Bem-Estar

Sabe como tirar mau hálito de cachorro? Aprenda aqui!

Publicado em 13 de junho de 2022

Tempo de leitura: 5min

O mau hálito em cão, ou halitose, geralmente, é causado pela falta de escovação diária. Por isso, hoje, vamos dar algumas dicas de como tirar mau hálito de cachorro. Acompanhe!

Um dos problemas mais comuns no mundo animal é o cachorro com mau hálito. Muitos tutores acham que o forte odor faz parte da natureza ou da idade e não dão tanta atenção para esse problema, mas não é bem assim!

cachorro de pelo marrom com a boca aberta

O mau hálito pode ser um indício de que a saúde do pet não vai bem. Por isso, caso você identifique o hálito ruim no peludo, é importante consultar um médico-veterinário para saber o que está causando isso nele.

Há casos em que o mau hálito aparece apenas devido à falta de higienização bucal. Em outras, ele ocorre devido a algumas enfermidades. Para saber como tirar mau hálito de cachorro, siga algumas das melhores dicas separadas especialmente pela Petz.

O que causa mau hálito

Antes de saber como tirar bafo de cachorro, é preciso entender o que causa o problema. Assim, fica mais fácil descobrir o que possivelmente está ocorrendo com o pet.

Como dito acima, a causa mais comum do mau hálito em cão é a falta de higiene bucal. Ele precisa realizar a escovação dos dentes diariamente, assim como o tutor.

Ao longo do dia, o cão acumula substâncias e resíduos de comida na boca. Sabe aquela camada viscosa e esbranquiçada que fica perto da gengiva quando você não escova os dentes? Ela se chama película adquirida.

Ao não escovar os dentes, essa camada atrai as bactérias da boca, que logo começam a se reproduzir ali, formando a famosa placa bacteriana. Com apenas 12 horas sem escovação, essas bactérias já lesionam o esmalte dos dentes.

Com o passar do tempo, ocorre uma reação com o cálcio oriundo da dieta, que “cola” e endurece sobre o dente, formando o tártaro ou o cálculo dentário, aquela mancha amarelada nos dentes.

Placas em cima de placas se formam até o tártaro ficar tão duro quanto uma pedra. Nesse estágio da doença periodontal, a escovação já não consegue removê-lo. Então, como tirar mau hálito de cachorro? Nesse caso, só a raspagem pelo veterinário é efetiva.

Com isso, o mau hálito em cachorro já está bem forte, e os dentes, sujos. A gengivite está presente, e microssangramentos ocorrem, além de outras infecções bacterianas, piorando o bafinho do cão. 

Doenças no estômago do cão também podem causar a halitose. Inflamações ou infecções no órgão também se manifestam com mau odor quando o animal expira e ofega.

Quando não tratada, a diabetes pode levar a um quadro de cetoacidose, percebido pelo tutor pelo mau cheiro que causa na boca do animal, também pelo ar expirado.

Quando o cão tem uma doença renal avançada, há acúmulo de amônia no organismo. Então, ocorre o hálito urêmico, que recebe esse nome por lembrar o cheiro do xixi do cão.

Tumores na cavidade oral também são responsáveis por causar mau hálito no cão. Esses tumores são muito infeccionados e sangram com bastante frequência, deixando o animal com cheiro ferruginoso na boca.

tutor preparado para escovar os dentes de seu yorkshire

Como saber se o cão está com mau hálito?

Em teoria, basta cheirar o peludo. Porém, problemas de saúde em regiões próximas à boca também podem exalar odores, facilmente confundidos com o mau hálito. Por isso, para saber se o cão está ou não sofrendo com mau hálito, o ideal é procurar um veterinário.

Como acabar com o mau hálito?

Depois de entender o que causa o cheiro ruim na boca do cão, é importante saber como melhorar o hálito de cachorro. Para isso, a seguir, separamos dicas muito práticas e eficazes para acabar de vez com o mau hálito do pet.

A primeira e mais importante dica é a higienização. Como tirar mau hálito de cachorro sem a escovação diária? Lembre-se de que a escovação impede a formação da placa bacteriana e, consequentemente, do cálculo dentário.

Não use os produtos de uso humano para higiene da saúde bucal do pet. Além de ter flúor na composição, que não pode ser engolido, esses itens possuem menta ou álcool, e o cão simplesmente odeia essas substâncias.

Oferecer petiscos e brinquedos especiais também ajuda na saúde dos dentes, já que eles são criados para limpar os dentes, fortalecer as gengivas, prevenir o acúmulo de tártaro e distrair o animal.

O spray bucal para cachorro e o enxaguante bucal são ótimos para manter a boca do cão sempre cheirosa e longe de bactérias. Alguns são colocados na água sem o cachorro perceber que está sendo cuidado!

Faça consultas periódicas com o médico-veterinário de confiança, entre 6 e 12 meses. Assim, ele analisa como anda a saúde bucal do pet e, caso seja necessário, indica outro método para tratar o problema, mantendo-o longe de doenças mais graves.

cachorro com a boca aberta

Gostou das nossas dicas de como tirar mau hálito de cachorro? Então, não deixe de nos acompanhar. Os produtos para ajudar a manter a saúde bucal do peludo, você só encontra na Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

3 comentários em "Sabe como tirar mau hálito de cachorro? Aprenda aqui!"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog