Bem-Estar

Anemia em gatos: conheça o problema e saiba como preveni-lo!

Publicado em 06 de julho de 2019

Tempo de leitura: 5min

A anemia é uma condição, causada por falta de hemoglobina no sangue e pode atingir pessoas de todas as idades! Inclusive bichinhos de estimação. Aliás, você sabia que também existe a anemia em gatos?

anemia em gatos pet

Pois, na verdade, especialista afirmam que a anemia felina é bastante comum! No entanto, a condição pode gerar complicações, e sempre precisa acompanhamento de um especialista.

Quer saber mais sobre anemia em gatos? Convidamos a média veterinária da Petz, Dra. Anna Carolina Massenzi, para tirar todas as suas dúvidas!

Para começar… O que é a anemia em gatos?

Você sabe o que é a anemia? Segundo a Dra. Anna Carolina, esta condição está relacionada a ausência de algumas células do sangue.

“A diminuição da quantidade de glóbulos vermelhos, ou hemoglobina, leva ao quadro de anemia em gatos.”, explica a veterinária. Como estas células são as responsáveis por transportar e distribuir o oxigênio em todo o corpo, sua falta pode gerar grandes problemas para o bichano.

No entanto, é necessário destacar que a anemia é um quadro de saúde, e não necessariamente uma doença de gato.

Ela pode ter diferentes origens: desde uma simples perda de sangue até doenças graves. Ou seja: a anemia é uma consequência de um problema maior.  Por isso, sempre é recomendado procurar um veterinário para verificar a origem e tratamento.

Quais as causas da anemia em gatos?

Estabelecer uma causa para a anemia em gatos é um dos principais desafios. Isso porque diferentes problemas podem causar a diminuição dos glóbulos vermelhos. “Existem muitos motivos que podem levar um pet a um quadro de anemia.”, explica a Dra. Anna Carolina. Entre as causas mais comuns, a veterinária cita:

  • Aids felina, ou FIV, uma doença muito comum entre os gatos;
  • Leucemia viral felina, ou FELV, um problema de saúde também relativamente comum nos bichanos;
  • Micoplasmose, doença causada por um parasita transmitido por pulgas;
  • Tumores variados;
  • Verminoses intensas.

Como reforça a veterinária, a anemia em gatos pode ter sua origem em problemas simples, como vermes, ou enfermidades mais complexas, como tumores.

Por isso, se perceber que seu filho de quatro patas está com anemia, este é um sinal de alerta! Procure um veterinário, que poderá identificar os sintomas da anemia, a causa e receitar o tratamento correto.

Saiba identificar a anemia em felinos

Como a anemia em gatos, geralmente, está associada a outras doenças, o pet pode apresentar diferentes sintomas.  Porém, conforme informa a Dra. Anna Carolina, a deficiência nos glóbulos vermelhos também apresenta características específicas. Como o problema a compromete a distribuição de oxigênio no corpo, os gatos ficam fracos e apáticos.

anemia em gatos

Assim, os principais sintomas da anemia felina são:

  • Letargia;
  • Desânimo;
  • Perda de apetite;
  • Perda de peso.

Outra dica para saber se seu filho de quatro patas está com anemia é observar seus dentes. As gengivas do pet com anemia ficam esbranquiçadas. Se perceber essa característica em seu amigo peludo, é hora de procurar um veterinário.

Depois do diagnóstico, inicie o tratamento

Ao levar um gato com febre e suspeita de anemia para o veterinário, ele precisará realizar uma série de exames. “O principal teste para identificar anemia em gatos é um exame de sangue.”, explica a Dra. Anna Carolina.

O especialista irá realizar uma contagem de glóbulos vermelhos e identificar se eles estão abaixo do normal. A partir deste resultado, é possível diagnosticar o problema.

O tratamento pode variar de acordo com o grau da doença e a origem da condição. “Em alguns casos, a administração de vitaminas é o suficiente para melhorar o quadro.”, explica a Dra. Anna Carolina.

Mas nem todos os problemas se resolvem com o uso de vitamina para anemia em gatos. “Em outros casos, é necessário até mesmo transfusão de sangue.”, complementa.

À veterinária também ressalta que “no entanto, o mais importante é tratar a causa da anemia”. Assim, muitas vezes o tratamento pode envolver remédios e outros procedimentos, que irão cuidar da origem da deficiência nos glóbulos vermelhos.

Como prevenir a anemia nos bichanos?

Evitar a anemia em gatos pode ser um pouco complicado, conforme explica a Dra. Anna Carolina: “Não existe uma maneira específica de prevenir a anemia, já que ela pode ter inúmeras causas.”

Porém, manter uma rotina saudável é a melhor maneira de ficar longe de problemas. “Uma alimentação adequada, prevenção de pulgas e parasitas, vermifugação regular e a prática de exercícios irão manter uma boa imunidade.”, complementa a veterinária.

anemia em gatos felinos

Com isso, o gato estará prevenido de anemia e outros problemas de saúde!  Precisa levar seu filho de quatro patas em um veterinário? Na Petz você encontra profissionais responsáveis, que poderão auxiliar você e seu amigo. Venha nos fazer uma visita!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog