Feromônios para gatos: o que são e como utilizar

Postado por PETZ, em 14/12/2020

Bem-Estar
Feromônios para gatos: o que são e como utilizar

Os feromônios para gatos podem ser grandes aliados na vida de um tutor de bichano. Esses compostos poderosos mandam sinais para os bigodudos e auxiliam em tarefas como impedir o xixi no lugar errado, agressividade ou outros problemas comportamentais. 

gatinho na escada olhando para árvore

Porém, apesar de ferramentas poderosas, é necessário conhecer seu funcionamento para uma ação mais efetiva. Se você está interessado em saber mais sobre o feromônio felino, continue lendo! Criamos um guia com tudo sobre o assunto. 

O que são feromônios?

Os felinos possuem muitas formas de se comunicar. Algumas são fáceis de reconhecer, como miados, vocalizações e posições corporais. Entretanto, há uma maneira mais sutil que pode escapar às nossas percepções. 

São os feromônios, um composto químico que transmite mensagens entre os bichanos. Essas substâncias são enviadas por meio de secreções, como a urina e a saliva. Esse tipo de comunicação está presente em diversas espécies. 

Como os feromônios podem transmitir diversas mensagens, podemos utilizar substâncias semelhantes para influenciar o comportamento dos pets! Para isso, basta adquirir o feromônio apaziguador de gatos, encontrado em lojas especializadas, como a Petz!

Tipos de feromônios

Através dos feromônios, os gatos podem transmitir diferentes mensagens. Em alguns casos, o bichano marca objetos e locais com os quais têm familiaridade, para se localizar mais facilmente no futuro. 

Em outros, o pet pode mandar uma mensagem para possíveis parceiros sexuais de que está pronto para procriação. Na natureza, os feromônios podem ser divididos em três categorias, de acordo com o local do qual são secretados.

Feromônios da cabeça 

Se você já pegou seu pet esfregando a cabeça em você, saiba que esse é mais do que um sinal de carinho! Essa região dos bichanos pode emitir até cinco tipos diferentes de feromônios com diversas funções. 

Uma das mais comuns é a marcação de território. Além de mostrar para outros pets que aquele espaço está tomado, ao esfregar a cabeça o peludo também registra aquele local como um espaço seguro. 

Por isso, se seu bichano estiver roçando em você, leve isso como um elogio! De  acordo com pesquisas, o pet também pode liberar feromônios sexuais pela cabeça, especialmente durante o cio. 

Feromônios de unhas 

Caso se pergunte por que os gatos gostam tanto de arranhar as coisas, agora sabe a resposta. O ato de arranhar libera feromônios e, por isso, é uma prática essencial para os bichanos. Essa também é uma forma de marcação de território. 

Feromônios na urina

Essa é uma das formas mais desagradáveis dos feromônios de gatos. Através da urina, os bichanos também podem marcar seu território, afastando outros pets do local demarcado. 

O xixi, entretanto, é diferente de uma ida tradicional ao banheiro. Geralmente, sai em forma de esguichos e na horizontal, além de possuir um odor mais forte que a urina diária. 

Os tipos de feromônios descritos acima são eliminados de forma natural pelos bichanos, como uma forma de comunicação. Entretanto, é possível se utilizar desse princípio para dar recados para nossos pets. São os famosos feromônios para gatos! Continue lendo e aprenda a utilizá-los.

Como funcionam os feromônios para gatos

A melhor forma de se comunicar com seu pet é utilizando a mesma linguagem que ele. Nesse sentido, os feromônios para gatos são uma excelente ferramenta. Conforme explica o Dr. Bruno Saito, esses produtos são desenvolvidos por especialistas e visam facilitar a comunicação com os bichanos.

“Eles mimetizam os feromônios naturais que os gatos soltam quando estão à vontade”, explica. “Assim, estimulam a sensação de segurança”. Como a maior parte dos problemas comportamentais dos bichanos está associada ao estresse e ansiedade, os feromônios são utilizados em boa parte dos casos! 

No entanto, vale ressaltar que consultar um médico-veterinário é sempre recomendado. O especialista poderá acompanhar o desenvolvimento do amigo de quatro patas.

gato deitado no sofá

Quando usar os feromônios para gatos

Como vimos, os gatos utilizam os feromônios em diversas situações. Seja para expressar segurança, atrair outros felinos ou mesmo marcar território, os odores sempre entram em ação! Mas como podemos utilizar os feromônios sintéticos para gatos no dia a dia? Segundo especialistas, as ocasiões mais indicadas são: 

  • Comportamento agressivo: a agressividade, muitas vezes, está associada à insegurança. Com os feromônios, o pet se sentirá mais seguro e, consequentemente, ficará mais calmo; 
  • Xixi fora do lugar: o xixi também é uma forma de marcação de território. Utilizando o feromônio, o pet irá pensar que já marcou aquele espaço, e evitará fazer xixi novamente, 
  • Situações estressantes: mudanças, novos membros na família ou a chegada de um novo pet podem incomodar um bichano. Os feromônios podem auxiliar o pet nesse momento, deixando-o mais calmo e seguro. 

Além dos quadros citados acima, outras situações podem usufruir dos benefícios dos feromônios para acalmar gatos. Se estiver na dúvida sobre como e quando utilizar, pergunte para seu veterinário! 

Qual opção utilizar? 

No mercado pet, encontramos vários produtos que podem agir como um disciplinador de gatos, auxiliando os problemas comportamentais dos bichanos. Entretanto, os feromônios artificiais para gatos são um pouco mais específicos e difíceis de se achar. 

Hoje, o mais recomendado por especialistas é o Feliway Gatos. Um estudo publicado por uma revista americana mostrou que 96% dos pets que passaram por um tratamento com Feliway Gatos mostraram uma melhora em seu comportamento. 

Em grande parte dos casos, os peludos pararam completamente com o desvio comportamental, seja ele a violência ou a urina fora da caixa. Além da versão clássica, é possível encontrar também o Feliway Friends, destinado a pets que vivem juntos e apresentam dificuldade de se relacionar. 

Assim, mesmo sendo um produto um pouco mais caro, o Feliway possui uma alta taxa de eficácia, sendo muito recomendado para quem busca melhorar a convivência com seu filho de quatro patas. 

Outras opções para lidar com problemas comportamentais

O spray de feromônios para gatos, apesar de muito eficientes, são recomendados apenas para algumas situações. É importante lembrar que eles atuam como um tipo de comunicação, e não um repelente ou um atrativo para gatos. Se você estiver pesquisando formas de lidar com problemas comportamentais dos bichanos, a lista abaixo pode ajudar! 

  • Catnip: a famosa erva do gato, ou catnip, é uma planta que tem um efeito poderoso nos felinos. De acordo com especialistas, seu odor pode agir de formas variadas no bichano, causando relaxamento, tranquilidade e até mesmo euforia. Assim, mesmo que não atue da mesma maneira, é uma excelente opção para quem busca feromônios naturais para gatos. O uso da catnip, entretanto, é mais recomendado para situações temporárias, como viagens ou adaptações temporárias;
  • Homeopatia: a homeopatia é um ramo da medicina controverso. Enquanto alguns especialistas duvidam de sua eficácia, outros vêem benefícios em sua utilização. Porém, todos concordam que a homeopatia não possui contraindicações. Assim, utilizá-la pode ser uma boa ideia. Em lojas como a Petz você encontra produtos homeopáticos para auxiliar no comportamento agressivo, uso da caixa de areia, entre outras finalidades, 
  • Óleos essenciais: não é só a catnip que possui efeito terapêutico nos bichanos. Alguns óleos essenciais também podem atuar como calmantes para gatos. Entretanto, é importante utilizar somente produtos certificados, produzidos especialmente para pets. O uso de substâncias não certificadas pode causar intoxicação e prejudicar a saúde dos peludos. 

gato cinza e branco em árvore

Lembre-se que os feromônios para gatos, assim como qualquer outro tratamento, devem ser utilizados com o acompanhamento de um veterinário. E para outros conteúdos sobre curiosidades, dicas de saúde e bem estar, não deixe de conferir o blog da Petz!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#

Próximo evento