Cães bem estar

Cães que comem plantas

Quem já não ouviu falar ou tem um cão que simplesmente come ou destrói seu lindo jardim, suas plantas ou seu quintal? Pois é, esse tema é muito abordado e não é tão fácil fazer com que o cão se livre desse hábito.

Normalmente, os cães começam a procurar as plantas por falta de atividade física ou mental. Eles podem estar se sentindo entediados, sozinhos, inseguros ou nos casos de filhotes, sua gengiva pode estar coçando muito em função da troca dos dentes e, por isso, procuram algo interessante para fazer.

Cães precisam também se exercitar, pois, além de ser um hábito saudável, eles se distraem, se acalmam, têm contato com o proprietário e diminuem a sua ansiedade. Sugiro passeios diários de acordo com a necessidade e o porte do seu pet.

Outra forma muito eficiente é a utilização de brinquedos que estimulem ou aliviem seu animal de estimação. No caso de filhotes, brinquedos que tenham aquelas cerdas macias costumam funcionar, pois causam alívio para as gengivas.

Para cães maiores, precisamos de objetos que os distraiam e proporcionem prazer em mordê-los para, assim, diminuir a ansiedade deles.

Mas, como fazer com que os cães prefiram os brinquedos às plantas?

Mostre o brinquedo fazendo muita festa e demonstrando ser um objeto especial. Comece brincando com ele e, toda vez que seu cão pegar esse objeto, faça a associação positiva, com elogios e muita interação, mostrando a ele o quanto é especial.

Quando ele tentar pegar as plantas, diga a palavra NÃO firmemente e o retire do local. Assim que ele voltar a pegar o brinquedo, recompense novamente, podendo até dar um petisquinho. Logo, ele fará a associação correta, mordendo e destruindo os brinquedos e não o seu jardim.

Outra dica bastante válida é colocar spray amargo, próprio para pets e vendido em casas especializadas, para que ele sinta uma sensação desagradável ao tocar nas plantas. O importante é que seja um produto especializado, para que não faça mal para seu pet ou plantas.

Não se esqueça de que cães precisam ter locais adequados para brincar à vontade. Qualquer dúvida, sugiro que procure um profissional para ajudá-lo.

Boa sorte e até a próxima!

Por Mariana Taioli, adestradora da equipe Cão Cidadão.
Criada por Alexandre Rossi, a Cão Cidadão atua há 15 anos com adestramento e comportamento animal. Oferece adestramento em domicílio, consultas comportamentais, além de uma agenda mensal de cursos e palestras. Tudo isso com muito amor e respeito. Para saber mais sobre a Cão Cidadão, entre em contato com a Central de Atendimento, pelo telefone (11) 3571-8138, ou acesse www.caocidadao.com.br.
Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Receita de bolo para cachorro: duas receitas para a comemoração desse dia especial

Que os cachorros são os melhores amigos do homem todo mundo já sabe, mas agora…

24 horas ago

Cera preta no ouvido do cachorro, o que pode ser?

Assim como qualquer animal, os cães também têm um pouco de cera de ouvido. Porém,…

2 dias ago

Por que seu cão come tanto e o que fazer para diminuir o problema

Por Alexandre Rossi - Dr Pet Cachorro gordo e guloso. O que para muita gente…

2 dias ago

Manual do gato sociável

Por Alexandre Rossi - Dr Pet Eles podem parecer durões, distantes e com instinto de…

2 dias ago

Mundo felino: gato pode tomar chá?

Os gatos são animais cheios de personalidade e muitas vezes podem nos surpreender com seus…

3 dias ago

Entendendo a lisencefalia: o que os tutores precisam saber

A lisencefalia, ou lissencefalia, é uma doença neurológica que pode afetar os cães e, mais…

4 dias ago