Gatos Raças

Raça de gato peludo: conheça as mais fofas!

Sucesso absoluto entre muitos tutores, os gatos são elegantes e encantadores. Além disso, o charme deles vêm da pelagem bem vistosa. Escolha a sua raça de gato peludo e aprenda como cuidar bem desse atributo do bichano!

Pets com pelagem longa necessitam de cuidados especiais. Sem o tratamento diferenciado, esses gatos ficam mais propensos a doenças causadas por ácaros e pulgas, por exemplo, além de alergias e irritações na pele. A seguir, confira algumas raças interessantes.

Persa

Não tinha como começar com outra raça de gato peludo. O gato Persa é muito popular entre os fãs de bichanos. A sua bela pelagem comprida traz tanto um ar de elegância quanto uma personalidade muito fofinha e simpática. Por muitos, ele é considerado o gato mais peludo do mundo

Esse bigodudo é de porte médio e pode chegar a pesar até 6 ou 7 kg. O seu pelo é muito longo, sedoso e macio ao toque, e as cores possíveis são lindas. A cauda também é bastante peluda e fica redondinha no pet adulto.

O temperamento da raça é de um animal calmo, pacífico, obediente, que ama dormir — sendo até um tantinho preguiçoso. Com certeza, é um bichano que gosta muito de ficar em casa. Raramente gosta de sair para a rua para dar voltinhas diárias.

É uma raça que convive bem com outros gatos e animais de outras espécies, assim como com crianças. Porém, não espere nenhum tipo de entusiasmo por parte dele nessas interações.

Maine Coon

O Maine Coon pode ser um bichano desconhecido para muitas pessoas, entretanto, essa raça está ganhando cada vez mais espaço nos corações dos tutores. Conhecido como “gato gigante”, esse belo pet pode chegar a pesar até 12 kg e medir até 1 m de comprimento.

De maneira geral, esse gato peludo é simpático e brincalhão. Além disso, é calmo, inteligente, amigável e também se dá muito bem com outros animais e crianças. Diferentemente do Persa, porém, o Maine Coon adora a interação com eles.

Sua pelagem é tão comprida quanto a do Persa, embora menos densa, e a coloração também é muito variada, sendo sempre brilhante. O pelo é sedoso. Ele é um gato que gosta de tomar banho, então, não se preocupe com o estresse de banhos rotineiros para os cuidados com a pelagem longa.

Apesar de ser mais ativo do que o Persa, ele também é um pouco preguiçoso e gosta de comer. Dessa maneira, seu peso deve ser controlado para que o peludo não desenvolva obesidade e doenças relacionadas, como diabetes, por exemplo.

Skookum

O Skookum é uma raça de gato pequeno e peludo. Aliás, ele é uma das menores raças de gato do mundo. Possui perninhas curtas, pois é resultado do cruzamento do Munchkin com o LaPerm.

Essa raça de gato peludo possui a pelagem comprida e encaracolada. Seu corpo é musculoso, e ele pesa entre 1,5 e 3 kg. É bastante animado, confiante, e está sempre explorando e caçando.

O Skookum é muito sociável, por isso, se dá bem com crianças e com outros gatos e animais. Além disso, essa pequena bola de pelo é muito carinhosa e adora ficar ao redor de sua família.

Angorá

Outra raça muito popular, o Angorá conquista todos pela aparência. Ele é originário da Turquia, mas se popularizou por toda a Europa no século XVI. O belo pelo do pet pode aparecer em diversas cores, principalmente caramelo e branco. Em geral, o animal com esta coloração tem olhos azuis.

A bela cauda felpuda é a característica mais marcante dele. Essa é uma raça de gato peludo sociável e enérgica, que adora brincadeiras e se dá bem com toda a família. Além disso, ele adora água, e é comum vê-lo brincando em poças e banheiras.

Esses felinos são muito inteligentes e até aprendem diversos comandos. O Angorá também é muito grudado em seu tutor, seguindo-o por onde ele for. Ele não se dá muito bem com outros animais, justamente por ter muito ciúme de seu humano.

Ragdoll

O Ragdoll é um gato grande e peludo. A origem dessa raça é recente: foi criada na década de 1960, sendo um cruzamento do Angorá com o Sagrado da Birmânia. Sua pelagem é bastante sedosa e felpuda.

O nome significa “boneca de pano” e revela o comportamento extremamente dócil desse pet. Ele é muito fiel e carinhoso, e também costuma seguir o tutor por onde ele for. Se você gosta de acariciar e mimar gatos, o Ragdoll vai se dar muito bem com você!

O pelo desse pet é muito suave, então, não é de formar muitos nós. Também é um gato de grande porte, podendo chegar a até 9 kg. Ele adora um colo, onde fica totalmente relaxado, à espera de carinhos.

Cuidados com gato peludo

Se você tem um gato peludinho ou está pensando em ter um desses bichanos em sua vida, saiba que existem alguns cuidados a tomar. Para afastar doenças e possíveis irritações, é importante manter a pelagem dos animais muito bem tratada. Confira algumas dicas:

  • escovação diária: esse processo vai retirar os pelos mortos e outras impurezas, garantindo uma ótima aparência e muita saúde. Deve ser feito em casa mesmo, sempre com escova macia (silicone, plástico), para minimizar ao máximo as idas ao pet shop;
  • ração Premium: uma ração de qualidade vai fornecer a nutrição necessária para manter os pelos fortes e brilhantes;
  • visita ao pet shop: devem ser feitas apenas para tosa higiênica, quando necessário, e para desembaraçar nós, quando não for possível resolver em casa.
  • tosa: esses gatos necessitam de tosas higiênicas periódicas, que devem sempre ser realizadas por profissionais.

Prontinho, agora você já sabe mais sobre raça de gato peludo e como cuidar dos bichanos. Encontre sempre os melhores produtos para a aparência e a saúde dos gatos nas lojas da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Aprenda como fazer muda de hortênsia e embeleze ainda mais seu jardim!

Aprenda como fazer muda de hortênsia e transforme seu ambiente externo! Essa é uma planta…

11 horas ago

Cachorro com coceira e feridas: identificando as causas

Um cachorro com coceira e feridas requer atenção imediata dos tutores. Sintomas como esses indicam…

2 dias ago

Calopsita pode tomar leite? Cuidados na alimentação das aves

Essa ave de origem australiana conquistou corações ao redor do mundo. Ela ficou popular por…

2 dias ago

Plantas para pets: coelho pode comer samambaia?

Coelho pode comer samambaia? Se você é tutor de um orelhudo, essa pergunta já pode…

3 dias ago

Periquito pode comer alpiste? Conheça mais sobre a alimentação desse animal

Será que o periquito pode comer alpiste? Essa ave colorida e bastante sociável é muito…

4 dias ago

Periquito pode comer pepino? Como garantir uma alimentação balanceada?

Quem é apaixonado por aves gosta de ver o animal bem, com penas de cores…

5 dias ago