Bem-Estar

Cão idoso não dorme à noite, o que fazer?

Publicado em 14 de abril de 2021

Tempo de leitura: 4min

Uma queixa relativamente comum entre tutores de pets mais velhos é que seu cão idoso não dorme à noite. De acordo com a Dra. Ana Paula Sanches Barcelos, médica-veterinária da Petz, diversos fatores podem fazer com que cachorros nessa fase tenham mais dificuldade para dormir. 

cachorro idoso

Em todos os casos, é preciso buscar ajuda veterinária para entender melhor o que pode estar acontecendo a fim de restabelecer o bem-estar do pet. Confira o que fazer para cachorro dormir e como cuidar dele!

O que pode ser quando um cão mais velho não consegue dormir?

A frequência com que cães idosos não dormem à noite e apresentam dificuldade para dormir faz com que muitos encarem a situação como algo normal. Logo, deixam de investigar qual pode ser a origem do problema, o que é muito prejudicial para seu companheiro.

Nesse sentido, uma das explicações mais difundidas para um cachorro que não dorme à noite seria o fato de que ele dorme mais durante o dia. 

Porém, de acordo com a Dra. Ana Paula, embora seja verdade que o metabolismo de cães mais velhos é mais lento, os cochilos diurnos não justificam. Eles não podem explicar a falta de sono noturna.

Na verdade, conforme explica a veterinária, se um cão idoso não dorme à noite ele está mais propenso à insônia. Isso porque eles pode apresentar certos problemas de saúde, como:

  • Dores e desconforto;
  • Dificuldade para urinar ou defecar;
  • Perda da visão ou da audição;
  • Ansiedade;
  • Problemas neurológicos.

Portanto, ao observar que o cão idoso não dorme à noite com tanta facilidade, preste atenção para verificar se ele não apresenta outros sintomas. 

Entre os sinais de que há algo de errado com a saúde do cachorro estão: falta de apetite, apatia, redução ou aumento no volume da urina e/ou das fezes, vocalizações excessivas, perda da comunicação com o pet, entre outros. 

Ao notar mudanças na aparência ou nos hábitos do seu amigo, procure um veterinário.

cachorro dormindo

Cachorro com insônia: o que fazer?

O primeiro passo para entender o que pode estar por trás da insônia é identificar se o problema é recente. Ou então, pense se o pet sempre teve dificuldade para dormir e sempre foi um cachorro inquieto à noite

Em geral, a insônia recorrente desde a juventude do cachorro costuma estar ligada a fatores ambientais. No entanto, se ela surgiu de uma hora para outra, independentemente da idade do cãozinho, é fundamental levá-lo para um check-up no veterinário o quanto antes.

Após uma avaliação criteriosa, geralmente com a ajuda de exames específicos, o profissional chegará ao diagnóstico, orientando sobre o tratamento adequado. Pode ser necessário até mesmo um remédio para o cachorro idoso dormir à noite.

Mesmo não havendo cura para alguns problemas de saúde, como nos casos de algumas doenças cognitivas, é possível adotar medidas efetivas. Elas ajudam a retardar a evolução do quadro e a melhorar a qualidade de vida do cachorro. 

Confira dicas de como ajudar o cão a dormir melhor

Em qualquer fase da vida do cão, alguns hábitos adotados durante o dia contribuem para que ele tenha noites mais tranquilas. Abaixo, listamos algumas das principais formas de como fazer o cachorro dormir à noite toda:

  • Crie uma rotina para o cachorro: a previsibilidade no dia a dia, com horários preestabelecidos para acordar, comer, brincar, passear, etc é importante para reduzir a ansiedade canina. Ela também contribui para que o cão se acostume a dormir sempre no mesmo horário, de acordo com a rotina;
  • Proporcione um cotidiano com estímulos adequados: independentemente da idade do cachorro, é importante que ele tenha seus comportamentos naturais estimulados por passeios, brincadeiras com o tutor ou brinquedos interativos.  Isso evita que o pet acabe dormindo muito durante o dia, assim como problemas comportamentais ligados à ansiedade;
  • Escolha uma caminha adequada e um lugar tranquilo para ela: da mesma maneira que um colchão inapropriado dificulta nosso sono, uma cama pequena demais ou muito velha, cujo preenchimento já está gasto, favorece a insônia. Além disso, pode aumentar a predisposição do pet para problemas na coluna, por exemplo;
  • Leve o cachorro para um check-up ao menos uma vez por ano: as visitas regulares ao veterinário para uma consulta são fundamentais para ver como anda o estado de saúde do seu amigo e identificar qualquer alteração. No caso dos idosos, a recomendação é levá-los a cada seis meses. 

cachorro sem sono

Quando um cão idoso não dorme à noite isso pode ter várias causas. Continue acompanhando o blog da Petz para mais dicas de como cuidar da saúde do seu amigo de quatro patas!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog