Bem-Estar

Coleira com identificação: segurança para o pet

Todo bichinho de estimação precisa de cuidado e atenção. A coleira com identificação é um exemplo disso. Sendo uma das medidas mais importantes para garantir o retorno ao lar, esse pequeno acessório dá um charme todo especial e ainda ajuda em situações inesperadas.

Imagina se seu animalzinho fugir ou se perder, e outra pessoa encontrá-lo: como o pet será devolvido sem a informação de como encontrar ou entrar em contato com você?

Importância da coleira com identificação

Mesmo para aquele animal que não sai de casa, a coleira com identificação é muito importante. Imprevistos acontecem: sem querer, o portão da rua fica aberto, e o peludo some. Outra possibilidade é a porta ficar aberta por causa de um assalto, e o animal perder-se.

Por isso, coloque a plaquinha de identificação na coleira do pet e nunca mais a tire! Essa é uma forma de garantir que ele voltará para casa salvo e o mais rápido possível.

Tipos de coleira com identificação

Existem muitos modelos de coleira com identificação para cães e gatos, desde os mais simples até os mais modernos. Trata-se de uma indicação de que o peludo possui uma família à espera.

As coleiras também são fabricadas com diversos tipos de materiais. É possível escolher a cor, o formato e o tamanho da plaquinha de identificação. Para fechar com chave de ouro, dá para fazer uma coleira personalizada para o pet.

Coleira tradicional com placa de identificação

Esse tipo de coleira com identificação é o mais comum, primeiro a ser fabricado para os animais de estimação. Ele fica no pescoço e pendura a placa em um anel de metal.

Essa coleira de identificação para cachorro e gato é muito prática. Ela permite a troca da plaquinha caso o tutor mude de número de telefone, por exemplo. No entanto, isso facilita que o pet perca a placa.

Coleira tradicional com placa de identificação rebitada

A coleira com placa de identificação rebitada é uma opção para os pets agitados, que vivem perdendo a placa. O rebite impede que ela seja removida. Essa é a coleira de identificação para gatos mais usada após a tradicional.

É uma boa ideia para tutores ou pets que se incomodam com o barulho que a placa faz enquanto o animal está andando ou correndo. Como é imóvel, não produz nenhum som. A desvantagem é que, caso o tutor mude de dados, terá que comprar uma coleira nova.

Coleira com informações gravadas

Esse tipo de coleira também é uma opção para evitar o barulho e a perda da plaquinha. É tradicional, feita de tecido, como o couro, que contém as informações bordadas.

É um tipo de coleira personalizada para pet no sentido de que é possível bordar não só os dados do tutor, mas alguma informação importante sobre a saúde do animal, como medicação de uso contínuo com dose e horário de ingestão.

Coleira com recursos tecnológicos

Existem coleiras com recursos tecnológicos bastante interessantes. Algumas possuem QR code. Caso o pet seja encontrado, basta apontar o celular para ele e acessar os dados do tutor.

Uma das alternativas mais bacanas para animais fujões é aquela com GPS acoplado. Assim, o tutor pode seguir o peludo caso ele se perca.

Animais com microchip precisam de coleira com identificação?

Essa é uma pergunta bastante comum, pois as pessoas acham que o microchip é um rastreador — um mito. Ele não tem bateria que sustente a emissão de sinais a longo prazo para ser rastreado.

Outra coisa que as pessoas não sabem é que os dados do tutor e do pet não são gravados no microchip. É preciso vincular o número do microchip às informações do tutor em um site próprio para esse fim.

Quais informações são necessárias?

A coleira com placa de identificação precisa conter ao menos os dados básicos para o tutor ser contatado caso o pet seja achado, como número de telefone com DDD, nome do pet e do próprio tutor.

O tamanho da placa influencia a quantidade de dados colocados. Em coleiras mais modernas, com QR code, o tutor pode inserir telefones extras para garantir que o pet volte para casa.

De qualquer forma, a coleira com identificação é importante. Se você quer garantir o bem-estar do seu companheiro do reino animal, não deixe de acessar outros conteúdos no blog. É fácil manter-se informado com a Petz!

Agora que você já sabe tudo sobre a coleira com identificação, pode escolher o melhor modelo para o seu amiguinho. Nas lojas da Petz, você encontra diversas opções para manter o seu bichinho seguro. Confira as melhores agora mesmo.

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Antibiótico humano para cachorro faz bem ou mal?

Uma verdadeira revolução da medicina, os antibióticos surgiram para combater microrganismos capazes de fazer grandes…

11 horas ago

Doença do gato nos olhos: desmistificando a toxoplasmose ocular

A doença de gato nos olhos é o nome popular para a toxoplasmose ocular, uma…

17 horas ago

Cachorro com ânsia de vômito, mas não vomita: o que pode estar acontecendo?

Assim como nós, os cães também estão sujeitos a ficar enjoados. Esse quadro é caracterizado…

2 dias ago

Doenças de pele em gato: sintomas e cuidados essenciais

As doenças de pele em gato merecem atenção especial por parte dos tutores. Esse é…

2 dias ago

Aprenda como fazer muda de bromélia

As plantas podem fazer parte da decoração da casa e dar um novo ar ao…

3 dias ago

Calopsita espirrando: o que pode ser?

A calopsita espirrando merece uma atenção especial. Quando se trata da saúde de um animal…

3 dias ago