefa” nesse comportamento. Portanto, é preciso intervir o mais rápido possível, quando surgir qualquer sinal de agressividade, com treinos baseados em reforço positivo, que envolvam todas as pessoas com as quais o cão convive.

Dessa forma, as pessoas aprenderão a lidar e a tratar o problema da forma correta, não permitindo que os maus comportamentos dos animais sejam praticados e reforçados. Geralmente, nesses casos, é possível solucionar os problemas de forma praticamente integral.

Cães agressivos devem ser treinados e tratados para que não demonstrem mais os comportamentos, porém, alguns fatores devem ser levados em consideração para o sucesso do treino, como:

  • há quanto tempo o problema existe
  • com que frequência os tutores poderão treinar o pet
  • se existem problemas de saúde no cão
  • como é o ambiente e as pessoas com as quais o animal convive

Dependendo dos comportamentos e de como é o cão, talvez ele nunca volte a ser um animal totalmente dócil ou confiável, em todas as situações. Alguns cães podem melhorar muito com o treinamento com reforço positivo, a ponto de ganharem novamente o convívio supervisionado com pessoas e outros animais, porém, eles devem ser manejados de forma específica, para evitar problemas quando não houver supervisão. Isso é bastante comum em casos de agressividade entre cães, que precisarão ter espaços separados para quando ficarem sozinhos sem os tutores.

De qualquer forma, em casos de agressividade é sempre indicado o acompanhamento de um profissional qualificado, que possa interpretar os comportamentos do pet e orientar a família, para que possam lidar da melhor forma possível, dando segurança e qualidade de vida para todos.

Por Juliana Yuri, adestradora e consultora comportamental da equipe Cão Cidadão
Criada por Alexandre Rossi, a Cão Cidadão atua há 15 anos com adestramento e comportamento animal. Oferece adestramento em domicílio, consultas comportamentais, além de uma agenda mensal de cursos e palestras. Tudo isso com muito amor e respeito. Para saber mais sobre a Cão Cidadão, entre em contato com a Central de Atendimento, pelo telefone (11) 3571-8138, ou acesse www.caocidadao.com.br.

 

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Papagaio pode comer pitaya? Descubra já!

Sabemos que além de fazerem bem à saúde, as frutas são alimentos que as aves…

23 horas ago

Pássaro Mandarim cores branca, laranja ou colorido: saiba tudo sobre essa ave!

Se você está em busca de uma ave encantadora ou simplesmente quer saber mais sobre…

24 horas ago

Descubra como adestrar um golden retriever em casa!

Considerada uma das raças mais queridas, bonitas e inteligentes, o Golden Retriever conquista quem quer…

24 horas ago

Como saber se o cachorro está com doença do carrapato e o que fazer

Algumas enfermidades causadas por ectoparasitas são graves e causam uma variedade de sintomas debilitantes. Aprenda…

2 dias ago

Como secar leite de gato? Confira!

Amamentar os filhotes é um desafio para qualquer mamãe, ainda mais quando a ninhada é…

2 dias ago

Como saber se o cachorro está com dor de ouvido?

Cuidar adequadamente de um cão é uma tarefa que vai muito além de dar uma…

2 dias ago