Como tirar pulga de cachorro filhote?

Postado por PETZ, em 14/10/2021

Bem-Estar
Como tirar pulga de cachorro filhote?

Habitualmente, os tratamentos contra pulgas e carrapatos mais falados são voltados para cachorros jovens e adultos. Porém, infelizmente, esses parasitas não escolhem idade para se hospedarem. Por isso, hoje ensinaremos como tirar pulga de cachorro filhote

filhote brincando

Se você tem um filhotinho em casa que está com pulgas, fique conosco para aprender como se livrar desse problema da maneira menos prejudicial e eficaz possível. Afinal, sabemos que administrar produtos como o antipulga no filhote requer mais cuidados. Vamos lá?

Qual a importância do controle parasitário?

Antes de aprendermos a tratar os filhotes, é necessário entender o que a infestação de pulgas pode causar ao cachorro se não for combatida corretamente. Se pensarmos nos cães muito novinhos, cujos anticorpos ainda estão se consolidando, a atenção precisa ser redobrada.

A primeira coisa a saber é que a pulga se alimenta do sangue do cachorro. O ato de sugar o sangue provoca muita coceira. Em casos em que o animal está suscetível a alergias de pele, a coçadura intensa pode provocar irritações, feridas e até infecções cutâneas.

Falando especificamente dos filhotinhos, o principal problema que a infestação de pulgas pode causar é a anemia associada à perda de sangue. Por isso, não encare o controle parasitário como algo que pode ser adiado. É urgente e vale o bem-estar do seu bichinho de estimação.

Como tratar infestação de pulgas em filhotes

O primeiro passo de como tirar pulga de cachorro filhote é levar o cãozinho ao veterinário para avaliar a sua saúde e receber as primeiras orientações para o tratamento. O profissional vai indicar o medicamento e a dosagem ideais para a idade do seu pet, evitando a superdosagem do produto.

Porém, não basta apenas aplicar o remédio para pulga no pet, é também necessário fazer a higienização do ambiente. Assim, são exterminados os ovos, larvas, pupas e as pulgas adultas. A pulga é um problema ambiental que atinge os animais, e não o contrário, e tratar o ambiente é arrancar o mal pela raiz. 

Durante a consulta, o veterinário vai informar a solução de inseticida e sprays específicos para o ambiente. Sem falar que ele será a pessoa certa para sugerir produtos que não vão ser prejudiciais para os animais. Então, não deixe de procurar ajuda profissional.

filhote de cachorro

Remédios caseiros podem dar certo?

Existem muitas receitas que ensinam como tirar pulga de cachorro filhote. Algumas são muito tentadoras, pois utilizam produtos que estão ao nosso alcance, em nossas casas. Porém, ser um tutor responsável é não optar pelo mais prático, e sim pelo mais seguro e eficaz quando o assunto é a saúde do bichinho.

Por isso, um método que explica como tirar pulga de cachorro filhote caseiro como a utilização de vinagre, por exemplo, não deve ser cogitado, ok? Sem falar que não será eficaz, já que a substância não é capaz de matar as pulgas nem os ovos.

Além disso,  o vinagre, por ser muito ácido, pode causar úlceras e vômitos caso o cão ingira um grande volume do produto. Como sabemos que a sua intenção é eliminar as pulgas do seu amigo de quatro patas, e não fazer mal a ele, opte pelas orientações comprovadas e testadas pela ciência.

Como eliminar pulgas em cães recém-nascidos?

Quer saber como tirar pulga de cachorro filhote recém-nascido? Esteja certo de que a contaminação se deu pela mãe. Será necessário tratar a cachorra com um medicamento específico para lactantes, e o pequeno, ou os pequenos, com antipulga adequado para o tempo de vida deles. Converse com o veterinário sobre isso.

E não se esqueça: a quantidade maior de pulgas está no ambiente, não nos animais. Por isso, o tratamento do local onde eles convivem continua sendo a melhor maneira de eliminar de uma vez por todas os parasitas.

Tratando a mãe e os filhotes e deixando o ambiente livre da infestação, você poderá comemorar. A guerra contra as pulgas e carrapatos pode ser difícil, mas não impossível de ser vencida. Basta colocar em prática todas as orientações do veterinário e tudo ficará bem.

Por fim, os tutores de cachorros recém-nascidos também precisam vermifugá-los e vaciná-los para que os pets tenham uma vida plena e saudável. Sem falar no compromisso de  proporcionar alimentação adequada, carinho e atenção.

filhote brincando
Isso mostra que saber como tirar pulga de cachorro filhote não deve ser a única preocupação. Pense que é um bebezinho, que está iniciando a vida e precisa de todos os cuidados que garantam o seu bem-estar. Na loja da Petz, você encontra tudo que é necessário para os filhotes crescerem saudáveis. Aguardamos você!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *