Bem-Estar

Caixa para gato: por que os bichanos enterram seus dejetos?

Publicado em 12 de maio de 2019

Tempo de leitura: 4min

Fofos, carinhosos e independentes, os bichanos são perfeitos para a vida contemporânea. Gatos não precisam de muito luxo: com boa ração, espaço para brincar e uma caixa para gato, eles já estão confortáveis e felizes.

caixa para gato

Entre as práticas mais curiosas dos bichanos, o hábito de enterrar suas necessidades sempre levanta dúvidas. Já pensou por que os gatos fazem isso? É hora de descobrir qual a necessidade desse acessório característico.

Por que gatos enterram suas necessidades?

Para quem deseja ter um gato em casa, um dos primeiros passos é ter uma caixa para gato. Afinal, todos sabem que os bichanos fazem necessidades na areia. Mas por que gatos têm essa prática tão curiosa?

Bom, na verdade, esta pergunta ainda é motivo de investigação para muitos estudiosos. E não há um consenso sobre o porquê o instinto felino leva gatos a enterrarem suas “cacas” na areia, mas algumas hipóteses são as mais aceitas pelos especialistas.

Sinal de respeito

Alguns estudos indicam que os gatos enterram seus dejetos como um sinal de respeito a seus tutores. Segundo essa teoria, por mais que seja conveniente ter as necessidades em um só lugar, os bichanos não procuram a caixa de areia por higiene.

Na realidade, a explicação para isso seria o fato de gatos serem um pouco “selvagens”. Isto é, por mais que sejam domesticados, eles ainda respeitam as leis da selva, na qual a urina é sinal de marcação de território.

Nesse sentido, animais dominantes sempre deixam seu xixi à vista, mostrando que ali é seu espaço. Já os felinos subordinados enterram suas necessidades, mostrando que reconhecem a liderança e não querem causar problemas.

Em outras palavras, de acordo com esta hipótese, quando seu filho de quatro patas utiliza a caixa higiênica, significa que reconhece você como o líder da casa! Você pode, inclusive, ensinar o gato a usar a caixa de areia e tornar essa adaptação benéfica para ambos.

Despistar predadores

Outra teoria interessante, alguns estudiosos acreditam que gatos enterram suas necessidades para despistar predadores. Como os bichanos possuem uma alma selvagem, por mais que não precisem mais se preocupar com animais maiores, eles ainda seguem seus instintos.

caixa para gato pet

Enterrar suas necessidades seria uma forma de esconder seus vestígios e, assim, evitar possíveis predadores. A caixa para gato seria, portanto, um sistema de defesa e proteção para seu amigo, e seria por isso que a falta dela pode deixar o pet estressado.

Cuidados essenciais

Seja qual for o motivo para os bichanos utilizarem a areia para esconder suas necessidades, a caixa para gato é muito importante para manter o bem-estar do seu amigo. Por isso, é necessário ter também alguns cuidados para garantir que seu pet se sinta confortável e seguro na hora de “ir ao banheiro”:

Limpeza

É o cuidado mais essencial quando falamos em caixas sanitárias para gatos. Uma caixa suja pode fazer com que o bichano faça suas necessidades em locais impróprios, como tapetes, sofás ou almofadas. Sem contar que caixas sujas também estressam seu amigo de quatro patas.

Quantidade de areia

É outro ponto no qual devemos estar sempre de olho. Muitos tutores se esquecem de completar a areia de maneira regular, e isso pode incomodar os bichanos. É sempre necessário ter areia suficiente para que o gato consiga enterrar suas necessidades sem problemas.

Quantidade de caixas

Quem tem mais de um bichano em casa precisa ter atenção à quantidade de caixas. Gatos não gostam de dividir seu espaço, e uma quantidade insuficiente de caixas pode causar muito estresse e confusão entre os felinos. Confira como apresentar um gato para outro em casa e facilitar essa amizade.

Caixa para gato: uma escolha importante

Independentemente do motivo, o fato é que a caixa para gatos é essencial para os bichanos. Por isso, escolher a melhor caixa de areia para gatos de acordo com o comportamento do seu pet é fundamental. Tamanho, estilo e posição vão definir como os gatos se comportam na hora de ir ao banheiro.

caixa para gatos

Na Petz, você encontra caixas para gato de diversos modelos, e será fácil encontrar o produto ideal para seu filho de quatro patas! Busque em nosso site ou procure a unidade mais próxima!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog