Bem-Estar

Saiba como limpar a caixa de areia do gato com praticidade

Publicado em 19 de abril de 2022

Tempo de leitura: 4min

Adotou um gatinho e tem dúvidas sobre a limpeza da caixa de areia? Se você quer saber todas as dicas para tornar essa tarefa mais fácil e prática, está no lugar certo! Continue lendo para descobrir tudo sobre como limpar a caixa de areia do gato.

gato dormindo no colo de tutor.

Definitivamente, ser tutor de um bichano envolve a realização de diversas tarefas que não fazem parte do seu dia a dia de quem vive sem animais de estimação. Cuidar da caixa de areia para gato é uma delas.

Assim como a alimentação, a higiene é essencial para a saúde do gatinho. Por isso, é importante saber como limpar a caixa de areia do gato para evitar que a sujeira se acumule e cause algum tipo de doença. Afinal, o objetivo é providenciar o ambiente mais confortável possível.

Higiene dos gatos

Os gatos são famosos por serem muito higiênicos, não é mesmo? Tanto que não é preciso ensiná-los a fazer as necessidades na caixinha nem a enterrar as fezes, já que isso faz parte dos instintos felinos.

É muito importante saber como manter a caixa de areia do gato limpa, pois isso influencia diretamente o comportamento desse animal. Quando a caixa está muito suja, o bichano não se sente confortável e procura outros lugares, o que pode resultar em diversos problemas indesejados.

Como manter a limpeza em dia?

Você já sabe que a limpeza do banheiro para gato é essencial, mas como a manter tudo em ordem? Em primeiro lugar, tenha em mente que esse trabalho precisa ser feito diariamente. Já a quantidade de vezes diárias depende do número de gatos e caixas existentes na sua casa.

Para cumprir com essa responsabilidade sem esquecê-la ou gerar preocupações, é essencial criar uma rotina. Em outras palavras, determine um ou mais horários fixos para a limpeza, como todo dia pela manhã e antes de dormir, por exemplo.

pazinha pegando areia do tipo pellet.

Para definir como limpar fezes de gato no melhor horário para você, é preciso observar os momentos em que o bichano utiliza a caixa de areia. Dessa forma, é possível fazer uma limpeza mais eficiente, que não toma tanto do seu tempo e deixa os gatinhos satisfeitos.

Do que você precisa?

Para saber como limpar a caixa de areia do gato da maneira mais prática possível, é imprescindível utilizar os utensílios adequados. Eles fazem uma diferença enorme no dia a dia!

O item mais importante dessa lista é a pá sanitária, que separa a areia limpa dos dejetos. Ela é suficiente para as areias higiênicas que dão origem a blocos de xixi. Nesse caso, basta descartar os dejetos no lixo.

Se você utiliza o granulado de madeira, o xixi transforma os grãos em pó. Então, como limpar a caixa de areia do gato com esse produto? Com a ajuda de uma pá sem furos. Use a pá sanitária para peneirar os dejetos e a pá sem furos para coletar o pó que precisa ser descartado.

Tipos de areia: qual é mais higiênico?

Afinal, existe algum tipo de areia mais higiênico e prático no dia a dia? Quem deve responder a essa pergunta é o gato. Isso porque tudo depende da maneira como ele se adapta ao produto que você escolher.

Enquanto algumas areias higiênicas formam blocos de xixi, o granulado de madeira transforma o líquido em pó. Uns tipos neutralizam o odor mais que outros, mas a questão do cheiro pode ser diferente entre quem mora em casa e quem vive em apartamento.

Além disso, existem bichanos que apresentam alergia a alguns tipos de areia e só podem usar a sílica, por exemplo. Ou seja, o que influencia a praticidade da limpeza é se o gatinho gosta ou não de utilizar o produto disponível para ele.

Portanto, observe bem o comportamento do animalzinho antes de tirar as suas conclusões. Aliás, caso você queira fazer uma mudança, saiba como trocar areia de gato: adicione o novo tipo aos poucos, misturando com a areia antiga e analisando a reação do bichano.

Precisa lavar a caixa?

Além de manter a limpeza do cocô e do xixi do gatinho em dia, não se esqueça de lavar a caixa de areia. Assim como precisamos limpar os nossos banheiros, com os felinos, não é diferente.

O primeiro passo é esvaziar a caixa. Então, lave-a com água e sabão neutro. Evite utilizar sabonetes perfumados para não irritar o olfato sensível do gatinho. Faça isso uma vez por semana para prevenir a proliferação de bactérias.

gato utilizando a caixa de areia.
Assim, você garante ainda mais saúde para o bichano. Viu como limpar a caixa de areia do gato pode ser fácil? Para aumentar a praticidade, encontre todos os utensílios necessários no site da Petz e receba-os em casa.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog